O que é quesitos suplementares?

Perguntado por: Joaquim Gonçalo Melo de Azevedo  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (27 avaliações)

Os quesitos suplementares, por sua vez, são os pontos levantados pelas partes e submetidos à apreciação do Perito durante as diligências, como previsto pelo legislador no art. 425 do CPC, “in verbis”: ... Da juntada dos quesitos aos autos dará o escrivão ciência à parte contrária.”

Quem pode apresentar quesitos suplementares?

469. As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito previamente ou na audiência de instrução e julgamento. Parágrafo único. O escrivão dará à parte contrária ciência da juntada dos quesitos aos autos.

O que são quesitos suplementares e de esclarecimentos?

Quesitos suplementares, também conhecido como adicionais ou complementares, são aqueles apresentados durante a diligência pericial, diretamente ao Perito, que deve responder e fazer constar nos autos posteriormente.

Quando posso apresentar quesitos complementares?

1. É facultado à parte interessada requerer, após a apresentação do laudo pericial elaborado pelo Perito Judicial, no prazo de 15 (quinze) dias, a apresentação de parecer técnico ou, ainda, quesitos complementares.

Quais são os tipos de quesitos?

O que são espécies de quesitos periciais?
  • I – DEFINIÇÃO LITERAL E LEGAL DO GÊNERO QUESITOS.
  • II – PRAZO PARA APRESENTAÇÃO.
  • III – PRECLUSÃO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE QUESITOS.
  • IV – QUESITOS PRELIMINARES.
  • V – QUESITOS SUPLEMENTARES.
  • VI – QUESITOS IMPERTINENTES.
  • VII – QUESITOS DE ESCLARECIMENTO.

O que são quesitos suplementares?

45 questões relacionadas encontradas

O que são quesitos no Processo Civil?

De acordo com o sentido teleológico empregado pelo legislador, quesitos são inquirições, questões essenciais, ou seja, pontos específicos que o ator processual deseja submeter ao crivo do conhecimento técnico do profissional então nomeado para a realização da prova pericial.

Quais os quesitos da perícia contábil?

1 ) durante o período do contrato, qual (is) a (s) taxa (s) mensal (is) adotada na cobrança dos encargos contratuais? 2) a Ré cobrou comissão de permanência em caso de atraso? Consta esta cláusula no contrato e, caso positivo, informa a mesma a taxa a ser cobrada?

Em que momento podem ser formulados quesitos em uma perícia judicial?

São os quesitos formulados no primeiro momento do processo judicial, são os primeiros quesitos a serem analisados pelo juiz e perito. Tendo como finalidade dar ciência aos envolvidos o motivo do conflito.

Como o perito deve requerer o prazo suplementar?

antes de vencido o prazo requerer prazo suplementar, sempre por escrito. aguardar ordem do juiz.

Quando o juiz pode formular quesitos?

De acordo com o CPP, o juiz pode formular quesitos no exame de corpo de delito e em outras perícias. O art. 159, § 3º do CPP dispõe que “Serão facultadas ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico”.

O que são os esclarecimentos perícia?

O Perito cumpre o papel de auxiliar do Juízo na prestação jurisdicional, encarregando-se de supri-lo de elementos técnicos de matéria técnica específica, para que a decisão tenha um substrato fático bem delineado e fundamentado.

O que significa apresentação de esclarecimentos ao laudo pericial?

Após a apresentação de seu laudo final, podem surgir pedidos de esclarecimentos, que servem para dirimir eventuais dúvidas, das partes ou do magistrado, a quem não compete a obrigatoriedade de domínio sobre a área contábil.

Como formular quesitos para perícia?

Os quesitos devem ser fundamentados no que foi reclamado e no que a parte em defesa tem de evidências contraditórias relacionadas as alegações da parte contrária. Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o Perito seja forçado a dar as respostas que a parte interessada deseja.

Quem deve responder aos quesitos formulados em uma perícia judicial?

O perito é obrigado a responder todos os quesitos realizados pelas partes e pelo juiz, de forma conclusiva em seu laudo. ... O objeto da perícia deve ser explicado pela ciência, técnica e fatos, depois é dada a conclusão pelo laudo.

O que são quesitos dentro do processo judicial quem os Fórmula qual a obrigação do perito judicial em relação aos mesmos?

Ao ser nomeado o perito, as partes tem o direito de apresentarem quesitos referentes ao objeto da perícia judicial. Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia.

Em quais situações o juiz poderá dispensar a prova pericial?

427 dispõe que "o juiz poderá dispensar a prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem sobre as questões de fato pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes".

Quantas vezes o perito contábil pode solicitar prorrogação de prazo?

Havendo justo motivo, o perito poderá requerer ao juiz, uma única vez, a prorrogação do prazo para entrega do laudo, o que não excederá a metade do prazo originariamente assinado (artigo 476, NCPC):

Qual o artigo do CPC que garante ao perito a solicitação de complementação dos honorários?

467, caput, do Novo CPC. ... 467 do Novo CPC, então, reitera essa previsão, com o acréscimo de que o perito, tal qual o juiz, pode escusar-se quando tiver conhecimento do seu impedimento ou suspeição. Novo perito deverá ser nomeado pelo juiz, dessa forma, após o aceite da escusa ou a procedência da impugnação.

O que acontece se o perito não cumpre prazos?

O que ocorre se o perito não cumprir o encargo no prazo assinado ? ... No caso previsto no inciso II, o juiz comunicará a ocorrência à corporação profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possível prejuízo decorrente do atraso no processo.”

Qual o prazo para que as partes apresentem quesitos e ou indiquem assistente técnico?

Inteligência do artigo 421 do CPC. § 1o Incumbe às partes, dentro em 5 (cinco) dias, contados da intimação do despacho de nomeação do perito: I - indicar o assistente técnico; II - apresentar quesitos.

Quem elabora quesitos?

Quem elabora os quesitos na perícia judicial e quem responde os quesitos? O assistente técnico contratado pela parte de um processo sugere quesitos por e-mail ao advogado. Este os copia, cola-os em uma petição e junta a mesma ao processo. O juiz também pode apresentar quesitos.

O que é objeto da perícia contábil?

Perícia contábil, de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, é o conjunto de procedimentos técnicos que tem como objetivo a emissão de laudo ou parecer sobre questões contábeis. Essa análise é realizada mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.

Quais os requisitos para responder aos quesitos?

Busca-se no laudo a completa elucidação dos fatos; dessa forma, as respostas aos quesitos não devem ser complementares ao entendimento dos fatos apresentados no corpo do laudo, ou seja, as respostas aos quesitos precisam ser obtidas, sempre que possível, através do esclarecimento dos fatos contidos no próprio corpo do ...

Como responder aos quesitos?

O perito, ao responder os quesitos, deve procurar esclarecer de maneira objetiva, isto é, não fundado em simples suposições ou probabilidades, mas com base nos atos e fatos examinados e estudados.

Quais as perguntas que o perito do INSS faz?

Veja agora 10 perguntas e respostas sobre a perícia médica do INSS.
  • 1 – O que é a perícia médica do INSS? ...
  • 2 – Quando deve ser feita a perícia médica? ...
  • 3 – Como saber se tenho direito ao auxílio-doença? ...
  • 4 – Como solicitar o auxílio-doença? ...
  • 5 – O que fazer no caso de perícia cancelada?

Artigo anterior
O que é tela fantasma no celular?
Artigo seguinte
Que tipo de ondas o microondas emite?