O que é rota de fuga?

Perguntado por: Yara Patrícia Fernandes de Ramos  |  Última atualização: 10. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (31 avaliações)

A rota de fuga é o trajeto a ser seguido no caso de necessidade urgente de evacuação de um local em função de incêndio, desabamentos ou outros casos de emergência.

Como deve ser uma rota de fuga?

As placas de rota de fuga devem ser contínuas, sendo que cada mudança de direção, escada, saída, degraus, rampas, devem ter sinalização sem interrupções, de forma que quem ocupa a edificação consiga encontrar um local seguro da forma mais fácil possível.

O que se entende por rota de fuga?

As rotas de fuga são o meio pelo qual os ocupantes de edificações se deslocam durante um episódio emergencial, a fim de saírem do local atingido por fogo, calor ou fumaça com segurança, dos mais diversos pontos da propriedade, independente do ponto inicial de incêndio.

Para que serve placa de rota de fuga?

A sinalização de rota de fuga serve para indicar o trajeto completo até uma saída de emergência, que deve identificar todas as mudanças de direções como saídas, escadas, rampas e etc., devendo ser instalada a 1,8M medindo do piso acabado até a base da sinalização.

Qual NR fala de rota de fuga?

Atendimento à Norma Regulamentadora NR-23 – Proteção contra incêndio, item 23.8.5, da Portaria 3.214, de 08.06.1978, do Ministério do Trabalho e Emprego e NBR 14276 – Programa de brigada de incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

SOBRE TEREM ROTA DE FUGA URGENTE

32 questões relacionadas encontradas

O que é a NR 27?

27.1 O exercício da profissão do TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO depende de prévio registro no Ministério do Trabalho, efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho até que seja instalado o respectivo conselho profissional.

Qual NR trata de incêndio?

A NR-23 é uma norma regulamentadora que dispõe informações e orientações acerca da proteção e combate a incêndios. Apesar disso, a norma não traz necessariamente medidas de prevenção que possam impedir a causa de um incêndio.

Como fixar placas de sinalização?

Os métodos mais utilizados para fixar as placas de sinalização são com: fita dupla-face, cola de PVC, silicone, abraçadeira de nylon (enforca gato) ou parafuso. Caso exista a necessidade de instalar a placa de sinalização suspensa no teto, é possível solicitar que as placas já venham com ilhós instalados.

Onde colocar placa de saída de emergência?

A sinalização de portas de saída de emergência devem ser instaladas logo acima das portas, no máximo após 10 cm da verga. Entretanto, quando não for possível, deve ser colada diretamente na folha da porta na altura de 1,80 m.

Como proceder em um abandono de área?

Procedimento Básico para Abandono de Área
  1. Desligue os aparelhos elétricos que estiver usando, salvo determinação em contrário por razões de segurança;
  2. Mantenha-se calmo e dirija-se sem demora para as saídas de emergência;
  3. Nunca suba andares, a única opção segura é descer pelas escadas;
  4. Ande rápido sem correr;
  5. Não fume;

Quais são as partes que compõem a rota de fuga em caso de emergência?

Saída de emergência, rota de saída ou saída, conforme ABNT NBR 9077 é o caminho contínuo, devidamente protegido, proporcionado por portas, corredores, halls, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de um ...

Qual o procedimento você deve adotar em caso de simulado ou incêndio?

Em caso de simulado ou incêndio, adotar os seguintes procedimentos:
  1. Manter a calma;
  2. Caminhar em ordem sem atropelos;
  3. Não correr e não empurrar;
  4. Não gritar e não fazer algazarras;
  5. Não ficar na frente de pessoas em pânico, se não puder acalmá-las, evite-as.

Como proceder em um abandono de área Cite 5 etapas?

4. Elaboração da rota de fuga
  1. 4.1. Observe as normas técnicas adequadas. ...
  2. 4.2. Considere quais são as características e riscos do prédio. ...
  3. 4.3. Determine os procedimentos de todos os envolvidos. ...
  4. 4.4. Cuide da sinalização e das adaptações. ...
  5. 4.5. Comunique adequadamente o conteúdo. ...
  6. 4.6. Conte com ajuda especializada.

Como elaborar um plano de fuga?

Passo a passo para fazer um plano de emergência contra incêndio
  1. Busque uma empresa referenciada no mercado de segurança. ...
  2. Realize uma análise preliminar dos riscos de incêndio. ...
  3. Determine procedimentos básicos de emergência. ...
  4. Promova a divulgação do plano e treinamento de moradores e funcionários do condomínio.

Qual a altura das placas de sinalização de saída de emergência?

6.1.2 Sinalização de alerta A sinalização de alerta apropriada deve ser instalada em local visível e a uma altura de 1,8 m medida do piso acabado à base da sinalização, próxima ao risco isolado ou distribuída ao longo da área de risco generalizado, distanciadas entre si em, no máximo, 15 m.

Qual objetivo da sinalização de saída de emergência?

A sinalização de emergência tem como finalidade reduzir o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da ...

Quanto às saídas de emergência é recomendado?

Todas as saídas de emergência precisam ser devidamente sinalizadas, conforme padronização definida na ABNT NBR 13434 – Sinalização de segurança contra incêndio e pânico, no item que trata especificamente de sinalização de orientação e salvamento.

Onde colocar placas de trânsito?

Nas garagens as placas de limite de velocidade, proibição do trânsito de bicicletas e indicativas de entrada de pedestres evitam acidentes. Tem também a placa que indica horários de portaria e onde jogar seu lixo.

Qual a altura das placas de trânsito?

As placas devem ser implantadas com 1,2 m de altura, a contar da borda inferior da placa à superfície da pista de rolamento. Para as placas suspensas a altura livre mínima deve ser de 5,5 m.

O que trata a NR 23?

3. É preciso realizar treinamentos de incêndio. Outra diretriz muito positiva que a NR 23 traz é a inclusão de treinamentos de combate ao fogo que devem ser realizados periodicamente nas empresas.

Quem estabelece a norma NR23?

A NR 23 é uma norma regulamentadora, criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e está relacionada à proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. Esta norma estabelece que todas as pessoas envolvidas no local do incêndio devem ter meios que possibilitem sua evacuação de forma segura.

Onde se aplica NR 23?

A NR-23 trata dos temas relativos à proteção e combate à incêndios, ela deve ser observada por todas as empresas, em especial àquelas que são obrigadas a manter uma equipe de brigadistas e uma CIPA.

Onde se aplica a NR 27?

As disposições contidas nesta NR aplicam-se aos trabalhadores portuários em operações tanto a bordo como em terra, assim como aos demais trabalhadores que exerçam atividades nos portos organizados e instalações portuárias de uso privativo e retroportuárias, situadas dentro ou fora da área do porto organizado.

O que aconteceu com a NR 27?

Publicada pela portaria 3.214/78, a NR-27 chamava-se “registro de profissionais”. Sobre a revogação da NR-27, na realidade ela foi revogada em 1990, mas essa revogação causou alguns conflitos normativos relacionados ao registro e exercício da atividade do técnico de Segurança do Trabalho. ...

Artigo anterior
O que semola de trigo?
Artigo seguinte
Quais foram os principais objetivos para a formação do bloco da União Europeia?