O que é partos a termo?

Perguntado por: Melissa Madalena Maia de Abreu  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

O que é parto a termo? Comumente chama-se parto a termo aquele que ocorre entre 37 e 42 semanas (258 a 293 dias) de gravidez .

O que é um parto a termo?

No passado, a gravidez era considerada “termo” de 37 a 41 semanas, ou seja, acreditava-se que em um período de cinco semanas os recém-nascidos apresentavam os mesmos resultados de saúde. Diante dessas observações, a gravidez é considerada termo de 39 semanas completas a 40 semanas e 6 dias de gestação.

O que significa parto a termo no plano de saúde?

Parto a termo são aqueles que passaram de 37 semanas de gestação. No caso dos partos prematuros, ou seja, até o fim da 36º semana, a carência máxima que pode ser aplicada é de 180 dias.

Quantas semanas é considerado parto a termo?

A alteração que teve segundo American College of Obstetricians and gynecologists and the Society for Maternal-Fetal (2013) é que a gestação a termo não é considerada a partir de 38 semanas, mas sim a partir de 39 semanas (8).

Como reduzir a carência para parto?

Já para parto prematuro, a carência é de seis meses (180 dias). Por isso, o mais correto é contratar o plano previamente (10 meses) e, após contratar, aguardar 2 meses para engravidar. No entanto, se a contratante já é gestante, determinadas exceções podem fazer com que o prazo seja reduzido.

Classificação da maturidade fetal

17 questões relacionadas encontradas

Tem como diminuir a carência de um plano de saúde?

Sim, desde que haja uma situação de urgência ou emergência. Caso o consumidor, em meio ao contrato, seja surpreendido por uma situação grave, é possível quebrar a carência e exigir que o plano de saúde cubra integralmente todos os procedimentos necessários.

Tem algum plano de saúde que não tem carência para parto?

Apesar das “armadilhas”, existe, sim, plano de saúde carência zero para parto. Ou seja, plano que não exige o cumprimento de carência. É possível conseguir essa isenção nos planos empresariais com mais de 30 vidas (mais de 30 funcionários da empresa associados).

O que significa trabalho de parto Pré-termo com parto a termo?

Parto pré-termo, também denominado parto prematuro, é o parto de um bebé antes das 37 semanas de idade gestacional. Estes bebés são denominados prematuros. Os sintomas de um parto pré-termo incluem contrações uterinas em intervalos inferiores a dez minutos e perda de líquido pela vagina.

Qual o limite máximo de semanas de gestação?

Diante de situações como essas, o obstetra faz o possível para manter as condições estáveis e levar a gestação até as 39 semanas, que é quando o bebê está mais preparado para vir ao mundo.

Como funciona o parto pelo plano de saúde?

O parto é uma cobertura obrigatória para os planos contratados na segmentação hospitalar com obstetrícia. A mamãe deve atentar para o tipo de segmentação do plano que está vinculada na operadora. Todos os planos com cobertura obstétrica devem cobrir tanto partos normais, quanto partos cesáreos.

Como funciona carência de plano de saúde para parto?

A carência de 300 dias vale para partos a termo, ou partos que ocorrem em um prazo de 37 a 40 semanas, que são os mais comuns. No caso de consultas, exames, internações e cirurgias, o prazo é de apenas 180 dias, ou seis meses, e os casos de urgência e emergência têm um prazo máximo de 24 horas.

Qual plano de saúde cobre parto?

O parto é uma cobertura obrigatória para os planos contratados na segmentação ambulatorial hospitalar com obstetrícia, desde que você não esteja cumprindo carência.

Quanto tempo o plano de saúde cobre parto?

A beneficiária de plano privado de assistência à saúde de segmentação hospitalar com obstetrícia tem garantida a cobertura do parto a termo e a internação dele decorrente após cumprir o prazo de carência máximo de 300 (trezentos) dias.

Qual plano de saúde cobre parto cesária?

Sim, o plano de saúde Unimed cobre cesariana, mas isso só acontece quando a operação é necessária. Ou então, quanto a mulher opta pelo procedimento e assina um termo de responsabilidade. Sempre que possível, o parto normal é o mais recomendado por especialistas.

É possível comprar a carência do plano de saúde?

É possível comprar carência? Para beneficiários com plano de saúde há mais de 12 meses, existe a possibilidade de compra de carências. Para isso, é necessário que o plano seja equivalente (Rede Credenciada de Hospitais e Laboratórios, Abrangência de Atendimento e Acomodação).

Qual o tempo de carência da Unimed para parto?

A carência para parto a termo é 300 dias. As consultas e exames simples poderão ser feitas dentro de 30 dias e exames especiais, como ultrassonografia, dentro de 180 dias.

O que fazer quando o plano não cobre o parto?

O médico da paciente deverá atestar a situação e justificar a opção por antecipar o parto para o período de carência, explicando os riscos que a gestante ou o bebê incorrem em adiar o momento do parto.

Como funciona o parto cesárea pelo plano de saúde?

Sim, a gestante pode optar pela cesariana agendada mesmo tendo condições de fazer o parto normal. O plano de saúde deve cobrir o procedimento. O que muda é que a gestante deve assinar um "Termo de Consentimento Livre e Esclarecido", em que declara que está ciente dos riscos associados à cesárea.

Como funciona o parto normal pela Unimed?

Em nossa Unimed, o Programa busca desenvolver uma linha de cuidado com as gestantes, envolvendo-as gradativamente no programa e oferecendo a elas e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo de toda a gestação, incluindo o trabalho de parto e pós-parto.

É possível um bebê nascer de 44 semanas?

Mas pode ser que seu bebê nasça de 35 ou de 44 semanas, não temos como saber. Estatisticamente 50% dos casos passam de 40 semanas, 15% dos casos passam de 41 semanas e 2,5% das 42 semanas se a gente deixar. Alguns países induzem o parto a partir das 40 semanas, outros a partir de 41.

Quanto é 42 semanas de gravidez?

O gravidez dura 280 dias a contar do primeiro dia da última menstruação. Ou seja, 10 meses lunares (40 semanas). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gestação é considerada dentro do prazo até a semana 42, mas, à medida que se superam as 41 semanas, o risco para o feto aumenta exponencialmente.

Estou grávida e não tenho plano de saúde?

Engravidei e não tenho plano, posso contratar um plano de saúde? Sim, mas na maioria dos planos de saúde para gestante possui carência de 300 dias para o parto, ou seja, caso sua intenção seja utilizar o plano de saúde para realizar o parto, não será possível.

Qual o plano de saúde que não tem carência?

Apenas os planos de saúde empresariais são não delimitam carência, ou seja, os planos empresariais são os únicos planos de saúde sem carência. Para contratar, o segurado deve procurar por um plano de saúde com mais de 30 vidas, independente da operadora de saúde ou região.

Estou grávida e quero fazer um plano de saúde?

Existe plano de saúde para quem já está grávida? O recomendado é que a contratação seja feita antes de engravidar, visto que a maioria dos planos exigem um tempo de 300 dias após a contratação para permitir a realização de um parto.

O que é redução de carência?

A compra de carências ou redução de carências é o termo utilizado quando a operadora de planos de saude aproveita o tempo de contribuição do consumidor em contrato anterior, reduzindo as carências.

Qual a carência para cirurgia nos planos de saúde?

Atualmente, os prazos máximos de carência definidos pela legislação são os seguintes: 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias, para parto; e 180 dias, para cirurgias.

Tem como comprar a carência do plano de saúde?

Segundo a ANS, trata-se da possibilidade de um beneficiário de plano de saúde migrar para outro plano, sem a necessidade de cumprir um novo período de carência. Esse novo contrato pode ser com a mesma operadora ou com outra.

Artigo anterior
Como se designa a peça longitudinal que fecha a ossada da embarcação?
Artigo seguinte
Quantos anos duram os calores da menopausa?