O que é réplica juntada?
Perguntado por: Adriana Melissa Carvalho | Última atualização: 28. Februar 2025Pontuação: 4.8/5 (43 avaliações)
A juntada de petição de réplica é um procedimento comum em processos judiciais, onde o autor tem a oportunidade de rebater os argumentos apresentados pelo réu em sua contestação. É uma forma de garantir o contraditório e a ampla defesa, permitindo que ambas as partes apresentem seus argumentos e provas.
O que acontece depois da réplica?
3º Após a "réplica", o procedimento comum entrará na fase de julgamento conforme o estado do processo. Depois da petição inicial do autor, da contestação do réu e da réplica do autor, o juiz decidirá o julgamento: I.
Para que serve a réplica?
A réplica é o articulado ou peça processual pela qual o autor responde à contestação do réu quando nela tenha sido formulado um pedido reconvencional, isto é, um pedido formulado pelo réu contra o autor.
Quando começa a contar o prazo para réplica?
O Código de Processo Civil, estabelece que o prazo para a apresentação da replica é de 15 dias úteis, como já mencionado. Além disso, frisa-se que esse prazo é contado a partir da data da citação ou da publicação.
O que acontece se não apresentar a réplica?
Consoante jurisprudência do STJ, a não apresentação de réplica não autoriza a extinção do processo por abandono de causa, pois a sua apresentação constitui uma faculdade e não um ônus para a parte autora. Anulação da sentença que se impõe.
RÉPLICA À CONTESTAÇÃO
O que pode ser alegado na réplica?
O que pode ser alegado na réplica? No momento de fazer a réplica, o profissional do Direito pode alegar a total controvérsia dos fatos apresentados pelo réu.
Sou obrigada apresentar réplica?
A réplica é obrigatória? A réplica não é obrigatória e não altera a posição do autor e do réu no processo. Ela é uma chance que a parte autora recebe para se manifestar em relação aos fatos narrados pelo réu na peça contestatória e precisa ser apresentada dentro do prazo legal, que é de apenas 15 dias.
Pode apresentar novas provas na réplica?
É permitida a juntada de documentos com a réplica, especialmente quando visa contrapor alegação de fato impeditivo, modificativo ou extintivo de seu direito deduzido pela parte adversa na contestação, à luz do disposto no art. 350 do CPC .
O que acontece quando o autor não impugnou a contestação?
A ausência de impugnação aos cartões de ponto apresentados com a contestação não torna incontroversos os fatos alegados em defesa, admitindo-se apenas a presunção de veracidade dos documentos. Trata-se, contudo, de presunção relativa, que comporta prova em contrário.
Quanto tempo demora para o juiz julgar uma impugnação?
Quanto tempo demora para o juiz julgar uma impugnação? O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.
Como é feita a réplica?
A réplica é a resposta do autor contraposta à contestação do réu. Nesse caso, o autor vai oferecer a petição inicial, o juiz cita o réu e oferece a contestação contra o autor. O autor oferece contra contestação a defesa por via da réplica que falamos no início.
O que acontece quando o réu não se manifesta?
DA REVELIA
Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.
Como saber se a contestação foi aceita?
Como saber se a contestação foi aceita? Então, basta acessar o endereço consultaauxilio.dataprev.gov.br.
Qual o prazo para o juiz dar a sentença?
Não há um prazo fixo estabelecido em lei para que o juiz profira a sentença, porém, segundo o Artigo 226 do CPC, o magistrado deve proferir a sentença em até 30 dias após a conclusão dos autos.
Qual a diferença entre réplica e impugnação a contestação?
Em um processo, a contestação é a primeira oportunidade que o réu tem de refutar os pedidos do autor da ação. Já a réplica permite que o autor da ação faça o mesmo. Porém, sua manifestação deve ser contrária aos fatos, fundamentos e provas que a defesa trouxe.
Pode apresentar réplica antes da intimação?
É obrigatória a intimação para do autor para apresentação de réplica quando na contestação tiverem sido suscitadas preliminares ou quaisquer fatos impeditivos, modificativos ou extintivos da pretensão do autor.
O que o autor faz depois da contestação?
Depois da contestação, só é lícito ao réu deduzir novas alegações quando: I - relativas a direito ou a fato superveniente; II - competir ao juiz conhecer delas de ofício; III - por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e grau de jurisdição.
Pode o autor alegar fato novo na réplica?
2 - O autor não poderá, na réplica, aduzir fatos novos, mas tão-somente impugnar as alegações feitas pelo demandado. Isto porque, em se assegurando ao autor uma segunda oportunidade para formular alegações, ter-se-ia que assegurar tratamento isonômico ao demandado, sob pena de cerceamento de defesa.
O que acontece depois da juntada de documentos?
Após acionar a função de juntada de documentos, o sistema irá apresentar os dados gerais do processo juntamente com uma lista de documentos passíveis de serem selecionados para juntada, por estarem em sua unidade.
É possível juntar documentos após a contestação?
Admite-se também a juntada posterior de documentos formados após a petição inicial ou a contestação, bem como dos que se tornaram conhecidos, acessíveis ou disponíveis após esses atos, cabendo à parte que os produzir comprovar o motivo que a impediu de juntá-los anteriormente e incumbindo ao juiz, em qualquer caso, ...
O que não pode faltar em uma contestação?
A contestação, assim como a petição inicial, deverá conter os seguintes requisitos: endereçamento correto, nome e prenome das partes com suas devidas qualificações (a qualificação não será necessária, se estiver correta na inicial), fatos e fundamentos jurídicos, requerimentos de provas, documentos indispensáveis e ...
Quanto tempo demora o resultado da contestação?
A análise da contestação pode demorar até 135 dias, mas é possível que o resultado seja fornecido mais rapidamente em função das características da sua conta e da sua contestação.
Quando faz uma contestação o que acontece?
Entende-se por contestação a peça processual (ou articulado) na qual o réu de uma ação, chamado a juízo para se defender, responde à petição inicial apresentada pelo autor.
O que é valor contestado?
O que é valor contestado? Chargeback, ou contestação, é quando o comprador questiona uma venda. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como não recebimento da mercadoria, diferenças no produto entregue ou transações não reconhecidas na fatura. O que é Chargeback?
O que acontece depois que o juiz decreta a revelia?
A Revelia acontece quando o réu é comunicado oficialmente do processo e não se defende. Ou seja, é a ausência da contestação por parte do réu e, como consequência, gera presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor.
Quanto tempo a tatuagem fica coçando?
Quem pode propor representação de inconstitucionalidade?