Porque o nome Chapada do Araripe?

Perguntado por: Beatriz Carlota Pinheiro de Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

"Araripe" deriva do tupi antigo ararype, que significa "no rio das araras" (arara, arara + 'y, rio + pe, em).

Como surgiu a Chapada do Araripe?

Em 1844, com base nessas pesquisas, a Chapada do Araripe foi identificada como uma formação geológica do período Cretáceo, sendo a primeira área do território brasileiro a ter sua datação determinada com base em registros paleontológicos. Vejamos um mapa dessa região.

Por que a Chapada do Araripe é considerada como um oásis do sertão?

Apesar de estar no meio do semiárido nordestino, o Cariri tem vegetação farta, é chamado de “oásis do Sertão”. A região é conhecida pela riqueza geológica do período cretáceo, com fósseis de 90 a 150 milhões de anos muito bem preservados.

Qual a importância da Chapada do Araripe?

A Chapada do Araripe, como se pode observar, é rica em evidências sobre a história das condições ambientais existentes no nosso planeta ou região há milhões de anos, por isso a relevância de sua preservação e/ou conservação.

Por que a Bacia do Araripe é importante para a paleontologia no Brasil?

O solo da Chapada do Araripe esconde uma riqueza bem maior que a revelada na sua vegetação. São fósseis, restos ou vestígios de seres preservados nas rochas, testemunhos de antigas faunas e floras, de inestimável valor científico, conhecidas mundialmente por seu diversificado conteúdo e preservação excepcional.

Centro De Barbalha Ceará Ao Vivo 04/03/22

15 questões relacionadas encontradas

O que é Bacia Sedimentar do Araripe?

A Bacia Sedimentar do Araripe – Geopark Araripe. As Bacia Sedimentares são unidades formadas nas áreas, mas deprimidas de um relevo, onde posteriormente se dá a deposição de sedimentos, ou seja, a sedimentação. Assim, conforme as causas envolvidas em sua formação, existem vários tipos de Bacias Sedimentares.

Qual a importância da Bacia do Araripe localizada entre o Ceará Pernambuco Piauí para o estudo da Paleontologia?

Importância. Pelo bom estado de preservação, principalmente na Formação Santana — dividida nos membros Crato, Ipubi e Romualdo — os fósseis do Araripe recompõem grande parte da vida que existiu no planeta por um determinado momento.

O que o Geopark Araripe defende?

O Geopark Araripe, com aproximadamente 4 mil km², conecta a diversidade paleontológica, ambiental, histórica e cultural existente na região do Cariri. Ao todo, esse território é composto por nove geossítios, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

O que fazer Chapada do Araripe?

O que fazer em Chapada do Araripe
  1. Geossítio da Colina do Horto. Picole Artesanal. ...
  2. Geossítio Pontal da Santa Cruz. ...
  3. Cachoeira de Missão Velha. ...
  4. Geossítio Riacho do Meio. ...
  5. Geossítio Ponte de Pedra. ...
  6. A Chapada do Araripe oferece atrações religiosas. ...
  7. E também naturais, em meio à fauna e a flora. ...
  8. Espia só esta incrível paisagem.

Por que a Floresta Nacional do Araripe foi a primeira reserva florestal criada no Brasil?

História. Em 02 de maio de 1946, foi publicado pelo Governo Federal o Decreto 9.226, criando a Floresta Nacional do Araripe-Apodi, visando preservar uma das florestas mais ricas em diversidade ambiental no Nordeste. A FLONA Araripe foi a primeira floresta nacional a ser criada em território brasileiro.

Como é a vegetação da Chapada do Araripe?

Localizada na Chapada do Araripe, a Flona é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica.

Como se formou a Bacia Sedimentar do Araripe?

A Bacia do Araripe constitui-se em bacia rifte originada pelo rompimento do Supercontinente Gondwana, conhecida como a bacia interior de registro sedimentar mais completo na Região Nordeste do Brasil.

O que caracteriza os fósseis do Cariri?

Esses fósseis ocorrem na “Pedra Cariri”, um calcário disposto em finas camadas de sedimentos pertencentes ao membro Crato (Formação Santana), depositados há aproximadamente 112 milhões de anos (Período Cretáceo), quando neste local existia um lago de águas calmas, com brejos nas suas margens, onde uma biodiversidade ...

Quantos anos tem a Chapada do Araripe?

A Floresta Nacional (Flona) do Araripe, no Ceará, completou, em 2021, 75 anos de criação. A área foi a primeira floresta nacional a ser instituída no Brasil. A floresta foi criada para manter as fontes de água do semiárido e barrar o avanço da desertificação no Nordeste.

Quantas chapadas tem no Brasil?

Conheça as 7 Chapadas do Brasil. As 7 chapadas do Brasil estão localizadas em seis estados de três regiões: No Nordeste, estão a Chapada Diamantina (BA), a Chapada das Mesas (MA) e a Chapada do Araripe (CE). No Centro-Oeste, temos a Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada dos Guimarães (MT) e Chapada dos Parecis (MT).

Qual a extensão da Chapada do Araripe?

A Chapada do Araripe é uma formação geografica que percorre os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, com 178 km de extensão e 1000 metros de altitude.

Quais são os principais Geossitios da Chapada do Araripe?

Confira uma lista dos cinco principais geossítios do Geopark Cariri e as informações indispensáveis para quem quer visitá-los:
  • Geossítio da Colina do Horto.
  • Geossítio Pontal da Santa Cruz.
  • Cachoeira de Missão Velha.
  • Geossítio Riacho do Meio.
  • Geossítio Ponte de Pedra.
  • Mais informações:

Quais são os 9 geossítios do Geopark Araripe?

Geossítios
  • Colina do Horto.
  • Cachoeira de Missão Velha.
  • Floresta Petrificada do Cariri.
  • Batateira.
  • Pedra Cariri.
  • Parque dos Pterossauros.
  • Riacho do Meio.

Onde ficar na Chapada do Araripe?

Onde ficar em Chapada do Araripe
  • Pousada e Pensionato Dona Rosa.
  • Hotel Ibis Juazeiro.

Qual é a importância do Geopark Araripe para o Brasil e para o mundo?

O estabelecimento do geopark Araripe catalisa uma série de esforços voltados ao desenvolvimento regional, oferecendo diretrizes para a gestão do território, a preservação dos recursos naturais e a utilização da memória geológica como um dos meios de identidade da população que ali vive.

Qual a importância do Geopark Araripe para o Brasil e para o mundo?

Considerado o primeiro da América Latina e do Caribe, o Geopark Araripe ocupa uma área de aproximadamente 5.000 quilômetros quadrados (km²) e abriga registros geológicos do período Cretáceo, com fósseis de seres que habitaram a região entre 120 milhões a 100 milhões de anos atrás.

Quais os destaques do Geopark?

Este território esta inserido em uma região caracterizada pelo importante registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.

O que podemos identificar nas rochas presentes na Bacia do Araripe?

Essas rochas são muito ricas em diversos fósseis, sobretudo de insetos e peixes de pequeno porte. Porém, penas, anuros, plantas, crocodilomorfos, tartarugas e pterossauros também são encontrados. À medida que as placas tectônicas da América do Sul e da África se separavam, o ambiente de deposição também ia mudando.

Qual é o tipo de rocha encontrado na Chapada do Araripe?

As rochas sedimentares do Membro Romualdo (Formação Santana, Aptiano-Albiano) da Bacia do Araripe (nordeste do Brasil) constituem um dos principais depósitos fossilíferos do país.

Qual o tipo de rocha onde se encontra fósseis?

Os fósseis formam-se apenas em áreas sedimentares, pois é durante o processo de sedimentação das rochas que a fossilização acontece. Os sedimentos são partículas de rochas, tais como a poeira e a areia.

Artigo anterior
Quem matou isshiki?
Artigo seguinte
Quando há impedimento do juiz?