Quem determina os impostos?

Perguntado por: Doriana Teresa de Lourenço  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

Segundo a maior parte das legislações modernas, quem determina a incidência de impostos é o estado.

Quem é responsável pelos impostos no Brasil?

É a própria Constituição Federal que dá esse “poder” aos entes políticos e também estabelece os limites que devem ser respeitados para o exercício dessa competência, sobretudo os previstos no art. 150 da Constituição.

Quem determina o valor dos impostos?

A Receita Federal é o principal órgão de tributação do Brasil. O pagamento de impostos é uma das obrigações que a população brasileira tem para cumprir com o Estado, obrigação essa que recai tanto sobre as pessoas físicas (PF) quanto sobre as pessoas jurídicas (PJ).

Qual órgão é responsável pelos impostos?

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos.

Quem controla os impostos?

Basicamente fisco é uma autoridade fazendária do país que controla os pagamentos de impostos em todas as esferas tributárias no país, o fisco é comumente conhecido como o órgão fiscalizador na esfera federal, porém ele atua em área municipal e estadual também.

Impostos no Brasil

23 questões relacionadas encontradas

Quem é o responsável tributário?

Em direito tributário, a responsabilidade tributária é daquele que, sem se revestir na qualidade de contribuinte, possui o dever legal de recolher tributos em nome deste. Assim, a obrigação é redirecionada a um terceiro que possua relação indireta com o fato gerador praticado pelo contribuinte.

O que o governo faz com os impostos?

Na prática, o governo faz uma soma do dinheiro em caixa e vai distribuindo de acordo com as demandas públicas, seja para saúde, educação, infraestrutura, pagamento de pessoal e muitos outros. Importante entender que o IMPOSTO é apenas uma espécie de TRIBUTO.

O que a Sefaz fiscaliza?

SEFAZ é a sigla para Secretaria da Fazenda, um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Suas principais responsabilidades são fiscalizar as receitas e despesas dos 26 estados e do Distrito Federal, calcular impostos e taxas estaduais e controlar a emissão das NF-e.

Como funciona o sistema tributário brasileiro?

O sistema tributário brasileiro estabelece a forma como os impostos são arrecadados. É dividido em três esferas com tributos federais, estaduais e municipais. O recolhimento tem o objetivo de custear os serviços prestados à população, melhorar a infraestrutura das entidades e pagar os servidores públicos.

Qual a diferença de impostos e tributos?

As diferenças entre imposto, tributo e taxa são as seguintes: Tributo é toda prestação compulsória e em dinheiro (pecuniária) que alguém deve em virtude de lei. Imposto é o tributo cobrado independente de uma prestação de serviço específica.

Porque os impostos são altos no Brasil?

Uma das principais causas para o aumento da carga tributária brasileira está no aumento dos gastos públicos. Após a estabilização do Real, o Brasil reduziu a emissão de moeda e, para financiar os gastos foi preciso aumentar a carga tributária. Pagamos imposto sobre quase tudo.

Qual o sistema tributário que o Brasil adota?

Diferente de outros países que adotam apenas um tributo para o consumo, o Brasil adota cinco – PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. Eles são regulados pela União, pelos 27 estados e 5.570 municípios.

Por que os impostos existem?

Tributos - São valores arrecadados pelo Estado para custear direitos constitucionais como saúde e educação. Podem ser cobrados na forma de imposto, taxa ou contribuição. Imposto - É o tributo mais importante cobrado pelo Estado para financiar gastos sociais e serviços públicos.

Quais são os 4 regimes tributários do Brasil?

No Brasil, as empresas podem optar por quatro regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O enquadramento define quais obrigações deverão ser cumpridas pelas organizações, além de determinarem uma série de outras especificidades.

Como é feita a tributação?

A tributação direta ocorre por meio do pagamento diretamente ao governo ou órgão da administração. É o caso das taxas, IPVA, IPTU, IRPF, COFINS, CSLL. Já a tributação indireta, ocorre quando o tributo já está embutido no valor do bem ou serviço que se consome, como o ICMS, IPI, ISS, CIDE.

Como o governo controla e investe o dinheiro dos tributos?

Resposta verificada por especialistas. O controle e investimento do dinheiro dos tributos pelo governo são feitos através da Lei do Orçamento ou Lei Orçamentária, que inclui como deverá ser realizado o dinheiro recolhido, investido e pagamento das contas públicas.

O que é o que significa Sefaz?

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo é responsável pela arrecadação dos tributos estaduais, entre eles o ICMS, IPVA e o ITCMD, pela gestão financeira e pelo planejamento e controle da execução orçamentária da administração estadual.

Qual a diferença de Receita Federal e Receita Estadual?

Em resumo, a Receita Federal é responsável pela arrecadação e fiscalização de impostos a nível federal, enquanto a Secretaria da Fazenda é responsável pela arrecadação e fiscalização de impostos a nível estadual ou municipal. Ambas são fundamentais para o funcionamento da economia e para o equilíbrio fiscal do país.

O que um Sintegra?

O Sintegra (Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é um software central que unifica as informações do contribuinte e as transfere para os fiscos estaduais.

Onde vai o dinheiro dos impostos?

“O dinheiro dividido com os Estados e Municípios é repassado por meio do Fundo de Participação dos Estados e Fundo de Participação dos Municípios, que possuem regra própria para sua divisão (por exemplo, no caso de Municípios, há uma divisão entre capitais e demais municípios, e também conforme a população de cada ...

Onde o governo guarda o dinheiro dos impostos?

Parte dos recursos arrecadados é repassada para os Estados e Municípios, para que eles possam pagar as despesas da própria máquina pública e oferecer a estrutura necessária para a população em diversos âmbitos: na saúde, educação, cultura, lazer, entre outros.

Onde fica guardado o dinheiro dos impostos?

Funciona assim: todos os impostos arrecadados vão para o Governo Federal. Depois ele os distribui para União, Estados e Municípios.

Qual a diferença entre o contribuinte e o responsável tributário?

O contribuinte é aquele que tem relação direta com a situação que constitua o fato gerador da respectiva obrigação. Responsável é o que, sem revestir a condição de contribuinte, é obrigado ao recolhimento por expressa disposição legal.

O que diz o artigo 123 do CTN?

123 do Código Tributário Nacional - CTN, segundo o qual "salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, não podem ser opostas à Fazenda Pública, para modificar a definição legal do sujeito passivo das obrigações tributárias correspondentes".

Artigo anterior
Onde começou o povoamento no Brasil?
Artigo seguinte
Qual o papel do gestor na mediação de conflitos?