Onde deve ser proposta a ação de indenização?

Perguntado por: Tatiana Matos Pacheco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

Embora as ações indenizatórias sejam pessoais, dispõe a lei processual que aquelas devem ser propostas no lugar do ato ou fato ensejador de dano.

Onde ajuizar ação de dano moral?

Onde propor a ação? Conforme falado no final to tópico anterior, este pedido de dano moral pode ser feito na petição junto ao Juizado Especial Cível, seja através do seu advogado, seja através da petição do próprio requerente quando vai ao Juizado sem advogado (somente em ações de até 20 salários-mínimos).

Onde deve ser ajuizada a ação?

O ajuizamento da demanda deve ser feito no foro do domicílio do réu.

Como saber qual é o foro competente?

O foro competente será o da situação da coisa (forum rei sitae), de forma absoluta, para ação possessória imobiliária (art. 46, § 2º, do CPC: “A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta”).

É competente o foro do lugar do ato ou fato para a ação de reparação de dano?

O foro competente para processar a julgar a ação que objetiva reparação de dano é o lugar do ato ou fato, nos termos do art. 53, IV, a, do Código de Processo Civil.

Indenização: 5 Dicas Para Obter Êxito na sua Ação de Danos Morais ou Materiais

45 questões relacionadas encontradas

Qual o foro competente para ação de reparação de danos?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou, por unanimidade, o entendimento de que o foro competente para apreciar ações de reparação de dano sofrido em razão de delito é aquele onde reside o autor da ação indenizatória ou o local onde o fato ocorreu.

Qual o foro competente para ação de danos morais?

"A ação indenizatória por danos morais e materiais tem por foro o local onde ocorreu o ato ou o fato, ainda que a demandada seja pessoa jurídica, com sede em outro lugar" (RESP 533.556/SP, Rel.

Em qual comarca ajuizar?

Conforme o Art. 4º da Lei nº 9.099/95, tem-se que a competência em relação ao lugar é relativa. Assim, a regra é: competência em razão do foro do domicílio do Réu, ou, a critério do (a) Autor (a), ou, local em que o Réu exerça suas atividades.

Qual é o foro?

É a comarca onde a demanda deve ser proposta, isto é, a competência territorial para o ajuizamento da ação. Conforme prevê o Código de Processo Civil, o foro comum é o do domicílio do réu, existindo também foros especiais, como o da residência da mulher, da situação da coisa, entre outros.

O que é competência de foro?

O foro competente para apreciar ações de reparação por dano sofrido em razão de delito é aquele onde reside o autor ou o local onde o fato ocorreu. Esse é o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Qual foro ação deve ser distribuída?

A regra geral de competência estabelecida no artigo 46 do Código de Processo Civil é a de que as ações devem ser propostas no foro do domicílio do réu.

Como faço para ajuizar uma ação?

Para ajuizar uma ação sem a presença de um advogado, basta apresentar o pedido oral ou escrito. Se o pedido for oral, basta o autor comparecer à Secretaria do Juizado, que opassará à forma escrita. Dessa forma, deve ser apresentado em três vias.

Como fazer um boletim de ocorrência por danos morais?

O registro da ocorrência pela web depende do preenchimento correto de um formulário disponível no site da Delegacia Eletrônica. Além de informações pessoais da vítima, são pedidos dados como local onde o crime aconteceu e características de um possível autor.

Como fazer prova do dano moral?

A prova efetiva do dano deve ser afastada porque os danos morais não se provam. O que se há de comprovar é a ocorrência de acontecimentos que os ensejaram. Portanto, não deveria ser necessário provar que sofreu e quanto sofreu, mas somente provar a ocorrência do ilícito e o nexo causal.

Como pedir danos morais na petição?

(profissão), portador do CPF/MF nº …, com Documento de Identidade de n° …, residente e domiciliado na Rua …, n. …, … (bairro), CEP: …, … (Município – UF), vem respeitosamente perante a Vossa Excelência propor: AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS COM PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA.

Como saber o foro pelo endereço?

Basta digitar o nome da rua (logradouro) ou o CEP na ferramenta de busca no endereço www.tjsp.jus.br/app/CompetenciaTerritorialpara localizar os foros da cidade de São Paulo. O resultado da consulta se dá exclusivamente por conceitos geográficos e não define, por si só, a competência.

O que é comarca exemplo?

Comarca: é o território em que o juiz de 1º grau exerce a sua jurisdição. Depende do número de habitantes, da demanda forense, podendo abranger vários municípios. Uma comarca pode conter um ou mesmo vários juízes. Vara: é o local correspondente a lotação de um juiz, onde este efetua suas atividades.

Qual é o correto foro ou fórum?

A forma correta é Fórum!

Como saber se uma cidade e comarca?

Uma comarca pode ser constituída de uma ou mais cidades e pode ter um ou mais juízes.
...
Comarca
  1. Total de habitantes na cidade;
  2. Quantidade de eleitores na cidade;
  3. Extensão territorial das cidades de um município;
  4. Movimentação nos fóruns da cidade, entre outros.

O que é o Foro da Comarca?

O foro é o local (cidade/comarca do Judiciário) escolhido para tramitar uma ação judicial futura, que vá tratar das questões do contrato. Por exemplo: Se você é de Santa Catarina e está fechando um negócio com uma empresa do Ceará, e o foro de eleição fica escolhido como sendo a cidade de FORTALEZA/CE.

É competente o foro do lugar onde está a sede para a ação em que for autora pessoa jurídica?

A ação deve ser movida no foro da sede da pessoa jurídica, que é determinada em seus estatutos ou atos constitutivos. Impõe-se a improcedência do pedido que indica local diverso do foro da sede da pessoa jurídica, sem que haja fato sobre o qual incida regra especial de modificação de competência do foro.

É competente o foro do lugar onde está a sede para a ação em que for re pessoa jurídica?

I. O juízo do foro do lugar onde está a sede é o competente para a ação em que for ré a pessoa jurídica. II. A competência relativa poderá modificar-se pela conexão ou pela continência.

É competente o foro V de domicílio do autor ou do local do fato para a ação de reparação de dano sofrido em razão de delito ou acidente de veículos inclusive aeronaves?

Art. 53. É competente o foro: V - de domicílio do autor ou do local do fato, para a ação de reparação de dano sofrido em razão de delito ou acidente de veículos, inclusive aeronaves.

Qual é o foro competente para uma ação de ressarcimento por danos materiais pela compra de uma TV que estragada?

O FORO COMPETENTE PARA O AJUIZAMENTO DE AÇÕES DE REPARAÇÃO DE DANO DE QUALQUER NATUREZA É O DOMICÍLIO DA PARTE AUTORA OU DO LOCAL DO ATO OU DO FATO. INTELIGÊNCIA DO ART.

É competente o foro do domicílio em que as partes celebraram o casamento?

O foro competente é o do último domicílio do casal, caso não haja filho incapaz.

Artigo anterior
Qual adjetivo de amor de irmão?
Artigo seguinte
Quanto dá pra lucra com um mercadinho?