Quais as finalidades do habeas data?

Perguntado por: Davi Bruno Torres de Simões  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (12 avaliações)

O habeas data é um instrumento processual, constante do rol dos remédios constitucionais, que tem como finalidade garantir que a pessoa física ou jurídica tenha acesso ou promova a retificação de suas informações, que estejam registradas em banco de dados de órgão públicos ou instituições similares.

Qual a finalidade do habeas data quando estará configurado o interesse de agir da referida ação?

Celso de Mello, DJU de 19-10-2006). A finalidade do habeas data é garantir o direito de conhecimento da existência de dados relacionados à pessoa do impetrante, à emenda destes dados, caso desacertado, e a suplementação, através de contestação ou explicação.

Qual a finalidade de um habeas corpus?

Ação judicial para garantir liberdade diante de prisão ilegal. O habeas-corpus é considerado um remédio constitucional, ou seja, um instrumento processual para garantir a liberdade de alguém, quando a pessoa for presa ilegalmente ou tiver sua liberdade ameaçada por abuso de poder ou ato ilegal.

Quais são as hipóteses de cabimento do habeas data?

O habeas data está positivado no inciso LXXII do art. 5º da Constituição da Federal, o qual traz duas hipóteses de cabimento: (a) para se ter acesso à informação; (b) para a retificação da informação. Há uma terceira hipótese na Lei nº 9.507/1997, art. 7º, inciso III, que é (c) para a complementação da informação.

O que o habeas data protege?

Em linhas gerais, o Habeas Data serve para permitir o acesso e o conhecimento sobre eventual registro e armazenamento de dados que dizem respeito ao titular dessas informações. Além de autorizar o acesso a esses dados, o Habeas Data também serve para retificá-los, caso sejam falsos ou incorretos.

"Habeas Data" - Art. 5º, LXXII, da CF/88

30 questões relacionadas encontradas

Quais direitos são protegidos pelos instrumentos habeas corpus e habeas data?

O objetivo básico é a tutela da liberdade física, no sentido de ir, ficar e vir, ou da liberdade de locomoção.

Qual é o objetivo do mandado de injunção?

Na prática, o Supremo Tribunal Federal concede o mandado de injunção quando a pessoa ou grupo reclamante exige a regulamentação de direitos constitucionais ainda não tratados em leis ordinárias, como o direito de greve dos servidores públicos.

É cabível a impetração do habeas data na hipótese?

Não é cabível a impetração de habeas data na hipótese, pois, de acordo com o Art. 5º, inciso LXXII, da CRFB/88, este remédio constitucional destina-se a assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.

Quais os requisitos para impetração do habeas data?

Como requisito para impetrar o habeas data, deve haver a recusa pela via administrativa ao acesso a informação, como estabelece a Súmula nº 2 do Superior Tribunal de Justiça, que dispõe: “Não cabe o habeas data (CF, Art. 5º, LXXII, letra a) se não houve recusa de informações por parte da autoridade administrativa. ”

O que é habeas data exemplo?

O habeas data é um instrumento processual, constante do rol dos remédios constitucionais, que tem como finalidade garantir que a pessoa física ou jurídica tenha acesso ou promova a retificação de suas informações, que estejam registradas em banco de dados de órgão públicos ou instituições similares.

Quais os requisitos do habeas corpus?

Os requisitos do habeas corpus são dois, dessa maneira: a ameaça ou a violação à liberdade de locomoção; que a coação seja realizada em ilegalidade ou abuso de poder.

Qual o cabimento do habeas corpus?

Deste modo, cabe habeas corpus quando o indivíduo está preso e quando encontra-se na iminência de o ser. Por conseguinte, quando o paciente estiver segregado, será expedido alvará de soltura, e quando estiver prestes a sofrer coação ilegal na sua liberdade, será concedido salvo-conduto.

Quais as espécies de habeas corpus e quais são as suas respectivas finalidades?

Dentre as espécies históricas, destacam-se os seguintes tipos: a) habeas corpus ad respondendum: destinava-se a assegurar a transferência do preso de um lugar a outro para responder a uma ação penal; b) habeas corpus ad testificandum: destinava-se a trazer uma pessoa sob custódia para prestar um testemunho; c) habeas ...

Por que o habeas data têm prioridade?

Art. 19. Os processos de habeas data terão prioridade sobre todos os atos judiciais, exceto habeas-corpus e mandado de segurança. Na instância superior, deverão ser levados a julgamento na primeira sessão que se seguir à data em que, feita a distribuição, forem conclusos ao relator.

É cabível tutela liminar em ação de habeas data?

Tanto isso é verdade que a Lei nº 9.507/97, que regula o habeas data, não previu expressamente a concessão de liminar ou antecipação de tutela.

São requisitos a serem observados para impetrar mandado de injunção?

Os pressupostos de cabimento do mandado de injunção são:
  • A inviabilidade de exercícios de direitos e liberdades e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
  • Decorrente ausência de norma regulamentadora.

Quem pode estar no polo ativo do habeas data?

Trata-se de um remédio jurídico, assim como o Habeas Corpus, facultativo, que pode figurar no pólo ativo pessoa física ou jurídica, o qual é impetrante da ação. A jurisprudência admite, que pessoas como cônjuge, ascendente, descendente ou irmão tenha também legitimidade para figurar ativamente.

Que documentos essenciais devem ser instruídos com a petição inicial do habeas data?

A petição inicial do habeas data deverá ser instruída com prova da recusa em fazer-se a retificação ou do decurso de mais de dez dias úteis, sem decisão. ... D A petição inicial deverá ser instruída com prova da recusa ao acesso às informações ou do decurso de mais de dez dias sem decisão.

É cabível a impetração do habeas data quando se pretenda acessar informações existentes em inquérito cujo trâmite se de em segredo de justiça?

PRECENDENTE DO STF (HC Nº 82354/PR). O habeas data não é o instrumento processual adequado para obrigar a autoridade coatora a prestar informações sobre inquérito/processo que tramita em segredo de justiça.

Pode habeas data contra empresa privada?

TRT: "habeas data" pode ser utilizado também contra empregador privado.

Qual a diferença de habeas corpus e habeas data?

Tanto o Habeas Corpus como o Habeas Data são dispositivos legais constitucionais que visam proteger todo e qualquer cidadão. No caso do Habeas Data, quando este é garantido, um indivíduo ganha acesso a uma base de dados que contém informação sobre ele.

Quais são as características do mandado de injunção?

“O mandado de injunção consiste em uma ação constitucional de caráter civil e de procedimento especial, que visa suprimir uma omissão do Poder Público, no intuito de viabilizar o exercício de um direito, uma liberdade ou uma prerrogativa prevista naConstituição Federal.

O que é ato de injunção?

O mandado de injunção é remédio constitucional destinado a sanar a ausência, total ou parcial, de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania (artigo 2° da Lei 13.300/2016 e artigo 5°, LXXI, da ...

Quais são o objetivo é o objeto da ADO?

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO – ADO

Desta forma, a ADO tem o objetivo de provocar o Judiciário para que seja reconhecida a demora na produção da norma regulamentadora. Caso a demora seja de algum dos Poderes, este será cientificado de que a norma precisa ser elaborada.

Quais são os direitos e garantias fundamentais?

Os direitos e garantias fundamentais estão divididos na Constituição Federal por temas específicos. São eles: direitos individuais e coletivos (artigo 5º da CF), direitos sociais (do artigo 6º ao artigo 11 da CF), direitos de nacionalidade (artigos 12 e 13 da CF) e direitos políticos (artigos 14 ao 17 da CF).

Artigo anterior
Quem foi Lutero resposta?
Artigo seguinte
O que são e como se classificam os bens públicos?