Quem pode figurar no polo passivo do habeas corpus?

Perguntado por: Mateus Magalhães Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

A ação popular pode ser impetrada por pessoa jurídica. O particular pode figurar no polo passivo da ação de habeas corpus.

Quem figurar no polo passivo do habeas corpus?

O pólo passivo do habeas corpus é ocupado pela autoridade apontada como coatora, cujo ato signifique ao paciente um constrangimento à sua liberdade de vir, ir e ficar.

Quem são as partes no habeas corpus?

Do processo de habeas corpus participam as seguintes pessoas:
  • O Impetrante – é aquele que requer ou impetra a ordem de habeas corpus a favor do paciente;
  • O Paciente – é o individuo que sofre a coação, a ameaça, ou a violência consumada;
  • O Coator – é quem pratica ou ordena a prática do ato coativo ou da violência;

Quem tem legitimidade para impetrar habeas corpus?

O habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa, inclusive pelo próprio beneficiário, tenha ou não a capacidade postulatória (capacidade de peticionar em juízo - advogado). Se o paciente for analfabeto, alguém poderá assinar o pedido a seu rogo.

Quem pode ser autoridade coatora no habeas corpus?

Nesse caso, qualquer pessoa física que se achar ameaçada de sofrer lesão a seu direito de locomoção tem direito de fazer um pedido de habeas corpus. ... O acusado de ferir seu direito é denominado “coator”.

TUDO SOBRE AS PARTES NO HABEAS CORPUS

26 questões relacionadas encontradas

Quem é a autoridade coatora no habeas corpus?

Em sede de mandado de segurança, é a pessoa a que se atribui a violação do direito, e no âmbito do habeas corpus, é a pessoa responsável pela violência ou coação ilegal à liberdade de locomoção do paciente.

Quem possui a legitimidade ativa para a interposição do HC?

Possui legitimidade ativa (para impetrar o habeas corpus) qualquer pessoa, como outrora dito, não importando sexo, estado civil, profissão, ou qualquer outra coisa.

Quem pode impetrar?

Impetrar é a mesma coisa que acionar o direito de pedir um mandado de segurança. Qualquer pessoa física ou jurídica que sinta que um direito seu não está podendo ser exercido corretamente devido a um ato irregular de uma autoridade ou órgão que exerce poder público pode impetrar o mandado de segurança.

Quais os requisitos do habeas corpus?

Os requisitos do habeas corpus são dois, dessa maneira: a ameaça ou a violação à liberdade de locomoção; que a coação seja realizada em ilegalidade ou abuso de poder.

Quem pode fazer um habeas data?

É garantido a todo cidadão brasileiro o direito a requerer habeas data. A ação é gratuita, não são cobradas custas judiciais. Mas o cidadão precisa acionar um advogado. É importante perceber também que o impetrante pode apenas pedir acesso a seus próprios dados, e não de terceiros.

Quem é o impetrante é o impetrado?

Impetrante é a pessoa física ou jurídica que ingressa com o mandado na Justiça. Impetrado é a “autoridade coatora”, ou seja, a autoridade que restringiu ou feriu o direito da pessoa que ingressa com a medida judicial.

Quem é o impetrante no habeas data?

Sobre solicitação do habeas data

Assim, o titular dos dados pode impetrar o Habeas Data sempre que julgar necessário, independentemente de qualquer motivo. Nesse contexto, então, é importante destacar que existe uma diferença entre o direito de obter informações sobre si (art.

Não é possível particular figurar no polo passivo de mandado de injunção?

Ressalta-se que há precedentes na Suprema Corte no sentido de que a “União não tem legitimidade para figurar no polo passivo do mandado de injunção. A omissão no dever de legislar deve ser imputada ao órgão público inerte, e não à pessoa jurídica de direito público a que pertence.

Qual é a ordem correta dos requisitos do pedido petição de habeas corpus?

A petição do "habeas corpus" deverá conter: "o nome da pessoa que sofre ou está ameaçada de sofrer violência ou coação e o de quem exercer a violência, coação ou ameaça; a declaração da espécie de constrangimento ou, em caso de simples ameaça de coação, as razões em que funda o seu temor; a assinatura do impetrante, ou ...

Quando se concede habeas corpus?

LXVIII - conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder; Código de Processo Penal - Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941.

Quais são os tipos de habeas corpus?

Habeas corpus é também chamado de “remédio judicial ou constitucional”, pois ele tem o poder de cessar a violência e coação que indivíduos possam estar sofrendo. Existem dois tipos de habeas corpus: o habeas corpus preventivo, também conhecido como salvo-conduto, e o habeas corpus liberatório.

Quem pode impetrar um mandado de segurança?

QUEM PODE IMPETRAR UM MANDADO DE SEGURANÇA? Assim como todos os remédios constitucionais, o mandado de segurança pode ser acionado por qualquer cidadão que acredite que algum direito seu foi violado, ou que tenha motivos razoáveis para acreditar que seus direitos serão violados.

Quem pode impetrar HD?

–Legitimidade Passiva: O HD pode ser impetrado contra qualquer instituição pública ou privada, pertencente a órgão público ou prestadora de serviço de interesse público, desde que mantenha bancos de dados. ... O aspecto que determina o cabimento da ação será o fato de o banco de dados ser de caráter público.

Quem pode impetrar um mandado de injunção?

Assim como o mandado de segurança, o mandado de injunção pode ser individual ou coletivo. O mandado individual é feito por qualquer cidadão ou pessoa jurídica. Já o coletivo compete a alguns órgãos e entidades públicos: Ministério Público, partidos políticos, organizações sindicais e a Defensoria Pública.

Quem tem legitimidade passiva no mandado de segurança?

4) Legitimidade Passiva em mandado de segurança – Lei 12016/2009. Não há unanimidade doutrinária nesse ponto. O Prof. Bernardo Gonçalves afirma que a legitimidade passiva é da autoridade coatora, assim denominada aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática (art.

Qual a competência quando a autoridade coatora for promotor de justiça?

96, III, da Constituição Federal, a competência originária para julgar habeas corpus,em sendo a autoridade coatora Promotor Público, é do Tribunal de Justiça Estadual.

Quem julga HC contra promotor de justiça?

A competência para processar e julgar habeas corpus contra ato de Promotor de Justiça do Distrito Federal é do Tribunal Regional Federal, porquanto, como integrante do Ministério Público da União (art. 128 - CF ), está submetido, em matéria criminal, à jurisdição originária daquela Corte (art. 108, I, a).

Quem julga habeas corpus contra juiz de direito?

- Compete ao Tribunal de Justiça o processo e julgamento de habeas corpus impetrado contra ato de Juiz de Direito não investido de jurisdição federal, uma vez que a tal Corte está o Magistrado vinculado, por força de sua jurisdição.

Quem é o polo passivo no mandado de injunção?

Na seara do mandado de injunção, o polo passivo deve ser ocupado pela autoridade que tenha competência constitucional ou legal para dar início ao processo legislativo, cuja lacuna se questiona, ou pelo presidente do órgão colegiado legislativo que tenha essa mesma competência. Posicionamento do STF.

Qual a legitimidade passiva do mandado de injunção?

Assim, a legitimidade passiva no processo da ação de injunção deve ser determinada pela lide, atual ou iminente, ocupando o polo passivo da relação processual quem, no conflito, exercer a resistência, opondo-se, ou ameaçando opor ao exercício do direito ou da liberdade, emergente da constituição, ou da prerrogativa, ...

Artigo anterior
Como tirar mancha de ferida da pele caseiro?
Artigo seguinte
Como inserir várias páginas no Word?