O que é obesidade Ginoide e androide?

Perguntado por: Doriana Verónica Torres Barbosa Amaral  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

A obesidade ginoide ocorre predominantemente no sexo feminino. É também chamada de obesidade baixa, periférica ou glúteo-femoral. Este tipo de obesidade se associa à figura de uma pêra, e acarreta num menor risco de complicações metabólicas. Já a obesidade androide é predominante no sexo masculino.

O que é obesidade androide?

Sabe o que é a Obesidade Androíde (em forma de maçã)?

O tipo de obesidade chamada Andróide (em forma de maçã), mais frequente nos homens, refere-se à distribuição de gordura que neste caso se localiza na zona abdominal.

O que é obesidade do tipo ginoide?

Existem dois tipos bem definidos de obesidade:

b) Obesidade Ginóide ou Ginecóide: a gordura distribui-se na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas. Característica da obesidade feminina.

Como tratar obesidade androide?

O tratamento é feito com um bom acompanhamento de regime alimentar, atividade física e acompanhamento da aparição das complicações.

Quais são os 3 tipos de obesidade?

Obesidade: causas, sintomas, tipos, tratamento e como se prevenir
  • Peso normal: 18.0 a 24,9 kg/m2.
  • Sobrepeso: 25.0 a 29,9 kg/m2.
  • Obesidade grau 1: 30.0 – 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: 35.0 – 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: igual ou superior 40 kg/m2.

Obesidade Androide e Ginoide

24 questões relacionadas encontradas

O que é obesidade grau 1 2 e 3?

IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

O que é obesidade e quais os tipos?

Sobrepeso: IMC entre 25.0 a 29,9 kg/m2. Obesidade grau 1: IMC entre 30.0 - 34.9 kg/m2; Obesidade grau 2: IMC entre 35.0 - 39.9 kg/m2; Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: IMC igual ou superior 40 kg/m2.

Qual o outro nome a obesidade abdominal ou androide recebe?

A obesidade abdominal também é conhecida como andróide, central ou “forma de maçã”, devido à semelhança da forma que o corpo da pessoa alcança com a fruta. Nesse tipo, a gordura se deposita principalmente no abdômen e na cintura, podendo também se distribuir pelo peito e rosto.

Quando começa a obesidade?

Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.

Qual a diferença entre IAC e IMC?

2. Qual a diferença entre o IAC e o IMC? Ao contrário do Índice de Massa Corporal (IMC), considerado um método prático, barato e geralmente utilizado para diagnóstico de gordura corporal, o IAC é calculado sem o uso de peso.

Como perder a gordura ginoide?

Gordura tipo ginoide

De acordo com algumas teorias, o segredo para perder peso nas partes específicas para cada tipo físico, seria calibrar a própria alimentação com base nos picos que têm os diferentes hormônios ao longo do dia, pois, em ambas as situações, a disposição da gordura seria influenciada por hormônios.

O que é a gordura visceral?

Chamamos gordura visceral à gordura que se acumula na cavidade abdominal (barriga), entre os vários órgãos que aí se situam, como o estômago, fígado e pâncreas. Esta é mais comum em corpos com “formato de maçã” e, quando em excesso, pode ser perigosa para a saúde.

Qual tipo de obesidade é mais prejudicial por quê?

Obesidade grau I: quando o valor de Índice de Massa Corporal (IMC) é em torno de 30 a 34,9 Kg/m², apresentando risco moderado para outras doenças crônicas e cardiovasculares. Obesidade grau II: quando o valor de IMC é em torno de 35 a 39,9 Kg/m², apresentando risco grave para outras doenças crônicas e cardiovasculares.

O que é obesidade hipertrófica?

Existem 2 tipos de obesidade: Hipertrófica e Hiperplásica, sendo a obesidade hipertrófica caracterizada pelo aumento no tamanho dos adipócitos e a obesidade hiperplásica caracterizada pelo aumento do número e tamanho dos adipócitos.

O que é obesidade difusa?

Obesidade Difusa ou Generalizada – aquela que o paciente apresenta uma forma corporal tendendo a maçã. Está associada com maior deposição de gordura visceral e se relaciona intensamente com alto risco de doenças metabólicas e cardiovasculares; ... O estilo de vida sedentário desempenha um papel significativo na obesidade.

Quais são as causas da obesidade?

Causas. A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.

Qual o grau da minha obesidade?

Considera-se como obesidade o IMC maior ou igual a 30 Kg/m2. A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40.

Como saber o grau de obesidade?

O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

Quais são os primeiros sintomas de que você tá acima do peso?

Sintomas da obesidade
  • Falta de ar: causada pela pressão do peso do abdômen sobre o pulmão;
  • Dores corporais: o excesso de esforço para suportar o peso pode trazer desconforto nos joelhos, pernas e costas;
  • Falta de condicionamento físico: dificuldade para concluir uma simples caminhada ou algum esforço maior;

Qual o CID da obesidade?

CID10 - E66 - Obesidade.

Como se chama o indivíduo que possui mais gordura na região abdominal?

Obesidade central

Nesses casos os indivíduos acumulam gordura na região abdominal (intra-abdominal e ao redor e dentro das vísceras), que aumenta o risco de desenvolver problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e da apneia do sono, vários tipos de câncer e, inclusive, de morte.

Qual a diferença entre obesidade periférica e abdominal?

A médica explica que a distribuição da gordura corporal na obesidade pode ser: homogênea, em que a gordura se localiza tanto na região abdominal quanto nas regiões dos membros posteriores e inferiores; periférica, em que a gordura se localiza na região das coxas, quadris e nádegas, e é mais recorrente em mulheres; e ...

O que é obesidade resposta?

O que é obesidade? A obesidade é um acúmulo excessivo de gordura corporal, aumentando o risco de algumas doenças e o risco de morte.

Qual é o significado de obesidade?

Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

O que é obesidade e quais as suas consequências?

A obesidade é uma doença que, quando não tratada e remediada, pode desenvolver diversos outros problemas no organismo que levam a complicações no sistema respiratório, doenças cardiovasculares e problemas nos ossos e músculos, além de alterações hormonais.

Artigo anterior
Qual o significado da palavra mortandade na Bíblia?
Artigo seguinte
Qual presente dar para reconciliação?