O que é paradoxo em raciocínio lógico?

Perguntado por: Renata Érika Gomes Sá Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (66 avaliações)

O termo paradoxo refere-se a " uma proposição que, apesar de aparentar um raciocínio coerente, demonstra falta de nexo ou de lógica, escondendo contradições decorrentes de uma análise incorreta de sua estrutura interna".

O que é um paradoxo em raciocínio lógico?

Um paradoxo lógico consiste em duas proposições contrárias ou contraditórias derivadas conjuntamente a partir de argumentos que não se revelaram incorrectos fora do contexto particular que gera o paradoxo.

O que é paradoxo e exemplos?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Como explicar o que é paradoxo?

O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.

Quais são os tipos de paradoxo?

Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.
...
Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:
  • paradoxo verídico.
  • paradoxo condicional.
  • paradoxo falsídico.

Questão de Raciocínio Lógico - PARADOXO E TABELA VERDADE (DIFÍCIL!!)

22 questões relacionadas encontradas

Quantos tipos de paradoxos existem?

Estima-se que esse filósofo, da era pré-socrática, tenha desenvolvido cerca de 40 paradoxos, mas apenas 8 deles sobreviveram aos tempos atuais. Seus argumentos eram todos no sentido de provar que o universo seria único, imutável e imóvel.

Qual o paradoxo mais famoso?

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

O que é uma personificação exemplos?

Exemplos de personificação

"O cachorro dizia a todos seus amigos animais para fazerem silêncio". (De forma subjetiva, característica da personificação, foi usada a expressão 'dizer' para atribuir ao cachorro uma característica humana). As “ondas beijavam” a areia branca da praia.

O que é elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

O que é prosopopéia é um exemplo?

Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.

O que é metáfora é de 5 exemplos?

Exemplos de Frases com Metáfora

O personagem do livro tem coração de pedra. Em vez de dizer que o personagem do livro é insensível, podemos comparar o seu coração a uma pedra para expressar o quanto ele é duro. Essa comparação implícita dá mais ênfase e beleza à frase.

O que é paradoxo sinônimo?

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

O que é metáfora exemplos de frases?

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.

Qual a diferença entre contradição e paradoxo?

O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso. Para entender melhor essa diferença veja os exemplos abaixo: Dormir e acordar está difícil.

O que é uma ideia paradoxal?

O paradoxo é uma das mais sutis figuras de estilo, e consiste basicamente em dizer ao mesmo tempo uma coisa e o contrário dela. É uma frase que detona a si mesma, que se contradiz com firmeza e em voz alta.

Qual a diferença entre antítese e paradoxo?

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

Como identificar elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

O que é elipse em Geografia?

A elipse é uma figura bastante comum na geometria plana. Presente no dia a dia, a elipse descreve, por exemplo, o trajeto que o planeta Terra faz no movimento de translação, conhecido como órbita. A elipse é conhecida como cônica, porque ela pode ser obtida por meio da secção de um cone.

Como identificar uma elipse matemática?

A excentricidade nos diz o quão achatada é a elipse, quanto maior for o valor da excentricidade, mais próximo de uma circunferência estará a elipse. Como o eixo maior tem sempre comprimento maior que a distância focal, então, consequentemente, c < a, logo, essa divisão é sempre um número entre 0 e 1.

Como identificar uma personificação?

Muito comum em obras literárias, a personificação consiste na atribuição de conceitos, histórias e características humanas (físicas ou sentimentais) a animais ou a objetos inanimados. Ou seja, é possível identificar a personificação quando o autor humaniza um animal ou ser inanimado.

O que é metonímia e 3 exemplos?

O que é Metonímia:

A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis. A causa pelo efeito, ou vice-versa: viver do trabalho. O inventor pelo invento: comprar um Ford.

Como identificar um prosopopeia?

Prosopopeia ou personificação

Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos. Observe os exemplos: As pedras andam vagarosamente. O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia.

Qual o paradoxo mais difícil do mundo?

11 paradoxos que vão pirar seu cabeção
  • Se há apenas 23 pessoas em um mesmo quarto, existe uma grande chance de que pelo menos duas delas tenham a mesma data de aniversário. ...
  • Você tem mais amigos do que acha que tem. ...
  • Se não há nada particular sobre a Terra, então deveria haver outras civilizações em nossa galáxia.

O que diz o paradoxo de Russell?

Paradoxo de Russell (e Paradoxo do Barbeiro)

Segundo a teoria de Cantor, um conjunto pode conter outros conjuntos, inclusive a si mesmo. Por exemplo, o conjunto das ideias é uma ideia por si só. Mas isso não é verdade para todos os conjuntos, já que existem alguns que não podem conter a si mesmos.

Qual o principal paradoxo criado por Sócrates?

O paradoxo socrático: a ideia de saber que nada se sabe.

Artigo anterior
Onde morava Cecília Meireles?
Artigo seguinte
Onde morava Cecília Meireles?