O que é retificar um motor?

Perguntado por: Andreia Sofia Borges  |  Última atualização: 16. Dezember 2021
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Retífica é o serviço realizado por oficinas especializadas, que desmontam o motor para a análise de cada componente e realizam a substituição dos itens, como bronzinas, anéis e pistões, e a usinagem de peças como virabrequim, bielas, bloco, volante, cabeçote, válvulas de admissão e escape, entre outros.

Quando vale a pena retificar o motor?

Se o valor da retificação custar um valor superior a 50% do preço do veículo, pode se dizer que não valerá a pena retificar. O gasto com a retificação será economicamente inviável, pois há outras possibilidades como a troca de motor. Já se custar menos que 50%, a retificação do motor é o mais recomendável.

Qual a vida útil de um motor retificado?

Quanto tempo dura um motor retificado? Pode durar anos a fio, dependendo é claro, da manutenção dada ao veículo. Um motor retificado pode ter uma durabilidade estendida por anos a fio, até maior do que a durabilidade antes da primeira retífica, em alguns casos.

Como saber se o motor precisa ser retificado?

Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor
  1. Alto consumo de óleo e combustível. ...
  2. Fumaça branca constante no escapamento. ...
  3. Baixo desempenho devido à alta quilometragem (>100.000) ...
  4. Presença de ruídos no motor.

Quanto custa para retificar o motor de uma moto?

Veja abaixo algumas simulações: Retífica de motor de Fan 125 por apenas R$ 280,00. Retífica de motor de Titan 150 por apenas R$ 300,00.

O que é a retífica de motor? | Mecânica Fácil

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O que é retificar virabrequim?

A RETIFICA DO VIRABREQUIM serve para recuperar essa importante peça que compõe um motor a combustão. ... Portanto, a retifica do virabrequim é um procedimento mandatório para aqueles que precisam recuperar um motor. Esse processo é feito em diferentes etapas, que consistem em serviços técnicos e de alta precisão.

Quais são as medidas de retífica de um motor?

Retificar é voltar o motor novamente dentro dos padrões de fábrica, mesmo as medidas sendo superiores (sobre medidas). As montadoras toleram estas alterações, tanto que colocam as disposições no mercado, peças sobre medidas até 4 vezes a medida padrão (Std), ou seja, 0,25, 0,50, 0,75, 1,00 mm.

Como fica o motor depois de retificado?

É quando um motor passou por um processo de reparo, ou seja, significa que algum defeito atingiu o propulsor e ao invés de trocá-lo por outro, o proprietário ou a loja que está revendendo decidiu levá-lo para uma retificadora para consertar as peças danificadas.

Qual o tempo de garantia de um motor retificado?

O prazo para exercício de direito de Garantia Legal dos serviços de retífica de motores, considerado como serviços duráveis, é de 90 dias, a contar da data do término do serviço e entrega ao cliente.

É normal motor retificado baixa óleo?

O óleo está sendo queimado junto com o combustível e só mesmo uma retífica do motor pode resolver esse problema. Com muita sorte, pode ser que o óleo esteja apenas passando pelas válvulas e aí resolve- se o problema apenas reparando cabeçote do motor.

Quando é preciso retificar o cabeçote?

Talvez seja necessária a retífica só da parte de baixo do motor — camisas dos cilindros, pistões, bielas e virabrequim — ou talvez só da parte de cima — cabeçote, válvulas e guias. O normal é que a retífica seja feita depois dos 200 mil km rodados.

Porque retificar o cabeçote do motor?

Cabeçotes desgastados podem causar problemas como mistura de água e óleo, perda de pressão no cilindro, e muitos outros. Será esta peça a responsável por controlar a entrada e saída de combustível e ar no motor. Desta forma, não é difícil entender porque a manutenção do item é tão importante.

É preciso ratificar?

Ratificar é um verbo que tem o sentido de “confirmar, reafirmar, validar, autenticar”. Observe sua aplicação em uma frase: O resultado do concurso foi ratificado.

Qual o óleo ideal para o motor retificado?

Sendo assim, o motor retificado deve continuar usando o mesmo tipo de lubrificante que usava quando novo. Não importa o tipo de lubrificante que será usado, seja mineral, semissintético ou sintético, a Shell reforça a importância de seguir as recomendações dos fabricantes.

Como saber se uma retífica foi bem feita?

Como saber se a retífica foi bem-feita? A principal maneira de perceber se a retífica foi bem executada é observar seu carro nos primeiros 1000 km rodados após o serviço. É importante manter a água e óleo dentro dos limites adequados neste período, e claro, sempre.

Como amaciar o motor de uma moto retificado?

De 1.000 a 3.000 km Acelere, dê umas esticadas, mas curtas e por pouco tempo. É importante que as marchas sejam trocadas para amaciá-las em todos os níveis. Mas atenção: não ultrapasse a faixa vermelha (se sua moto tiver conta giros). Depois dos 3.000 a moto já está amaciada.

O que é medida Stander?

Exceto para os cilindros revestidos, os fabricantes fornecem pistões sob medida que dependendo do modelo de motocicleta permitem até quatro retíficas. Os pistões são fornecidos em diversas medidas que variam de STD (Stander) - 0,25mm - 0,50mm - 0,75mm e 1,00mm ou STD, 0,50mm e 1,00mm.

Como saber medida da bronzina?

A bronzina de biela fica localizada na parte inferior do motor. Ela vai dentro da biela e existem diversas medidas quando colocadas nas fábricas. As medidas são Stander e após os virabrequins serem retificados ela vai de STD, 0,25, 0,50, 0,75, 1,00 e alguns casos 1,50, dependendo do desgaste do virabrequim.

Como saber medidas de motor?

Basicamente, utilizaremos micrômetros com diversas capacidades, paquímetro, relógio comparador, súbito (analisador de diâmetros internos), calibre de raio e calibre de lâminas. “Aferir o instrumento vai garantir que seja feita a medida correta.

Tem como recuperar virabrequim?

Retífica de Virabrequim

A retífica do virabrequim é realizada em uma retífica cilíndrica, específica para a função, em que é efetuada a retífica em colos de biela, mancais e folga axial lateral do virabrequim, em medidas de precisão, determinadas pelas tabelas dos fabricantes dos motores.

O que é retificar o motor da moto?

A retifica de cilindro de moto é o processo de usinagem ao qual a peça é submetida. A precisão desse processo viabiliza a recuperação do formato original do cilindro, permitindo que a peça retome o desempenho que apresentava antes dos desgastes excessivos gerados pelo atrito.

O que é fazer motor de moto?

Retificar um motor de uma motocicleta é semelhante a uma cirurgia no coração do paciente - os dois devem continuar funcionando e para isso, utilizar componentes e serviços confiáveis é fundamental. Mais cedo ou mais tarde a motocicleta irá precisar de uma retífica no(s) cilindro(s).

Qual a vida útil do motor da Fazer 250?

Conforme um amigo meu,que já foi funcionário(chefe de oficina),tanto da Yamaha quanto da Honda,o motor da Fazer dura em média 180.000KM. Quanto a troca de óleo,sempre troquei conforme o manual,nunca tive problemas.

O que é uma retífica de cabeçote?

O que é retificar cabeçote do carro? Basicamente é o mesmo que “restaurar”, ou recuperar determinadas peças, com o objetivo que tudo volte a funcionar corretamente. Em alguns casos não é preciso comprar um cabeçote novo, mas apenas retificar ou restaurar o cabeçote.

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