O que é radiação e quais os tipos?

Perguntado por: Tomás Gustavo de Barbosa  |  Última atualização: 6. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (19 avaliações)

Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Quais tipos de radiação fazem mal?

Se você trabalha com fontes radioativas ou quer saber mais sobre os perigos da radiação, esse post é para você!
...
6 tipos de Radiação mais perigosos que existem
  • O que é a Radiação.
  • A Radiação no nosso dia a dia.
  • Raios Ultravioletas.
  • Raios X.
  • Raios Alfa.
  • Raios Beta.
  • Raios Gama.
  • Raios Cósmicos.

O que é o que é radiação?

Ela é a energia que viaja sob a forma de partículas de alta velocidade (radiação de partículas) ou ondas (radiação eletromagnética). A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas.

Quais são os três tipos principais de radiação ionizante?

Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.

Radiações Alfa, Beta e Gama - Brasil Escola

23 questões relacionadas encontradas

O que é radiação ionizante exemplos?

A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.

Quais são os principais tipos de radioatividade quais as características de cada tipo?

Tipos de Radioatividade

A radioatividade das partículas Alfa, Beta e das ondas Gama são as mais comuns. O tipo de radiação determina o poder de penetração na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.

O que a radiação pode causar no corpo humano?

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

O que é a radiação nuclear?

Radiação nuclear é um tipo de radiação originada no núcleo de determinados átomos de elementos químicos que não estão estáveis. As radiações nucleares podem ser de vários tipos, mas, principalmente: partículas alfa (α), partículas beta (β) e radiação gama (γ).

Como a radiação se propaga?

A radiação eletromagnética se propaga no espaço. Ela possui campo magnético e campo elétrico que se geram mutuamente e se propagam perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia, transportando assim energia sob a forma de radiação eletromagnética.

Que tipo de radiação é mais perigosa?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.

Em que momento a radiação pode ser perigosa?

Ao mesmo tempo em que ajuda os médicos a diagnosticar doenças, a radiação pode ser perigosa. Se for em grande quantidade ou muito repetida, ela pode alterar o DNA das células humanas. Olhos, tireoide, medula óssea e sistema reprodutor são as partes mais sensíveis.

O que é radiação perigosa?

A radiação torna-se perigosa quando arranca elétrons de átomos ao colidir com eles, um processo que pode danificar o DNA. ... Toda radiação nuclear é ionizante, e apenas as radiações eletromagnéticas de alta energia são ionizantes, Isto inclui os raios gama, raios X e o extremo do ultravioleta, de alta energia.

Quais são os tipos de radiação solar?

A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.

São radiações particuladas?

Prótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atômicos são exemplos de radiação particulada. A radiação eletromagnética é constituída por campos elétricos e magnéticos, o qual varia no espaço e no tempo. ... As ondas de rádio, a luz visível e os raios-X são exemplos de radiação eletromagnética.

Como é a morte por radiação?

Absorver doses superiores a 30 Gy causa danos neurológicos. Em minutos, pacientes apresentam vômito e diarreia fortes, tontura, dores de cabeça e inconsciência. Convulsões e tremedeira são comuns, bem como ataxia, ou a perda do controle voluntário das funções musculares. A morte em 48 horas é inevitável.

Qual o nível de radiação suportável pelo ser humano?

Um ser humano pode morrer em poucas horas se seu corpo inteiro for exposto à 50.000 milisieverts.

Como a radiação pode matar uma pessoa?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células. ... Quando tais partículas atingem as células dentro do corpo, elas provocam a ionização celular.

Quais são os pontos negativos da radioatividade?

Quando a dose de radiação é alta, muitos tecidos e órgãos do corpo são atingidos. Entre os sintomas, estão náuseas e vômitos, queda de cabelo, distúrbios do comportamento, alterações no sangue e lesões na pele. Quanto menor for o intervalo de tempo entre a exposição e o início dos sintomas, mais grave é o quadro.

Quais doenças e sintomas o césio pode provocar?

Consequências do acidente com césio-137

Algumas horas após o contato com a substância, vítimas apareceram com os primeiros sintomas da contaminação (vômitos, náuseas, diarreia e tonturas). Um grande número de pessoas procurou hospitais e farmácias reclamando dos mesmos sintomas.

Quais os principais tipos de radioatividade?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ). Não pare agora...

Quais as 3 principais partículas radioativas com suas características?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Quais as características da radioatividade?

A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade.

Quando a radiação é considerada ionizante?

De acordo com o FCC, órgão responsável pela área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos, considera-se ionizante qualquer radiação eletromagnética que transporte energia maior que 10 eV (elétron-volts), cerca de 1,6.10-18 J.

Qual a diferença entre as radiações ionizantes e não ionizantes?

Início>Qual a diferença entre Radiação Ionizante e Não-Ionizante? ... Quando a energia de um fotão é suficiente para quebrar ligações químicas, diz-se que estamos perante radiação ionizante; quando a energia não é suficiente, a radiação diz-se não-ionizante.

Artigo anterior
O que é Lepidopterofobia?
Artigo seguinte
Por que o mês de setembro foi escolhido como Mês da Bíblia?