O que é prejuízo fiscal e contábil?
Perguntado por: Xavier Cunha | Última atualização: 27. April 2022Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)
Eventual apuração de resultados negativos na contabilidade (custos e despesas superiores às receitas), o denominado “Prejuízo Contábil”, serve de base inicial para apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL), que poderá ou não gerar um “Prejuízo Fiscal” (base de cálculo negativa para ...
Qual a diferença entre prejuízo Fiscal e contábil?
Diferentemente do prejuízo contábil, o prejuízo fiscal tem sua origem na determinação do lucro real, ou seja, partindo-se do resultado do exercício, positivo ou negativo, são efetuados os ajustes de adição e exclusão na parte A do Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR, conforme determinação da legislação do Imposto ...
O que é um prejuízo fiscal?
Prejuízo Fiscal é aquele decorrente do resultado negativo da base de cálculo do lucro real, na apuração do IRPJ e da CSLL.
O que é prejuízo contábil?
O prejuízo contábil origina-se na contabilidade, quando as receitas de determinado exercício são superadas pelas despesas e custos (sob o regime de competência), sendo sua compensação efetuada com reservas existentes ou com lucros contábeis futuros.
Como contabilizar o prejuízo fiscal?
A legislação do Imposto de Renda permite que eventuais prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores sejam compensados com os lucros apurados posteriormente da pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real. Entretanto, a compensação de tais prejuízos é limitada a 30% do lucro real antes da compensação.
Prejuízo Fiscal x Prejuízo Contabil
Como contabilizar o prejuízo?
Esse prejuízo deve ser lançado respeitando a divisão de categorias de operações. Para isso, há duas colunas: “Operações Comuns” e “Day-Trade”. Insira o valor correspondente em cada uma delas. Caso o valor do prejuízo supere o lucro, a diferença negativa aparece na opção “Prejuízo a compensar”.
Como lançar prejuízo fiscal no Lalur?
Após a apuração do resultado do período, se o Resultado apurado for um Lucro, o sistema lançará a compensação do prejuízo fiscal prevista na Lei automaticamente na Parte A do LALUR. Você deve verificar o valor informado e lançá-lo na parte B manualmente o valor dessa compensação.
O que é prejuízo do exercício?
Prejuízo contábil: é aquele apurado pela contabilidade na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), sendo sua compensação efetuada com lucros e/ou reservas contábil em períodos futuros; e.
O que é prejuízo fiscal e base negativa da CSLL?
BASE DE CALCULO NEGATIVA DA CSLL. A base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL - surge quando o valor contábil do resultado, ajustado pelas exclusões e adições previstas na legislação da CSLL, resultar em valor menor que zero.
O que é o lucro contábil?
Lucro contábil é o resultado da receita total da empresa menos os seus custos totais. É o lucro divulgado em resultados financeiros e considera os custos explícitos da operação. Como o próprio nome sugere, o conceito de lucro contábil vem da contabilidade.
Quando a empresa tem prejuízo?
O prejuízo fiscal, como o nome sugere, aborda apenas o imposto sobre o lucro pago a mais, quando a empresa de fato não apresentou lucro no período. Já o prejuízo contábil ocorre quando as receitas da empresa são menores do que as suas despesas e custos.
Como funciona o prejuízos acumulados?
Os prejuízos acumulados são o saldo contábil negativo da empresa antes de este ser assimilado pelo lucro acumulado. Na prática, trata-se do acumulado dos resultados negativos de uma companhia em determinado período.
Qual a diferença entre lucro contábil e fiscal?
A diferença entre o lucro contábil e fiscal (DCF) indica o grau de desconformidade do lucro tributável ao lucro societário. Se a desconformidade for criada a partir das práticas de gerenciamento de resultados há uma ineficiência informacional da contabilidade.
Pode haver prejuízo contábil e ao mesmo tempo lucro fiscal?
Não há impedimento por exemplo, para uma pessoa jurídica que sabidamente está em um período acumulando prejuízos contábeis e fiscais, optar pelo Lucro Real para gerar uma tributação de IRPJ e CSLL menor, desde que observados todos os demais impostos, contribuições e obrigações fiscais.
O que mostra o balanço patrimonial?
...
O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:
- os ativos;
- os passivos;
- o patrimônio líquido.
O que significa saldo negativo de CSLL?
O saldo negativo do IRPJ e da CSLL é o resultado obtido a partir das antecipações dos pagamentos realizadas durante o ano calendário em relação aos valores encontrados no ajuste anual dos tributos.
Qual a diferença entre saldo negativo e prejuízo fiscal?
O prejuízo fiscal e o saldo negativo de IRPJ/CSLL
Caso o ajuste fiscal da empresa demonstre a ocorrência de saldo negativo (oriundo da identificação de prejuízo fiscal que é calculado por meio do prejuízo contábil), não são exigidos IRPJ/CSLL naquele período, diante da ausência de acréscimos patrimoniais tributáveis.
O que pode ser compensado com prejuízo fiscal?
O prejuízo fiscal apurado por Sociedade em Conta de Participação (SCP), somente poderá ser compensado com o lucro real decorrente da mesma SCP. É vedada a compensação de prejuízos fiscais e lucros entre duas ou mais SCP, ou entre estas e o sócio ostensivo.
O que é lucro ou prejuízo do exercício?
Representa o lucro restante depois que todo o custo e as despesas (incluindo impostos) foram deduzidos da receita total em um determinado período. Se o resultado é positivo chamamos de lucro, se é negativo, de prejuízo.
Quando há prejuízo no exercício o que acontece com o patrimônio líquido?
O prejuízo contábil apurado no encerramento do exercício deverá obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal nesta ordem. No Patrimônio Líquido deveremos apresentar apenas uma conta, ou seja, Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados e não as duas simultaneamente.
Como achar o lucro ou prejuízo do exercício?
A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo.
Como preencher a parte B do Lalur?
A parte B do Lalur deve ser preenchida apenas no último mês do ano. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até 31.12.1995, etc.
Como preencher a parte B do Lalur no ECF?
Entretanto, caso queira, é possível efetuar alterações nos lançamentos do Lalur diretamente no PVA da ECF, tanto na Parte A quanto na parte B. Para isso, clique no botão Editar Escrituração, e acesse o menu LALUR / Parte B – Controle das contas / Identificação da conta na parte B.
Como fazer o Lalur passo a passo?
O Lalur é, em resumo, composto por duas partes: uma para ajustes e outra para controle de valores. Na parte de ajustes, como o nome sugere são informados os lançamentos de ajuste no lucro líquido, as compensações, adições e exclusões de valores, chegando assim ao lucro real.
Como contabilizar o resultado do exercício?
CONTABILIZAÇÃO DE LUCRO
No encerramento do exercício social, o resultado líquido final apurado pela pessoa jurídica, sendo positivo (lucro) é classificado no Patrimônio Líquido, em Lucros do Exercício. A partir desta conta haverá a destinação.
O que é 60 salários mínimos?
Qual é o âmbito de aplicação do direito ao contraditório?