O que é polissemia e exemplos?

Perguntado por: Jorge Daniel de Torres  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe os exemplos: 1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho.

O que é polissemia e dê exemplos?

Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.

Quais são as palavras polissemia?

A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
  • estetoscópio (instrumento médico);
  • eneágono (polígono com nove ângulos);
  • vulcanologista (especialista em vulcanologia).

O que é a figura de linguagem polissemia?

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Foi todo picado logo depois de pisar no formigueiro?

Foi todo picado logo depois de pisar num formigueiro. Na sentença 1, formigueiro tem o sentido de multidão, na oração 2, significa coceira. E, por último, na frase 3, o formigueiro refere-se à toca das formigas.

Entenda a Polissemia com exemplos práticos do cotidiano. Gramática/semântica ??‍?

24 questões relacionadas encontradas

Quando ocorre a polissemia?

Uma palavra é considerada polissêmica quando apresenta vários significados, sendo possível estabelecer uma relação entre esses vários significados. Alguns estudiosos da língua defendem que é possível discernir esses sentidos por meio da consideração do contexto.

O que é efeito polissêmico?

A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

É polissemia?

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

O que é Paronímia e exemplos?

As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que são palavras homônimas?

Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

O que é sentido figurado exemplo?

O que é sentido figurado ou conotação

Por outro lado, a conotação trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Por exemplo, na frase “Há dias que amanhecem noite”, a palavra “noite” possui o sentido de “triste” ou “sombrio”.

O que são palavras Monossemicas?

Significado de Monossêmico

adjetivo [Linguística] Relativo a monossemia, que apresenta somente um único significado, por oposição ao que é polissêmico (com múltiplos significados): vocábulo monossêmico, análise monossêmica. Etimologia (origem da palavra monossêmico). Monossemia + ico.

Qual a diferença entre polissemia e paronímia?

Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

O que é relação de paronímia?

A paronímia acontece quando palavras, com significados diferentes, estabelecem entre si uma relação de semelhança na pronúncia e na escrita. Não são iguais, são parecidas! Essas palavras são chamadas de “parônimas”.

O que são hormônios e Paronimos?

Palavras que possuem a mesma grafia e som, porém com significados diferentes, são caracterizadas como parônimos e homônimos. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

O que é ambiguidade e exemplos?

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.

O que é ordem alfabética polissemia?

Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.

Como está a costela me dói um pouco?

Dor na costela é um sintoma que geralmente está relacionado a pancadas na região do peito ou das costelas. No entanto, também pode ser sinal de problemas respiratórios e, em casos mais graves, pode até indicar câncer ou infarto.

Quais são os tipos de ambiguidade?

Tipos de ambiguidade
  • Uso indevido de pronomes possessivos.
  • Colocação inadequada de palavras.
  • Uso de forma indistinta entre o pronome relativo e a conjunção integrante.
  • Uso indevido de formas nominais.

Quando uma palavra tem duplo sentido?

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas.

Quais são as palavras em sentido figurado?

Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso. A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.

O que é uma linguagem figurada?

Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.

Quais são os tipos de linguagem figurada?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Artigo anterior
Como Jughead morre?
Artigo seguinte
Qual é o salário de um Soldado do Exército?