São exemplos de ativo tangível?

Perguntado por: Alexandre Davi Pinho Nunes Teixeira  |  Última atualização: 3. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (14 avaliações)

Ativos tangíveis são bens de natureza permanente, utilizados para a manutenção da atividade da corporação e integridade do patrimônio. Ou seja, são bens concretos como imóveis, terrenos, máquinas, equipamentos, veículos, estoque, entre outros.

O que é um ativo tangível?

Os bens tangíveis referem-se aos recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Esses ativos são adquiridos com a intenção de realizar operações que benefícios econômicos e/ou manutenção da atividade comercial.

São exemplos de ativos tangíveis?

Definições: Ativos tangíveis da empresa são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques, etc. (capital físico e financeiro).

O que é uma situação tangível?

Consideram-se ativos tangíveis todos os bens materiais que podem ser tocados, portanto, os bens concretos, tais como: dinheiro, máquinas, imóveis, produtos, etc. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais, ou seja, não se podem ver nem tocar.

O que é ativo permanente tangível é intangível?

Os ativos intangíveis são os bens imateriais da empresa, tais como marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how. ... Um bem tangível ou intangível depende do valor de aquisição para ser incorporado como bem.

O que são Ativos Tangíveis e Intangíveis?

42 questões relacionadas encontradas

O que faz parte do ativo permanente?

O ativo permanente era considerado todos os bens de natureza duradoura de uma companhia e de caráter essencial, já que se destinavam ao funcionamento das atividades da organização.

O que é ativo permanente no balanço?

Um dos componentes do balanço patrimonial das empresas. O ativo permanente reflete a soma dos ativos imobilizados (imóveis, maquinário etc.) e dos investimentos de longo prazo (participações em empresas coligadas etc.) de uma empresa.

Qual a diferença entre ativo tangível é intangível?

Qual a diferença entre ativo tangível e ativo intangível? Como já foi dito, ativos tangíveis são todos os bens materiais que podem ser tocados. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais.

O que é um produto intangível?

Então, os produtos intangíveis são o oposto, são aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são serviços, como advocacias, consultorias, consultas médicas, estéticas, entre outros. A qualidade de um serviço só pode ser comparada ao adquiri-lo.

O que são ativos tangíveis e intangíveis?

Os recursos tangíveis são ativos, ou bens, que podem ser quantificados, enquanto que os intangíveis são aqueles relacionados à história da organização, tendo sido acumulados no decorrer do tempo e de difícil imitação pela concorrência.

Quais contas fazem parte do ativo?

Contas do Ativo Imobilizado
  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de informática. ...
  7. Imobilizado em andamento.

Quais são os ativos financeiros?

Entre os exemplos de ativos financeiros mais conhecidos estão as ações, moeda e câmbio, títulos públicos, títulos privados, commodities, entre outros. Os ativos financeiros são intangíveis. Ou seja, eles não existem de forma física como um terreno ou uma casa, por exemplo.

Como mensurar um ativo intangível?

Uma das práticas mais aplicadas para mensurar contabilmente um ativo intangível é o fluxo de caixa descontado, que consiste em projetar os benefícios que a empresa terá no futuro com esse ativo. Essa técnica utiliza as receitas e despesas da organização, porém, de forma projetada para o futuro.

O que é um serviço intangível?

Os serviços são intangíveis porque não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem compra dos. Por exemplo, quem se submete a uma cirurgia plástica não pode ver o resultado antes da compra. ... Para reduzir a incerteza, os compradores procuram 'sinais' de qualidade de serviço.

Quais são os produtos intangíveis?

Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.

O que são intangíveis?

Como falamos acima, os bens intangíveis são aqueles que não possuem uma forma física e que são essenciais para a manutenção da empresa, além de agregar valor ao negócio. Por outro lado, os bens tangíveis são aqueles que são necessários para realizar as operações da empresa.

O que são ativos fixos intangíveis?

Ativos Intangíveis são ativos não físicos por natureza, ou seja, não podem ser tocados. Por exemplo, pense em uma empresa de serviços. ... For provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo sejam gerados em favor da entidade; Puder ter seu custo mensurado com segurança.

O que são ativos diferenciais?

Ativos de diferenciação são elementos que despertam a lembrança de uma marca e todos os seus atributos e associações. São slogans, logotipos, fontes, embalagens, sons, músicas e outros elementos que são diretamente associados à marca, mesmo sem mencionar seu nome.

Como identificar o ativo permanente no balanço patrimonial?

Ativo permanente: ativos realizáveis a longo prazo
  1. Depósitos e aplicações de renda fixa com vencimento acima de 12 meses.
  2. Contas de longo prazo com recebimento acima de 12 meses.

Qual a diferença entre ativo imobilizado e ativo permanente?

O ativo imobilizado contempla aquilo que é permanente e será utilizado para manutenção da atividade básica da empresa. ... Já o diferido é formado por aquelas atividades que trarão resultado em exercícios futuros, como reorganização da empresa, pesquisa e desenvolvimento de produtos.

O que é o capital de terceiros no balanço patrimonial?

O Capital de Terceiros são os recursos externos que as empresas buscam para financiar suas atividades, a partir de entidades terceiras, como é o caso dos empréstimos. Na contabilidade o capital de terceiros é formado por todo o Passivo Exigível.

O que é aquisição de ativo permanente?

O Ativo Permanente (ou Ativo Imobilizado, conforme a legislação societária) é formado por direitos que tenham por objeto bens corpóreos, adquiridos por empresas comerciais ou industriais com a finalidade de permanecer no estabelecimento por prazo indeterminado, devido à necessidade de sua utilização para consecução da ...

Qual a composição do ativo não circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

O que é um ativo total?

Ativo total é um indicador de rentabilidade que informa a soma de todos os ativos de uma empresa, ou seja, todos os seus bens ou direitos que podem gerar dinheiro no futuro. ... Ativos circulantes são os recursos que serão liquidados antes do próximo exercício (no curto prazo, antes de 12 meses).

Como seria a aquisição separada de um ativo intangível?

Aquisição Separada de Ativos Intangíveis

No reconhecimento dos custos contábeis de um ativo intangível, são excluídos os valores incorridos em seu uso ou transferência, são apenas considerados os custos para deixá-lo nas condições operacionais pretendidas pela administração.

Artigo anterior
O que acontece com a desvalorização da moeda?
Artigo seguinte
O que é sonhar com pão?