Quais são os inimigos naturais que podem ser utilizados para controlar pragas na fase de ovos na cultura da soja?

Perguntado por: Inês Sara Miranda de Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)

Entre os predadores presentes na cultura da soja, podemos citar Podisus nigrispinus. O ciclo de vida desse percevejo apresenta a fase de ovo, cinco estádios ninfais, e a fase adulta.

Quais os inimigos naturais das pragas?

Os predadores são inimigos naturais que se alimentam de insetos e ácaros que são nocivos aos cultivos de hortaliças. Esse grupo inclui besouros, moscas, percevejos, tesourinhas, vespas, formigas, louva-a-deus, ácaros e aranhas.

Quais são os inimigos naturais?

Inimigo natural ou agente do controle biológico é qualquer organismo (vírus, fungos, bactérias, determinados insetos, aranhas, ácaros, etc) que exerça o controle sobre a população de insetos praga.

Qual o predador natural da lagarta?

Predadores: Joaninhas (Coleomegilla maculata, Hippodamia convergens, Cycloneda sanguinea, Eriopis connexa e Olla v-nigrum) - Alimentam-se de ovos e lagartas de primeiro ínstar de S.

Quais as possíveis vantagens do uso de inimigos naturais no controle de pragas agrícolas?

Entre as vantagens do controle biológico de pragas podemos citar que ele é mais barato que o controle químico (depois de implantado), é seletivo sobre a espécie considerada praga e seu efeito pode ser mais prolongado do que o controle químico, apresentando baixo impacto ambiental, além da resistência das pragas-alvo ...

Controle biológico de pragas na cultura da soja

19 questões relacionadas encontradas

Qual a importância dos inimigos naturais?

Os inimigos naturais atuam reduzindo a população de determinado inseto-praga e a mantém abaixo do nível de controle e/ou em uma posição geral de equilíbrio, onde o inseto-praga não causa danos. O primeiro passo para conservar os inimigos naturais de pragas agrícolas na lavoura é conhecê-los.

Quais as vantagens da utilização de vírus no controle biológico de pragas?

A diminuição da exposição dos produtos a produtos tóxicos; A ausência de resíduos em alimentos; A não toxidez para a saúde humana; E a não exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças.

Quais são os inimigos naturais da lagarta-do-cartucho?

Os inimigos naturais da Lagarta-do-cartucho na cultura do milho são vários, mas os que têm se destacado são as vespinhas: Telenomus remus e Trichogramma. A primeira é um parasita exclusivo de ovos, completando todo o seu ciclo biológico dentro do ovo do hospedeiro.

O que é bom para matar lagarta?

Inseticida natural para combater lagartas em alface e repolho
  1. 1) Calda Sulfocálcica. ...
  2. 2) Extrato de Alho (Allium sativum L.) ...
  3. 3) Fumo de rolo (Nicotiana tabacum) ...
  4. 4) Nim ou Neem (Azadirachta indica) ...
  5. 5) Óleo mineral e detergente neutro.

Qual é o predador natural da taturana?

Predadores naturais

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo descobriu que o principal predador da Lonomia obliqua é uma mosca da família Tachinidae, que deposita cinco ou seis ovos na taturana. Ao nascerem, as larvas parasitoides alimentam-se de seu corpo.

Por que o homem é o grande inimigo das plantas?

Esses nutrientes alimentam as plantas e começa tudo de novo. A ação do homem interfere e põe em risco essa harmonia, pois afeta o ciclo natural da vida. A produção de lixo, por exemplo, é tão grande que já se pensa em mandá-lo para fora da Terra, em naves espaciais.

Quem são os amigos da plantação?

Campo
  • Abelhas. Uma colmeia não é apenas importante para a produção de mel. ...
  • Joaninhas. A joaninha é uma das principais responsáveis pelo controle biológico de afídeos, os famosos pulgões, que se alimentam da seiva das plantas e causam estragos nas hortas. ...
  • Aranhas. ...
  • Minhocas. ...
  • Percevejos predadores. ...
  • Libélulas.

Qual é o predador natural do percevejo?

Predadores: Formigas e aranhas.

Quais são os tipos de pragas?

Entenda mais sobre as principais pragas agrícolas brasileiras a seguir:
  • Corós. Os corós são larvas de besouro que podem aparecer com mais frequência em plantações de milho, trigo e sorgo. ...
  • Lagarta-da-espiga do milho. ...
  • Caruru-palmeri. ...
  • Mosca-branca. ...
  • Larva-minadora. ...
  • Controle biológico. ...
  • Controle físico. ...
  • Resistência de plantas.

O que são insetos predadores?

Um grupo de insetos de importância para os sistemas agrícolas são aqueles capazes de se alimentar de diversos outros insetos ao longo do seu ciclo de vida, denominados predadores. Esses insetos procuram ativamente suas presas, perseguem, capturam e alimentam-se delas.

Quais são os predadores do pulgão?

São predadores de pulgões coleópteros, dípteros, neurópteros, heterópteros, himenópteros e aranhas. Existem mais de 5 mil espécies de coccinelídeos (insetos da família dos coleópteros) que são predadores de pulgões e são encontrados em quase todas as partes do mundo.

O que fazer para acabar com as lagartas nas plantas?

Para acabar com as lagartas, Carol Costa indica o uso do controle biológico, um pó que deve ser misturado à água. O controle biológico contém ovinhos de uma pequena vespa que, ao se desenvolver, mata as lagartas. O insumo pode ser encontrado em lojas de produtos para jardins.

Qual o melhor veneno para matar lagartas?

O Forth Mata Lagarta é um inseticida muito eficiente no combate a infestação de lagartas em plantas, hortas, jardins e pomares. Ele é composto por uma substância chamada deltametrina, que age através de contato e ingestão, eliminando as lagartas indesejadas, com tempo esperado de ação em 24 horas.

Qual veneno para matar lagarta do milho?

Biodefensivo é resultado de parceria entre a Embrapa e o grupo suíço Andermatt Biocontrol, com lançamento mundial. Novo produto obteve 100% de letalidade contra a lagarta-do-cartucho em experimentos e é inofensivo a outros insetos (inimigos naturais), plantas e seres humanos.

Como controlar lagarta do cartucho?

Métodos de controle da largarta-do-cartucho
  1. Milho transgênico com atividade inseticida: O milho Bt.
  2. Manejo Integrado de Pragas (MIP)
  3. Controle químico: inseticida para lagarta do cartucho.
  4. Controle biológico da largarta-do-cartucho: Inimigos Naturais.
  5. O uso de armadilhas de feromônio.
  6. Monitoramento em campo.

Qual a ordem da lagarta do cartucho?

A lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) pertence à ordem Lepidoptera, da família Noctuidae. O ciclo total da lagarta do cartucho varia de 24 dias a 45 dias, sendo dividido em fase adulta (mariposa, 10 dias a 12 dias), ovos (3 dias a 5 dias), lagartas neonatas (canibalizam-se até restar uma ou duas por planta).

O que a lagarta do cartucho faz no milho?

Sintomas e danos

Folhas raspadas e perfuradas, cartucho destruído e espigas danificadas. Observam-se excreções das lagartas nas plantas, reduzindo a área foliar das plantas. Favorece o ataque de patógenos. As lagartas perfuram a base da planta, causando o sintoma de "coração morto".

Quais os benefícios do controle biológico?

Entre os principais benefícios do controle biológico nas lavouras, está o controle das pragas com a redução do uso de inseticidas químicos, possibilitando eficiência de controle e manejo de resistência aos ingredientes ativos utilizados costumeiramente.

Quais as vantagens da utilização do controle biológico no combate de patógenos na agricultura?

Os principais benefícios do controle biológico, em comparação ao controle químico, que podemos destacar são:
  • Redução da exposição dos produtores rurais aos pesticidas.
  • Diminuição do risco de poluição ambiental.
  • Não afeta a qualidade do solo.
  • Evita pragas mais resistentes.
  • Evita alimentos contaminados.

Artigo anterior
Como excluir o registro de um programa?
Artigo seguinte
Como matar o fungo?