O que é progressão aritmética exemplos?

Perguntado por: Afonso Cunha  |  Última atualização: 1. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

Progressão arimética é uma sequência numérica em que a diferença entre um termo e seu antecessor resulta sempre em um mesmo valor, chamado de razão. Por exemplo, considere a sequência a seguir: (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20...) Podemos então dizer que a razão (r) dessa sequência numérica é 2.

Como se faz uma progressão aritmética?

Para desenvolver uma dessas progressões, admite-se um primeiro elemento, chamado de a1, um coeficiente r e iniciam-se os cálculos, da seguinte forma: P.A. = (a1, a1 + r, a1 + r + r, a1 + r + r +r, …) Note que o número subscrito em a, an, representa a posição do elemento dentro da progressão.

O que é uma progressão aritmética?

A progressão aritmética (PA) é uma sequência numérica que utilizamos para descrever o comportamento de certos fenômenos na matemática. Em uma PA, o crescimento ou decrescimento é sempre constante, isto é, de um termo para o outro, a diferença será sempre a mesma, e essa diferença é conhecida como razão.

Como identificar uma progressão aritmética?

Uma progressão aritmética (PA) é uma sequência em que cada termo, a partir do segundo, é igual a soma do anterior com uma constante r dada. Dependendo do valor de r, é possível classificar uma PA como crescente, decrescente ou constante.

Como calcular a soma dos termos de uma progressão aritmética?

A soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética é (n/2)⋅(a₁+aₙ). Ela é chamada de fórmula da progressão aritmética. A soma dos n primeiros termos de uma progressão aritmética é (n/2)⋅(a₁+aₙ). Ela é chamada de fórmula da progressão aritmética.

Fácil e Rápido | Progressão Aritmética | pa

25 questões relacionadas encontradas

Como saber a razão?

Razão é dada pelo quociente entre dois números, ou seja, a divisão entre dois números, na qual devemos sempre respeitar a ordem de cada um. Ouça o texto abaixo! A razão entre dois números é dada pela sua divisão obedecendo a ordem na qual eles foram dados.

Qual e a fórmula da progressão geométrica?

Progressão Geométrica (PG) é uma continuidade numérica em que a divisão de um termo com o seu anterior, exceto o primeiro, resultará em um único valor, a chamada razão (q), ou seja: PG: (a1, a2, a3, a4, ..., an) , sendo q = (a2/a1 = a3/a2 = a4/a3,...)

O que significa N na progressão aritmética?

Ouça o texto abaixo! O termo geral de uma progressão aritmética (PA) é uma fórmula usada para encontrar um termo qualquer de uma PA, indicado por an, quando seu primeiro termo (a1), a razão (r) e o número de termos (n) que essa PA possui são conhecidos.

Onde e aplicada a progressão aritmética?

As progressões são aplicadas aos mais diversos campos de estudos em matemática. Chama-se Progressão Aritmética (PA) toda seqüência numérica (a1, a2, ..., an) cujos termos, a partir do segundo, são iguais ao anterior somado com um valor constante. A essa constante denominamos razão da PA, indicada por r.

Como calcular a sequência numérica?

Quando conhecemos o primeiro termo da sequência e, para encontrar o segundo, somamos o primeiro a um valor r e, para encontrar o terceiro termo, somamos o segundo a esse mesmo valor r, e assim sucessivamente, a sequência é classificada como uma progressão aritmética.

Onde surgiu a progressão aritmética?

De acordo com o artigo Progressões Aritméticas e Geométricas: História, Conceitos e Aplicações De Lima, et al (2013), as progressões foram estudadas desde povos muito antigos como os babilônicos. Inicialmente, procurou-se estabelecer padrões como o da enchente do Rio Nilo.

Qual é a soma dos 30 termos iniciais da progressão aritmética?

Portanto, a soma dos 30 termos iniciais da progressão aritmética (3, 10, 17, ...) é igual a 3135.

O que e progressão geométrica exemplos?

Uma progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica onde cada termo é igual ao produto de seu antecessor com uma constante, chamada razão da PG. Em outras palavras, a diferença entre dois termos quaisquer e consecutivos de uma PG é uma constante. Exemplo de progressão geométrica: (1, 3, 9, 27, 81, …)

O que significa a progressão geométrica?

Uma progressão geométrica (PG) é uma sequência em que cada termo, a partir do segundo, é o produto do anterior por uma constante q dada. Dependo do valor de q, e do primeiro termo da sequência, a1, é possível classificar uma PG como crescente, decrescente, constante ou alternada.

Qual é a razão entre 8 é 4?

No caso da proporção, trata-se de uma igualdade entre duas razões diferentes. Ou seja, quando duas frações encontram o mesmo resultado, tratam-se de razões proporcionais. Por exemplo, há uma proporção entre a razão de 6 e 3 e a razão de 8 e 4, uma vez que 6/3 = 2 = 8/4.

Qual é a razão de 0 25 é 5?

Então a razão entre... 1/5.

Como fazer o cálculo de proporção?

Uma proporção é dada pela igualdade entre duas razões e o processo de resolução consiste na seguinte situação: “o produto dos extremos é igual ao produto dos meios” ou utilizando a eventual multiplicação cruzada.

Como calcular o primeiro termo de uma progressão geométrica?

Para calcular o termo geral de uma Progressão Geométrica (PG), é necessário encontrar a razão (q) da PG, que é obtida pela divisão de um termo pelo seu antecessor. Portanto, o termo geral da PG é dado por an = 4 * 4^(n-1).

Como resolver uma PA infinita?

Se a PA for infinita, será necessário limitar o número de termos que serão somados. Quando isso ocorrer, pode ser necessário usar outros conhecimentos sobre PA para se obter o último termo a ser somado. Determine a soma dos 50 primeiros termos da PA a seguir: (5, 10, 15, …).

Artigo anterior
É possível importar sem ser taxado?
Artigo seguinte
Como pegar minha chave SSH?