Espiritismo o que é?

Perguntado por: Marta Rodrigues  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Espiritismo, doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista é um novo movimento religioso espiritualista de moral cristã estabelecido na França pelo pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, que usava o pseudônimo Allan Kardec.

O que é ser uma pessoa espírita?

Ser espírita é, em primeiro lugar, praticar os ensinamentos de Jesus e não apenas acreditar nele. ... O espírita deve ter como objetivo amar a Deus e amar seu próximo, independente do que lhe ocorra. Ser espírita não é apenas acreditar em espíritos, acreditar em mediunidade, acreditar em fenômenos inexplicados.

O que é Deus para os espíritas?

Deus, para o Espiritismo, é a Inteligência Suprema (Allan Kardec). ... Deus torna-se evidente na Harmonia de tudo o que existe. Ao se fazer identidade com o Cosmo, se faz identidade com Deus, pois os seres, as coisas, as relações, a harmonia do Universo presentam Deus. Dessa forma, Deus é a totalidade.

Como explicar o que é o Espiritismo?

O espiritismo, doutrina que surgiu em 1857 com o lançamento de "O Livro dos Espíritos" na França, tem por pedra fundamental a chamada reencarnação. Pela teoria, todos os seres humanos são espíritos reencarnados na Terra para evoluir. A morte seria apenas a passagem da alma do mundo físico para o mundo espiritual.

O que é a religião espírita?

Ou seja: é uma fé e uma doutrina cujas manifestações – contato com espíritos, regressões a vidas passadas e textos psicografados – poderiam ser comprovadas através do método dedutivo herdado da ciência. Segundo o Espiritismo, todo homem é um médium, um canal de comunicação entre os vivos e os espíritos.

O que é o espiritismo? (Explicação completa) (Doutrina Espírita)

36 questões relacionadas encontradas

O quê o espiritismo fala sobre Jesus?

Para o Espiritismo, Jesus é o modelo de ser humano mais perfeito que Deus ofereceu, para servir de guia. Neste sentido é que Allan Kardec afirma que, "para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra.

Qual é o objetivo da religião espírita?

O objetivo essencial do Espiritismo é melhorar os homens, no que concerne ao seu progresso moral e intelectual. ... "O Espiritismo, como doutrina moral, só impõe uma coisa: a necessidade de fazer o bem e evitar o mal. É uma ciência de observação que, repito, tem consequências morais.

O que prega a doutrina espírita?

O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

O que é a mediunidade no espiritismo?

Mediunidade, ou canalização, designa a alegada comunicação entre humanos e espíritos; ou a manifestação espiritual via corpo físico que não lhe pertence.

Quais são as crenças do espiritismo?

Seus seguidores consideram o espiritismo uma doutrina voltada para o aperfeiçoamento moral do homem e acreditam na existência de um Deus único, na possibilidade de comunicação útil com os espíritos através de médiuns e na reencarnação como processo de crescimento espiritual e justiça divina.

Onde está Deus para o espiritismo?

Deus, segundo a Revelação Espírita, é a inteligência suprema do Universo, a causa primária de todas as coisas; é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. A sua existência se evidencia pelas suas obras — a Criação e a Providência Divina.

O que é Deus para a Umbanda?

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

O que é Deus para você?

Deus não é apenas uma religião, ou uma oração, Sinônimo de Deus é amor e de amor é fé. Ele está ali, ajudando sempre que preciso. ... Deus é um ser que quer ser respeitado por nós não pelo o que Ele tem, mas sim pelo que Ele representa para nós.

O que uma pessoa espírita pode fazer?

O principal objetivo é atender os espíritos (desencarnados ou não) que estejam em sofrimento ou incorrendo em atitudes erradas e, com isso, ajudar os médiuns encarnados a educar as suas faculdades mediúnicas e a se aprimorarem moralmente através do exemplo.

O que é ser um bom espírita?

“Pela sua transformação moral e pelo esforço que empreende para domar as más tendências”, como diz o item 4 (não por acaso intitulado 'Os bons espíritas') do capítulo 17 também de “O Evangelho segundo o espiritismo”. O bom espírita é, desse modo, alguém que está tentando melhorar a si próprio, não aos outros.

O que é espírita umbandista?

As crenças da umbanda misturam elementos de candomblé, espiritismo kardecista e catolicismo. É uma religião monoteísta, centrada na figura de um deus único e onipresente chamado Olorum. ... A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais.

Quais são os sintomas da mediunidade?

É comum, quando do surgimento da mediunidade, ocorrerem distúrbios físicos e psicológicos. Conforme o grau de sensibilidade e de controle do médium iniciante, esses desconfortos podem se revelar intensos, produzindo desarmonias nem sempre bem administradas.

O que é ser médium pela definição de Kardec?

O maior estudioso deste tema foi o fundador do Espiritismo, Allan Kardec (1804 ¿ 1869), que assim definiu a mediunidade: "todo aquele que sente em um grau qualquer influência dos espíritos é, por esse fato, médium".

O que é um médium de cura?

A mediunidade curadora “consiste (...) no dom que certas pessoas possuem de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação. O fluido magnético desempenha aí importante papel.” Kardec: O Livro dos Médiuns, cap.

O que é a doutrina espírita kardecista?

Espiritismo, Kardecismo ou Espiritismo Kardecista é uma doutrina religiosa de cunho filosófico e científico, cuja principal crença gira em torno da constante evolução espiritual do ser humano, através das reencarnações. ... Em contraste com o cristianismo, o espiritismo não acredita no nascimento sobrenatural de Jesus.

O que fazer para entrar na religião espírita?

Para os iniciantes na Doutrina dos Espíritos, é indicado fazer o Evangelho no Lar, ela é a leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo em sua casa, com a família. Peça orientações em uma casa espírita de confiança para iniciar esse processo.

Como se iniciar na doutrina espírita?

Uma boa dica é começar pela base do Espiritismo como o livro O que é o Espiritismo, publicado por Allan Kardec, que traz de forma simples e didática os princípios básicos da doutrina. Os cinco livros que compõem a codificação espírita, também são de grande importância para compreensão dos conceitos e suas bases.

Quais são os princípios básicos da Doutrina Espírita?

Dos chamados princípios fundamentais do Espiritismo, três se destacam: o da existência de Deus como o Criador de tudo o que o homem não fez; o da existência dos Espíritos como criaturas suas, e o princípio da natureza espiritual da alma humana, que constitui a individualidade consciente, permanente e imperecível do ...

Qual é o objetivo do livro dos Espíritos?

O Livro dos Espíritos é a obra fundadora do Espiritismo. Ele trata dos aspectos científico, filosófico e religioso da doutrina, lançando as bases que seriam posteriormente aprofundadas, por Allan Kardec, nas demais obras da Codificação Espírita.

Qual o nome de batismo de Allan Kardec?

De suas 70 mil sepulturas, uma das mais visitadas é a do professor Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), o nome de batismo de Allan Kardec. “A qualquer dia da semana, o mausoléu de Kardec está sempre enfeitado.

Artigo anterior
Qual o significado de redigimos?
Artigo seguinte
O que significa ser uma pessoa espiritualizada?