O que é pozolana do cimento?

Perguntado por: Raquel Liliana de Silva  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)

A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.

Para que serve a pozolana no cimento?

“O cimento com adição de pozolana mostra uma sensível redução na reação álcali-agregado, comum nas grandes obras civis”, declara o professor Yamamoto. Ou seja, com o passar do tempo, o concreto com pozolana torna-se menos permeável e mais compacto do que aquele produzido pelo uso do cimento comum.

O que é o efeito pozolânico?

O fato de a cinza apresentar efeito pozolânico significa que o material tem a capacidade de reduzir o calor de hidratação do cimento, de inibir a reação álcali-agregado, elevar a resistência ao ataque por cloretos e sulfatos, ou seja, resumindo, a pozolana é uma adição que eleva a durabilidade do concreto com relação a ...

O que é um material Silicoso?

Materiais silicosos ou sílico-aluminosos que têm pouco ou nenhum valor cimentíceo, mas, quando finamente subdivididos e na presença de umidade, reagem quimicamente com o hidróxido de cálcio à temperatura ambiente formando compostos com propriedades cimentíceas.

O que é material pozolânico e qual quais sua s importância S ao ser adicionado ao Cimento Portland?

As principais vantagens na utilização dos Cimentos Portland de alto-forno (CP III) e pozolânico (CP IV) estão ligadas à maior estabilidade, durabilidade e impermeabilidade que conferem ao concreto; ao menor calor de hidratação; à maior resistência ao ataque por sulfatos; à maior resistência à compressão em idades mais ...

COMO FUNCIONA O CIMENTO POZOLÂNICO EM ARGAMASSAS E CONCRETOS. (CP-II-Z E CP-IV)

18 questões relacionadas encontradas

O que significa ABCP e qual a sua importância?

A Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP foi fundada em 1936 com o objetivo de promover estudos sobre o cimento e suas aplicações. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida voluntariamente pela indústria brasileira do cimento, que compõe seu quadro de Associados.

O que é argila calcinada?

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) demonstrou que a argila calcinada (agregado sintético de argila) é uma alternativa ambientalmente viável como matéria-prima para construção civil em Manaus, em substituição ao seixo.

O que é clínquer na construção civil?

O clínquer é um material granular e rígido, como pode ser observado na imagem abaixo. De maneira geral, pode-se dizer que o clínquer é considerado um pó homogêneo (farinha), de diferentes matérias-primas moídas e misturadas que, quando submetido a altíssimas temperaturas, se transforma em rocha.

O que é pozolana material utilizado nas construções romanas?

O nome das pozolanas é originário de rochas vulcânicas encontradas na região de Pozzuoli, perto do Monte Vesúvio, no Sul da Itália. Misturadas e moídas com cal, elas se transformam em um material cimentício e foram utilizadas pelos romanos em grandes obras como o Coliseu, a partir de 65 depois de Cristo.

O que significa CP 2 Z 32?

O cimento Portland CP II-Z contém adição de material pozolânico que varia de 6% à 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.

Como se forma a escória do alto forno?

As escórias se formam pela fusão das impurezas do minério de ferro, juntamente com a adição de fundentes (calcário e dolomita) e as cinzas do coque.

O que é a sílica ativa?

A Sílica Ativa é um pó fino pulverizado obtido do processo de fabricação do silício metálico ou ferro silício. Portanto é um produto de origem metalúrgica, o que lhe confere maior estabilidade quanto a sua composição química e física.

Quais as principais adições ativas?

Os aditivos mais populares na construção civil são os plastificantes, retardadores de pega, incorporadores de ar e outros. As adições normalizadas para concreto, NBR 12653 – Materiais Pozolânicos, são o Metacaulim e a Sílica ativa.

Para que serve a escória no cimento?

Recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacadas por sulfatos.

Quais as razões do uso da pozolana é da escória de Alto-forno como adição ao cimento Portland?

Em geral, há um incremento na resistência, na permeabili- dade e aumento da durabilidade ao ataque químico, podendo ocorrer redução das fissuras térmicas devido ao menor calor de hidratação.

O que é o filler do cimento?

O filler é uma matéria-prima que dispensa tratamento térmico (calcinação) – processo que, na fabricação de cimento, é responsável por mais de 80% do consumo energético e 90% das emissões de CO2.

O que é o que é Cimento Portland?

Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento. O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água.

Qual a resistência do cimento cp4?

Devido às suas características, o CP IV, é indicado na concretagem de grandes volumes. Da mesma forma, por também ser pouco poroso, pode ser utilizado em locais expostos a água corrente. A sua resistência é de: 25 e 32 MPa.

Quais os tipos de cimento existentes no mercado?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Como se faz o clínquer?

O clínquer Portland é obtido a partir da queima das matérias-primas (fontes de CaO, SiO2, Al2O3 e Fe2O3, entre outros) em um forno rotativo a temperaturas de até 1450 ºC.

Qual a diferença entre clínquer e cimento?

O clinquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

O que compoe o clínquer?

O clínquer é constituído, em sua maior parte, por silicatos (75%) e numa proporção menor, de aluminatos e ferro- aluminatos cálcicos [3, 4, 6-8]. Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO.

O que é o Selo de Qualidade ABCP concedido às empresas que fabricam blocos?

O Selo da Qualidade ABCP é uma garantia de que os produtos oferecidos ao mercado atendem às normas técnicas da ABNT ou de órgão similar de normalização técnica.

Qual a composição química do cimento Portland?

Pela definição de cimento Portland, dada anteriormente, deduz-se que ele é constituído principalmente de material calcário, como a rocha calcária ou o giz, e de alumina e sílica encontradas em argilas ou folhelhos. A marga, uma mistura de materiais argilosos e calcários, também é utilizada.

Artigo anterior
Qual é a posição atual do STF sobre a hierarquia dos tratados de direitos humanos?
Artigo seguinte
Onde posso divulgar minhas vendas?