O que é um pedido de recuperação judicial?

Perguntado por: Gabriel Davi Assunção Fonseca  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (20 avaliações)

A recuperação judicial é um meio utilizado por empresas para evitar que sejam levadas à falência. O processo permite que companhias renegociem as dívidas acumuladas em um período de crise recuperando as atividades e evitando o fechamento, demissões e falta de pagamentos.

Para que serve o pedido de recuperação judicial?

A ideia da recuperação judicial é tentar um acordo entre a empresa em crise e todos os credores dela (pessoas e empresas que têm algo a receber). ... Se a empresa devedora não pedir a recuperação, os credores pode entrar diretamente com o pedido de falência.

Onde deve ser feito o pedido de recuperação judicial?

Assembleia de Credores

Caso algum credor não concorde, poderá apresentar impugnação. Caso seu nome não figure na lista, poderá apresentar habilitação de crédito. Logo após o juiz convocará assembleia de credores para deliberação acerca do Plano de Recuperação Judicial que será presidida pelo administrador judicial.

Quanto tempo uma empresa fica em recuperação judicial?

Quanto tempo dura o processo de recuperação judicial? Em regra, a recuperação judicial tem a duração de dois anos, conforme dispõe o artigo 61, da Lei nº 11.101/2005. Entretanto, esse período poderá ser estendido, caso essa necessidade seja demonstrada no plano de recuperação judicial.

O que acontece quando uma empresa entra em recuperação judicial?

Assim que entra com o pedido de recuperação judicial, a empresa precisa apresentar um processo para o juiz. ... Se não for aprovado, o juiz decreta a falência da empresa. A negociação entre as partes é intermediada por um administrador judicial nomeado pela Justiça.

Entrevista: advogado explica pedido de recuperação judicial da Oi

40 questões relacionadas encontradas

Como receber de uma empresa que está em recuperação judicial?

Há duas forma de habilitar um crédito na lista geral dos credores e vai depender do momento em que o seu pedido for feito. A habilitação poderá ser feita na via administrativa e/ou na via judicial. Na via administrativa é feita perante o Administrador Judicial nomeado pelo juiz para auxiliar no processo.

O que uma empresa em recuperação judicial não pode fazer?

A recuperação judicial de uma empresa é um meio utilizado para evitar a falência dela, ou seja, ao invés de pedir falência pede-se a recuperação, que como o próprio nome já diz é uma tentativa de recuperar aquela atividade evitando o fechamento e as consequentes demissões e não pagamento dos credores.

Qual é o prazo de pagamento dos credores arrolados na recuperação judicial?

O prazo de um ano para pagamento dos credores trabalhistas pelo devedor em recuperação judicial – previsto no artigo 54 da Lei 11.101/2005 – tem como marco inicial a data da concessão da recuperação, pois essa é a interpretação lógico-sistemática da legislação especializada em relação ao cumprimento de todas as ...

Qual o prazo para pagamento dos credores?

No caso dos credores trabalhistas, o STJ estabeleceu em decisão recente que o prazo de um ano para pagamento deve ser contado a partir da data da concessão da recuperação judicial, portanto, assegurando o chamado stay period . 3.

Quais créditos estão inseridos no pedido de recuperação judicial?

Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos. § 1º Os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso.

Qual o foro competente para interposição do pedido de recuperação judicial?

O Juízo competente para processar e julgar pedido de recuperação judicial é aquele situado no local do principal estabelecimento (art. 3º da Lei n. 11.101/2005), compreendido este como o local em que se encontra “o centro vital das principais atividades do devedor”.

É possível desistir do pedido de recuperação judicial explique?

§ 4º O devedor não poderá desistir do pedido de recuperação judicial após o deferimento de seu processamento, salvo se obtiver aprovação da desistência na assembléia-geral de credores.

O que é habilitação de crédito e qual é o prazo E a partir de quando tem início o prazo?

A habilitação de crédito realizada pelo credor deverá conter: a) o nome, o endereço do credor e o endereço em que receberá comunicação de qualquer ato do processo; ... Não observado o prazo de 15(quinze) dias, as habilitações de crédito serão recebidas como retardatárias.

O que é o quadro geral de credores?

A constituição do quadro geral de credores ocupa importância central dentro do processo de recuperação judicial, pois servirá para definir quem possui créditos a receber da empresa recuperanda e quanto será o valor devido. Torna-se, portanto, de grande importância analisar o processo de formação do mencionado quadro.

Pode protestar empresa em recuperação judicial?

Recuperação Judicial não impede anotação em órgão de proteção ao crédito. ... Isso quer dizer que, no plano material, o crédito é exigível, de modo que os credores podem proceder com anotações ou mesmo protesto de títulos.

Sou credor de uma empresa em recuperação judicial?

Se você é credor de uma empresa em recuperação judicial, deve imediatamente contatar um advogado especializado para auxiliá-lo, pois os prazos judiciais correm mesmo que você não tenha sido avisado. Além disso, os trâmites são bem diferentes de um processo comum.

Quando termina a recuperação judicial da Eternit?

“Nossa recuperação está encaminhada e pode ser concluída até o fim de 2021”, diz Barbosa, ressaltando que todos os ativos vendidos (com exceção da fábrica de louças sanitárias) são não operacionais.

É possível executar judicialmente uma empresa que está em recuperação judicial?

Justiça do Trabalho pode executar bens de sócio de empresa em recuperação judicial. O fato de uma empresa estar em recuperação judicial não impede a Justiça de executar as dívidas trabalhistas do empreendimento contra seus sócios, caso seja declarada a desconsideração da personalidade jurídica.

Como receber indenização da Oi em recuperação judicial?

Os credores de outras regiões do país interessados em fechar o acordo devem entrar em contato com a Oi pelo número gratuito 0800 644 3111. O Programa para Acordo com Credores da Oi visa a atender aos credores do processo de recuperação judicial da companhia que constam da relação publicada em 29 de maio de 2017.

Como consultar processo de recuperação judicial?

A consulta se dá por meio do site do TST, na página da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. O Banco de Falência e Recuperação Judicial foi criado a partir de um acordo de cooperação técnica celebrado entre a Corregedoria Nacional de Justiça, a Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho e o TJ-SP.

Como funciona a habilitação de credores?

O que é uma habilitação de crédito? Resposta: É o instrumento pelo qual o credor irá buscar (habilitar) o reconhecimento de crédito existente ao seu favor, e que não foi reconhecido na Relação de Credores apresentada pelo Administrador Judicial.

Como funciona a habilitação de crédito em recuperação judicial?

PASSO A PASSO
  1. A – PROCURE ADVOGADO EMPRESARIAL ESPECIALIZADO PARA HABILITAÇÃO DE CRÉDITO NA RECUPERAÇÃO JUDICIAL. ...
  2. B – INGRESSO NOS AUTOS DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL. ...
  3. C – CONFERÊNCIA DOS VALORES INFORMADOS NA PLANILHA PARA HABILITAÇÃO DE CRÉDITO NA RECUPERAÇÃO JUDICIAL. ...
  4. D – IMPUGNAÇÃO DOS VALORES INFORMADOS.

O que é habilitação retardatária e em que momento processual pode ser apresentada?

Já a habilitação de crédito retardatária são aquelas habilitações ou divergências administrativas apresentadas após o prazo de 15 (quinze) dias estabelecido pelo § 1º, art. 7º da Lei nº 11.101/2005. Essa ação está prevista no art. 10 e ss.

Quais os requisitos básicos da petição inicial de recuperação judicial de acordo com a LRE?

A Petição Inicial deve conter a exposição das causas; demonstrações contábeis e relatório da situação da empresa; relação dos credores; relação dos empregados; atos constitutivos devidamente atualizados; lista dos bens de sócio ou acionista controlador e administradores; extratos bancários e de investimentos; certidões ...

O que é juízo Universal na recuperação judicial?

“O juízo da falência é o competente para decidir questões relativas aos bens, interesses e negócios do falido.

Artigo anterior
O que são moléculas anfipáticas?
Artigo seguinte
Como calcular sensibilidade e especificidade?