Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?

Perguntado por: Mia Maria Leal  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (30 avaliações)

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Quando utilizar uma sapata?

As sapatas são indicadas para regiões onde e solo é estável e com boa resistência nas camadas superficiais e suportam grande capacidade de cargas comparadas a outros tipos de fundação rasa ou direto como blocos não armados, radier e viga baldrame.

Qual o melhor tipo de solo para fundação?

Solo argiloso

Porém, normalmente as fundações rasas são as mais utilizadas nesses tipos de solo, sendo que caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. Para atingir mais segurança, o uso de estacas também é recomendado, mas não usual.

Qual o tipo de sapata é recomendada para terrenos com solo firme e de boa resistência?

SAPATA ISOLADA

Elas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência.

Quando usar uma sapata isolada?

A sapata isolada é indicada para terrenos que aguentam bastante pressão e também quando a carga que será distribuída é pequena.

OS TIPOS DE SOLO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

19 questões relacionadas encontradas

O que é uma sapata isolada?

As sapatas isoladas são normalmente utilizadas para fundações rasas, de modo a suportar cargas transferidas por vigas ou pilares, por exemplo. As sapatas isoladas podem ser executadas em concreto simples ou armado.

Quando usar fundação direta?

Este tipo de fundação é geralmente bastante utilizada em obras de menor porte, como casas simples de até dois andares, que não demandam muito esforço em suas fundações.

Qual é o melhor tipo de fundação para casas de um só pavimento?

Em casos de baixa resistência do solo, será necessário utilizar fundações profundas ou indiretas. As fundações profundas que mais utilizam em casas são as estacas tipo broca, cilindros de concreto e aço enterrados que ligam as fundações com solos mais firmes. Existe também a fundação com estacas.

Como escolher a fundação ideal?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:
  1. Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
  2. Natureza e características do subsolo no local da obra.
  3. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
  4. Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.

Como saber quantas sapatas usar?

Como fazer a fundação para construção de casas
  1. 1 - Quantas sapatas são necessárias? Naturalmente, vai depender do tamanho da obra; em média, para cada 60 m2 de construção, aconselhamos pelo menos 9 sapatas, como é mostrado na figura abaixo:
  2. 2 - Qual a profundidade e a medida das sapatas?

Qual tipo de solo é mais resistente?

Podemos dizer, de maneira simplificada, que quanto “menor” a resistência, mais profunda precisa ser a fundação. Se pensarmos na resistência como densidade, é a quantidade de areia da composição do terreno que irá definir o quanto ele é resistente: quanto mais arenoso o solo, menos resistente será.

Qual é o solo mais resistente?

O solo argiloso é o mais comum no Brasil, é considerado bom para construir, pois ele é bastante denso e se aglutina com facilidade, isso faz com que seja um solo muito resistente quando é bem compactado e permite o uso de fundações rasas como sapatas e radiers.

Para que serve sapata de ferro?

A Sapata anti-brilho é uma pelicula anti-aderente e resistente ao calor. Uma vez colocada em qualquer ferro de passar roupa, evita a queima dos tecidos e aquele indesejável brilho, causado pelo excesso de calor.

Como calcular o tamanho da sapata?

Dimensões da sapata isolada
  1. 1º Passo: Calcular a Área. ...
  2. 2º Passo: Determinar Valor de B. ...
  3. 3º Passo: Determinar Valor de L. ...
  4. 4º Passo: Verificar as Dimensões. ...
  5. 5º Passo: Determinar as Alturas. ...
  6. 6º Passo: Determinar os Momentos Atuantes. ...
  7. 7º Passo: Determinar armadura da sapata isolada. ...
  8. 8º Passo: Verificar ao Cisalhamento.

Qual a importância de um bom dimensionamento de sapatas em estruturas de dois ou mais pavimentos?

Assim, o uso de uma única sapata associada é mais indicado, porque ela consegue receber a carga de dois ou mais pilares próximos. Para se obter o equilíbrio entre as medidas da viga de rigidez e os balanços da laje, a sapata deverá ser centrada no centro de gravidade dos pilares.

O que determina a escolha de uma fundação?

Basicamente, os critérios para escolha das fundações são três: o técnico, o econômico e o de mercado. O critério técnico para a escolha das fundações deve garantir a segurança à ruptura e os recalques aceitáveis para a estrutura, além de evitar danos às edificações vizinhas.

Quais fatores para uma fundação adequada?

De maneira geral a escolha da fundação adequada é uma combinação que depende da carga, do solo, do entorno e do nível do lençol freático. Mas tudo isso deverá ser bem analisado pelo engenheiro calculista e os profissionais envolvidos nessa etapa.

Como classificar as fundações?

As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.

Qual o tipo de fundação mais barata?

A solução mais barata é aquela em que você consegue apoiar a fundação nas camadas superficiais do terreno, o que exige menos escavação e executivamente é mais simples. Então, a primeira solução de fundação que sempre é pensada para qualquer tipo de obra é a fundação direta.

Qual tipo de alicerce mais barato?

Fundação direta

Esse tipo de alicerce, também conhecido como fundação rasa, é o mais fácil e mais barato.

Quais são os tipos de fundação?

Os tipos de fundações rasas mais populares são:
  • Sapata isolada. É uma fundação indicada para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
  • Sapata corrida. ...
  • Viga baldrame. ...
  • Radier. ...
  • Estacas. ...
  • Tubulões. ...
  • Caixões.

Qual a diferença entre uma fundação direta e uma fundação profunda?

*Fundações diretas profundas são aquelas que ultrapassam 2 metros de profundidade onde a camada de resistência do solo é mais profunda, são os tubulões e os caixões. · FUNDAÇÕES INDIRETAS: As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo.

O que é uma fundação direta?

Fundação direta (ou fundação superficial, fundação rasa e fundação em superfície) é o tipo de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominante pelas tensões distribuídas sob a base do elemento estrutural de fundação e em que a profundidade de assentamento é inferior a duas vezes a menor dimensão da ...

Qual a diferença entre fundações diretas e fundações indiretas?

Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.

Artigo anterior
Quanto cobra um engenheiro para fazer uma ART?
Artigo seguinte
O que causa a neurose?