Quais são palavras parônimas?

Perguntado por: Sofia Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural. Vamos ver agora alguns exemplos de parônimas.

O que é paronímia e exemplos?

A paronímia é a relação de estruturas semelhantes (na grafia e/ou no som) e significados diferentes e não relacionados entre si. A sinonímia é a relação de significado semelhante entre duas palavras, ou seja, a sinonímia é a característica de palavras sinônimas. Um parônimo de laço é maço.

O que são palavras homônimas?

Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

O que é polissemia e dê exemplos?

Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Palavras PARÔNIMAS

22 questões relacionadas encontradas

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Quais as palavras polissemia?

A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
  • estetoscópio (instrumento médico);
  • eneágono (polígono com nove ângulos);
  • vulcanologista (especialista em vulcanologia).

O que são palavras polissemia?

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Quais os tipos de polissemia?

Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma forma.
  • 10 exemplos de palavras polissêmicas. ...
  • 1 – Banco. ...
  • 2 – Letra. ...
  • 3 – Vela. ...
  • 4 – Gato. ...
  • 5 – Cabeça. ...
  • 6 – Dama. ...
  • 7 – Cabo.

Artigo anterior
Quais são as formações vegetais nativas do Brasil?
Artigo seguinte
Quem paga as custas do processo?