O que é Sedimentoscopia urina?

Perguntado por: Denis Pedro Soares Neves Esteves  |  Última atualização: 2. November 2024
Pontuação: 4.3/5 (44 avaliações)

A sedimentoscopia é uma das etapas do exame de urina, realizada após a centrifugação do material biológico. Essa etapa permite avaliar diversos elementos encontrados na amostra de urina, através da observação microscópica.

O que é Sedimentoscopia no exame de urina?

A análise do sedimento urinário mostra a distinção na interpretação de doenças renais, sendo um recurso favorável para analisar a aparência morfológica dos componentes contidos na amostra de urina, podendo ser encontradas hemácias, leucócitos, cristais, bactérias, leveduras e cilindros.

O que é preocupante no exame de urina?

Alterações na cor. A cor saudável da urina é o amarelo claro. Quando esse tom está mais escuro pode ser indicativo de desidratação. Por outro lado, se a cor é mais esbranquiçada, a causa pode estar relacionada a uma grave infecção urinária ou uma fístula linfática.

Como saber se o resultado do exame de urina está normal?

Os valores de referência do exame de urina tipo 1 devem ser:
  1. pH: 5,5 e 7,5;
  2. Densidade: de 1,005 a 1,030.
  3. Características: Ausência de glicose, proteínas, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, sangue e nitrito, alguns (poucos) leucócitos e raras células epiteliais.

O que significa ++ na urina?

Por exemplo glicose na urina: se não tem o + quer dizer que não tem glicose na urina, se tem + quer dizer que tem pouca glicose, se tem ++ quer dizer que tem uma quantidade moderada e se tem +++ quer dizer que tem uma quantidade grande de glicose na urina.

O que significa presença de cilindro na urina? | Sedimentoscopia | Exame de urina tipo 1 | EAS

35 questões relacionadas encontradas

Qual o resultado normal do exame Sedimentoscopia?

O sedimento urinário deve ser reportado qualitativamente (tipos de células, cilindros, cristais, organismos) e quantitativamente (número de cilindros por campo de pequeno aumento e/ou células por campo de grande aumento). Pelo menos de 10 até 20 campos microscópicos devem ser observados e uma faixa média reportada.

Qual o valor é considerado infecção urinária?

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Como ler exame de urina com infecção urinária?

Exame físico do sumário de urina
  1. Urina vermelha/amarelo muito escuro: presença de pigmentos como a hemoglobina, mioglobina;
  2. Alaranjada: pode indicar presença de bilirrubina;
  3. Esverdeada: pode estar associada à infecção por bactéria;
  4. Preta: pode estar associada à rabdomiólise ou porfiria aguda intermitente.

Qual o valor normal de leucócitos no exame de urina?

Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro. Dessa forma, podem representar apenas variação individual.

Quando leucócitos na urina é grave?

Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia.

Quando o exame de urina é grave?

Diabetes e hipertensão arterial são condições sistêmicas em que o exame de urina pode indicar maior grau de severidade. Não há dúvidas de que essa dupla é mortal, e o número de mortes no mundo só aumenta: 50 milhões por ano. Na diabetes descompensada a glicose é detectada na urina.

Qual alteração no exame de urina detecta infecção?

Infecções do trato urinário: O exame de urina pode identificar a presença de bactérias, leucócitos (células de defesa) e nitritos na urina, que são indicativos de infecções do trato urinário, como cistite (infecção da bexiga) ou pielonefrite (infecção dos rins).

O que não pode dar alterado no exame de urina?

A recomendação é evitar o uso de alguns medicamentos e de contraste oral. É ideal não fazer sexo durante as 24 horas antes da coleta da urina nem exercícios físicos. Outra orientação é evitar realizar o exame se a pessoa estiver menstruada.

Qual a importância da Sedimentoscopia?

Já a sedimentoscopia possui a finalidade de identificar e, ocasionalmente, quantificar vários componentes figurados, como: leucócitos, hemácias, células epiteliais, bactérias, cilindros, cristais e fungos.

Quais doenças descobre pelo exame de urina?

Quais doenças podem ser detectadas no exame de urina? São detectadas doenças do próprio aparelho urinário, como infecções e insuficiência renal. Também é possível identificar doenças sistêmicas: Diabetes, Hipertensão Arterial, lúpus eritematoso sistêmico e entre outras.

O que significa leucócitos e hemácias na urina?

A presença de hemácias altas na urina normalmente é sinal de problemas nos rins, infecção urinária ou alterações na próstata. No entanto também pode ser consequência de atividade física muito intensa ou devido ao período menstrual. Dessa forma, a presença de hemácias na urina deve ser sempre avaliada por um médico.

Qual a quantidade de leucócitos que indica infecção?

Em casos de artrite infecciosa e pneumonias por estafilococcus, a contagem de leucócitos pode ultrapassar 30.000/mm3 e atingir até 100.000/mm3 leucócitos.

Que nível de leucócitos é preocupante?

Quando os níveis de leucócitos estão altos, com valores acima de 11.500 por milímetro cubico de sangue, é um quadro denominado de leucocitose. As causas desse aumento variam conforme as características da leucocitose e o tipo de leucócito que está alto.

O que significa leucócitos 2 por campo?

Semelhante ao hemograma, leucócitos na urina são indicativos de infecção, inflamação ou, nesse caso, contaminação da amostra. Podem ser encontradas fisiologicamente até 2 a 5 unidades por campo e acima disso irão caracterizar leucocitúria ou piúria.

Qual exame de urina detecta problema nos rins?

A Urina tipo 1 é um exame de fácil coleta e fornece informações valiosas sobre a saúde dos rins e do corpo também. Idealmente deve ser coletada durante a primeira urina da manhã, desprezando-se o primeiro jato, mas pode também ser coletada em outros horários.

Como saber se estou com infecção urinária pelo hemograma?

O hemograma pode estar normal no caso de infecção urinária baixa não complicada ou demonstrar leucocitose quando há acometimento pielocalicial ou complicações (pionefrose, abcessos renais e perirrenais). Entretanto, em pacientes idosos ou imunossuprimidos, pode haver leucopenia.

O que são células epiteliais no exame de urina?

As células epiteliais escamosas são achados comuns no sedimento urinário, sobretudo em mulheres em algumas etapas do ciclo menstrual(16) e não possuem relevância diagnóstica, mas em grandes quantidades podem dificultar a identificação de outras estruturas relevantes.

Como ter certeza que estou com infecção urinária?

O médico pode solicitar um exame chamado de urocultura, que analisa uma amostra de urina e verifica se há a presença de bactérias. Além de diagnosticar a condição, o exame também identifica qual é a bactéria causadora do problema de saúde, ajudando a indicar qual é o melhor tratamento a ser feito.

Como saber se estou com cistite ou infecção urinária?

Os sintomas da cistite são mais específicos para a bexiga, como dor ou ardência ao urinar, aumento da frequência urinária, urgência para urinar e dor na região inferior do abdômen. Já os sintomas da infecção urinária podem variar dependendo da área afetada, podendo incluir dor nas costas, náuseas, febre e calafrios.

É grave infecção de urina?

Trata-se de uma doença mais comum e de maior incidência entre crianças e pessoas do sexo feminino, e pode afetar a bexiga (cistite), a uretra (uretrite) ou os rins (pielonefrite), que é considerado o mais grave.

Artigo anterior
Como funciona o robô no marketing digital?
Artigo seguinte
Porque beber água diminui a retenção de líquido?