Qual a potência mínima para uma tomada Tug de acordo com a NBR 5410 em um compartimento do tipo banheiro?

Perguntado por: Patrícia Inês Reis Baptista Campos  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

Condições para se estabelecer a potência mínima de pontos de tomadas de uso geral: - Nos banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, área de serviço, lavandeira e locais semelhantes: Deve se prever o mínimo de 600 Volt-Ampere por ponto de tomada, até 3 tomadas.

Qual a quantidade mínima de tomadas Tug's de acordo com a NBR 5410 em um compartimento de 5 00m² com perímetro de 10 00m destinado ao preparo de alimentação?

Seguindo a norma, devemos dividir a soma dos perímetros por 3,5, pois o ambiente está em contato frequente com água. Para a cozinha o mínimo de tomadas será 6.

Qual a potência mínima de iluminação de acordo com a NBR 5410 para um cômodo com área de 25 m²?

Como o valor é inferior a 4 m², a potência mínima de 100 VA atende aos requisitos da NBR 5410.

Qual a quantidade mínima de tomadas em uma cozinha segundo a norma NBR 5410?

A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.

O que diz a NBR 5410 sobre tomadas?

A NBR 5410 traz prescrições para a correta determinação da potência de alimentação da instalação, incluindo o levantamento de cargas de tomadas. previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral, e aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuída uma potência de no mínimo 1.000 VA.

O MITO DAS TOMADAS TUG/TUE. APRENDA OS CONCEITOS CONFORME A NBR-5410.

33 questões relacionadas encontradas

Quais os critérios para distribuição de tomadas pela nbr5410?

Cálculo do número mínimo de tomadas, de acordo com a NBR 5410
  • a) Em banheiros, deve ser previsto ao menos um ponto de tomada;
  • b) Em cozinhas, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto a cada 3,5 m, ou fração, de perímetro, sendo no mínimo dois pontos acima da bancada da pia;

Quantas tomadas por ambiente?

Um ponto de tomada, se a área do cômodo ou dependência for superior a 2,25 m2 e igual ou inferior a 6 m2. Um ponto de tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, se a área do cômodo ou dependência for superior a 6 m2, devendo esses pontos ser espaçados tão uniformemente quanto possível.

Como dimensionar tomadas para cozinha?

- Nas cozinhas, copas, copas-cozinhas, área de serviço, lavanderias e locais semelhantes: prever uma tomada para cada 3,5 metro ou fração do perímetro, independente da área, e sobre o balcão da pia prever no mínimo duas tomadas; - Halls, corredores, subsolos, garagens, sótãos e varandas, pelo menos 1 tomada.

Onde colocar as tomadas na cozinha?

Acima de cada bancada a indicação é de dois pontos de tomada. Caso sua cozinha tenha mais de uma porta de entrada e saída é importante garantir que existam interruptores em ambas.

Quantas tomadas deve ter em uma casa?

A quantidade de tomadas depende do tamanho do ambiente e dos equipamentos que são usados nele. Por isso, a norma fala somente de quantidade mínima: 1 para cada 5 m de parede (perímetro). Caso a sala ou quarto tenha menos que 3m2 ela deve ter uma tomada no mínimo.

Qual a potência mínima para iluminação em cada ambiente?

Existe uma iluminância mínima indicada para os ambientes mais utilizados da casa. Por exemplo: para uma sala de estar, a quantidade mínima de lux deve ser de 150 (geral) a 500 (local: leitura, escrita etc.); já na cozinha, essa variação vai de 150 (geral) a 300 (local: pia, mesa, fogão etc.).

Como calcular iluminação de um cômodo?

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

O que estabelece a NBR 5410 quanto à iluminação de áreas externas?

Em um projeto, a NBR 5410, recomenda no dimensionamento de iluminação que cada dependência deve ter no mínimo um ponto de luz fixo no teto comandado por um interruptor de parede.

Quantas Tug tomada de uso geral segundo NBR 5410 deverá conter em uma sala de estar cuja forma geométrica é um quadrado de lado 3 metros?

Todavia, para uma resposta mais simples, de acordo com a norma NBR 5410, no item 9.5.2.2.1, uma sala deveria ter uma tomada a cada 5 metros de perímetro do um cômodo (como sala e quarto).

Quantas tomadas posso usar por circuito?

deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.

Quantas tomadas cabem em um circuito?

Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.

Qual a altura da tomada na cozinha?

O código elétrico exige que instale tomadas na bancada com pelo menos 1,2 m de distância, e a altura não pode passar de 45 cm; você não precisará reduzir a distância entre as tomadas.

Qual altura ideal para tomadas na cozinha?

Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: – Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.

Qual é a altura da tomada do fogão?

Utiliza-se a altura de uma tomada média (1,20 m a 1,30 m) para este tipo de eletrodoméstico que pode ser alocada atrás do equipamento.

O que significa uma tomada de 600 VA?

Carga mínima das tomadas de uso geral

Em banheiros, cozinhas, copas e áreas de serviço no mínimo 600VA por ponto de tomada, até 3 pontos e, para as excedentes 100VA; Nos demais pontos 100VA por ponto de tomada.

Como dimensionar tomadas de uso geral?

Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:
  1. Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada;
  2. Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto;

Como calcular o número de TUGS?

Subsolos, varandas, garagem, sótãos, ou cômodos com área menor ou igual a 6 m²: no mínimo 1 TUG. Banheiro com no mínimo uma TUG próximo ao lavatório. Estabelecer 100VA por TUG. Cômodos com área maior que 6 m²: no mínimo 1 TUG para cada 5 m ou fração de perímetro, igualmente espaçadas.

Quantos aparelhos podem ser ligados em uma tomada?

As tomadas residenciais são projetadas para suportar até 10 amperes, portanto a soma das correntes (amperes) dos aparelhos ligados a ela não pode ultrapassar este valor.

Quantas tomadas na garagem?

Garagem. Quando o assunto é garagens, subsolos e varandas, recomenda-se a instalação de no mínimo um ponto de tomada. A única ressalva aqui é com relação às novas varandas gourmets, nas quais devem ser considerados as recomendações das áreas de serviço, já que acabam utilizando uma quantidade grande de eletrodomésticos ...

O que a norma NBR 5410 diz quando instalação de quadro de distribuição de energia elétrica?

Em seu artigo 6.5.9.2, a NBR 5410 estipula que todo quadro de distribuição, não importa se geral ou de um se- tor da instalação, deve ser especificado com capacidade de reserva (espaço), que permita ampliações futuras, compatível com a quantidade e tipo de circuitos efetiva- mente previstos inicialmente.

Artigo anterior
Como prender um espelho grande na parede?
Artigo seguinte
Quais são os principais representantes do reino animal?