Quando usar SPDA?
Perguntado por: Bruno Carneiro Nogueira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)
Quando utilizamos SPDA? A norma regulamentadora NR10 estabelece que todo estabelecimento que tenha potência instalada superior a 75KW, deve possuir e manter o prontuário das instalações elétricas (PIE), dentro desta documentação deve conter o relatório de inspeção do sistema SPDA e os aterramentos elétricos.
Quando é exigido SPDA?
O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW.
Quando é necessário executar medidas de proteção contra descargas atmosféricas?
Danos a uma estrutura (ou a seu conteúdo) devido aos efeitos mecânicos, térmicos, químicos ou explosivos da descarga atmosférica”. Ferimentos, incluindo perda da vida, em pessoas ou animais, devido a tensões de toque e de passo causadas pelas descargas atmosféricas”.
Qual é o valor típico de risco tolerável indicado pela NBR 5.419 para perda de vida humana ou ferimentos permanentes?
Uma vez calculados estes riscos, os valores são comparados aos valores típicos toleráveis indicados na norma: perda de vida humana ou ferimentos permanentes = 10–5; perda de serviço ao público = 10–3 e perda de patrimônio cultural = 10–4.
Quais os três métodos de proteção contra descargas atmosféricas definidos pela NBR 5.419 3 2015?
5.1.1.2.2 No projeto dos captores, podem-se utilizar os seguintes métodos, conforme o caso: a) ângulo de proteção (método Franklin); e/ou b) esfera rolante ou fictícia (modelo eletrogeométrico); e/ou c) condutores em malha ou gaiola (método Faraday).
Como saber se uma Edificação precisa de SPDA?
Onde é obrigatório ter Pára-raio?
O que é a Norma NBR 5419
Como São Paulo, onde a lei obriga que qualquer edifício com mais de um andar possua um para-raios.
Qual a área de proteção de um Para-raio?
Um para-raios comum ponta Franklin – quando posicionado a uma altura de 5 metros acima do ponto mais alto de um prédio – gera um raio de proteção de 8,3 metros. E este engloba apenas a edificação. Já o para-raios ionizante Indelec modelo Prevectron na mesma situação pode proteger um raio de 79 metros ao seu redor.
Quantos metros um raio pode atingir?
Grande parte dos raios ocorre nas descargas da nuvem para o solo ou vice-versa, e podem atingir comprimentos entre 6 e 10 km em média, mas os que ocorrem entre duas nuvens Cumulonimbus podem ser muito mais compridos. Em Oklahoma (EUA), em 2007, foi registrado um relâmpago com 321 km de comprimento.
Como montar um Para-raio na zona rural?
O para-raios deve ser instalado no ponto mais alto da propriedade e deve ser ligado à terra para que a corrente do raio seja levada para o chão e dissipada. É possível aproveitar postes de luz existentes no confinamento.
Qual melhor sistema de para-raios?
– Os Para-raios de Franklin é o mais utilizado por ter eficácia de 90%. O modelo é composto por uma haste metálica, onde se situam os captadores e um cabo de condução, sendo que este vai até o solo e a energia da descarga elétrica é dissipada por meio do aterramento.
Qual a NBR 5.419 mais atual?
A norma ABNT NBR 5419 foi atualizada no ano de 2015, trazendo um documento muito mais completo e atualizado em relação à sua edição passada, elaborada em 2005. Sendo assim, é fundamental que toda análise para a elaboração do SPDA seja baseada nesse documento.
Quais são os 3 subsistemas que compõem um SPDA?
SPDA externo:
Os sistemas externos não-isolados são compostos de 3 subsistemas: subsistema captor, subsistemas de descidas e subsistema de aterramento, sendo que o método de proteção mais utilizado atualmente é a Gaiola de Faraday.
Quais são os tipos de SPDA?
- SPDA moderno com Para-Raios Ionizante. ...
- SPDA pelo método de Gaiola de Faraday. ...
- SPDA pelo método da Ponta Franklin. ...
- SPDA pelo método das Esferas Rolantes.
Como calcular análise de risco SPDA?
- Auxilia a definir o Nível de Proteção adequado ao projeto.
- Desenha Quadro Resumo da Análise no projeto.
- Através de interface amigável o usuário poderá definir o Cenário de seus projetos.
- Calcula Área de Exposição Equivalente.
Como saber o nível de proteção do SPDA?
P=Ap x Ng x 0,000001 onde: Ng = densidade de raios na região e 0,000001 ajuste de unidades. Logo teremos a probabilidade de ocorrência de raios em uma determinada estrutura, ou seja, de quantos em quantos anos cairá um raio na estrutura. Com isto podemos calcular a obrigação de proteção ou não pela norma.
O que é análise de risco SPDA?
Análise do risco e definição do nível de proteção de um SPDA: O resultado da análise de risco dita se há a necessidade de instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, e em caso afirmativo qual o nível de proteção mínimo a adotar.
Quanto custa para regularizar o CPF na Receita Federal?
Pode tomar Desloratadina todos os dias?