O que é oração completiva?

Perguntado por: André Vaz de Domingues  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

As subordinadas completivas (chamadas integrantes, na tradição luso-brasileira) são basicamente orações introduzidas normalmente pelas conjunções integrantes que ou se (Cunha e Cintra, Nova Gramática do português Contemporâneo, p. 596).

O que é uma oração completiva?

Oração subordinada substantiva completiva nominal

É aquela que exerce a função de complemento nominal de algum termo da oração principal. Tenho medo de dirigir à noite. Restou a saudade do que vivemos.

Como identificar uma oração completiva nominal?

A oração subordinada substantiva completiva nominal completa um nome que pertence à oração principal e também vem marcada por preposição. Por Exemplo: Sentimos orgulho de seu comportamento. Sentimos orgulho de que você se comportou.

O que é oração subordinada completiva nominal exemplos?

Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal - Exerce a função de complemento nominal. Exemplo: Temos necessidade de que nos apoiem. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta - Exerce a função de objeto direto. Exemplo: Nós desejamos que sua vida seja boa.

Quais são as duas formas de oração subordinada completiva nominal?

Segundo a função que exercem no enunciado, as orações subordinadas substantivas podem apresentar-se em duas formas: reduzidas ou desenvolvidas.

Oração Subordinada Substantiva COMPLETIVA NOMINAL no ENEM 2020

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de orações subordinadas?

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

Qual a diferença entre completiva nominal e objetiva indireta?

3 – Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta é aquela que exerce a função de objeto indireto da oração. 4 – Oração Subordinada Completiva Nominal é aquela que exerce a função de complemento nominal de um termo da oração principal.

O que é oração principal exemplos?

A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

O que é uma oração subordinada adjetiva restritiva exemplos?

Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas

Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas. Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.

O que significa substantiva completiva nominal?

Orações subordinadas substantivas completiva nominal

Exercem o papel de complemento nominal, ou seja, completa o sentido do nome da oração. Ela sempre é inserida por uma preposição.

Como saber se é uma oração subordinada substantiva subjetiva?

As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.

O que é conjunção completiva?

As subordinadas completivas (chamadas integrantes, na tradição luso-brasileira) são basicamente orações introduzidas normalmente pelas conjunções integrantes que ou se (Cunha e Cintra, Nova Gramática do português Contemporâneo, p. 596).

Quais são as orações coordenadas Sindéticas?

As orações coordenadas sindéticas são caracterizadas pelo período composto ligado através de uma conjunção ou locução coordenativa. Assim, dependendo dos conectivos presentes nas orações, elas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

O que é uma oração relativa?

Orações relativas são orações subordinadas. Normalmente elas não podem existir sozinhas e são dependentes de uma oração principal ou de outra oração subordinada. Elas fornecem mais informações sobre um substantivo ou pronome na oração principal.

Como se sabe quantas orações tem em uma frase?

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

Como separar as orações de um período?

Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências. No exemplo que dei, há duas orações que formam um período.

Como identificar a oração principal da subordinada adverbial?

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.

Quando a oração é subordinada e principal ao mesmo tempo?

O período composto por subordinação é formado pela oração principal e pela oração subordinada. A oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e, justamente por esse motivo, é chamada de subordinada. Exemplos: Quero/ que ele volte!

Quais são os tipos de orações que existem?

Tipos de orações coordenadas
  1. Oração coordenada sindética aditiva. ...
  2. Oração coordenada sindética adversativa. ...
  3. Oração coordenada sindética alternativa. ...
  4. Oração coordenada sindética conclusiva. ...
  5. Oração coordenada sindética explicativa.

Qual a diferença entre o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa.

O que é o objeto indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Qual o período em que a oração subordinada substantiva objetiva indireta?

3 – Oração subordinada substantiva objetiva indireta

Realiza a função de objeto indireto do verbo da oração principal, esse tipo de oração sempre será iniciada por uma preposição. Como por exemplo: Ele gosta de que haja comida durante a apresentação.

Quais os três tipos de oração?

As orações podem ser: absolutas, coordenadas ou subordinadas.

Artigo anterior
O que significa Yama No Yoga?
Artigo seguinte
O que é uma educação bilíngue?