O que é o Vigisolo?

Perguntado por: Sérgio Eduardo Freitas Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (22 avaliações)

O VIGISOLO é um componente da Vigilância em Saúde Ambiental que busca o levantamento de risco de agravos diversos, decorrentes da contaminação do solo por substâncias químicas com o objetivo de prevenção e promoção da saúde da população.

O que é o Programa Vigisolo?

O PROGRAMA VIGISOLO atua na Vigilância em Saúde de Populações Expostas ou sob risco de exposição a Solos Contaminados para desenvolver ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde.

Qual o objetivo do Vigipeq?

O Programa de Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos – VIGIPEQ tem como objetivo o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde de forma a adotar medidas de promoção, prevenção contra doenças e agravos e atenção integral à saúde das populações expostas a contaminantes que interferem na ...

O que é o Programa Vigidesastres?

O Vigidesastres é um programa sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Qual o papel da Vigilância ambiental em saúde?

A Vigilância Ambiental em Saúde constitui-se no conjunto de ações e serviços que proporcionam o conhecimento e a detecção de fatores de risco do meio ambiente que interferem na saúde humana.

4 - Mitigação

22 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo da vigilância em Saúde Ambiental?

A finalidade precípua das ações de vigilância em saúde ambiental é identificar e intervir nos problemas de saúde relacionados aos fatores de riscos ambientais do território com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Quais são os focos da Vigilância em Saúde Ambiental?

As atividades da Vigilância em Saúde Ambiental são desenvolvidas nos doze distritos sanitários, em parceria com órgãos intra e inter-setoriais, nas seguintes áreas de atuação: Vigilância da qualidade da água para consumo humano – VIGIAGUA; Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos – VIGIPEQ; e ...

O que é o Programa Vigiágua?

A vigilância da qualidade da água para consumo humano é uma atribuição do Setor Saúde há mais de três décadas e consiste em um conjunto de ações a serem adotadas pelas autoridades de saúde pública objetivando garantir que a água consumida pela população atenda aos padrões e normas estabelecidas na legislação vigente.

Qual a área de atuação da Vigilância ambiental?

A área de Vigilância em Saúde Ambiental foi instituída na Secretaria de Estado da Saúde pela Lei nº 14.383, de 31 de dezembro de 2002 e atua na área de fatores de riscos provenientes de contaminantes ambientais presentes na água para consumo humano, ar, solo, de desastres naturais e acidentes com produtos perigosos, ...

O que é Vigiquim?

O PROGRAMA VIGIQUIM atua na Vigilância em Saúde Ambiental relacionado às Substâncias Químicas e os riscos decorrentes da contaminação natural ou antrópica provocada pelas substâncias químicas.

Quais as principais ações do Vigisolo?

O VIGISOLO é um componente da Vigilância em Saúde Ambiental que busca o levantamento de risco de agravos diversos, decorrentes da contaminação do solo por substâncias químicas com o objetivo de prevenção e promoção da saúde da população.

Qual o objetivo da Vigilância relacionada a substância química Vigiquim?

A Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada as Substâncias Químicas - VIGIQUIM consiste no conjunto de ações da vigilância à saúde, com a finalidade de conhecer, detectar e controlar os fatores ambientais de risco a saúde, as doenças ou outros agravos à saúde da população exposta aos contaminantes químicos.

Quais são os contaminantes químicos prioritários no Programa da Vigilância em saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos?

Para viabilizar a implantação dessas Vigilâncias, foram selecionadas cinco substâncias prioritárias: Mercúrio, Amianto, Chumbo, Benzeno e Agrotóxicos.

Como saber se o solo está contaminado?

Para saber se a sua área está cadastrada como contaminada, acesse o Relatório de Áreas Contaminadas do Município de São Paulo. Para obter um conhecimento preciso sobre o cadastro do imóvel, você deve se dirigir à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e autuar um Processo Administrativo de Consulta Prévia. 3.

Quais prejuízos o mercúrio pode trazer à saúde humana?

Consequências da contaminação: a inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, erupções cutâneas e insuficiência renal.

Quais os objetivos do programa Vigiágua?

Informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde; Apoiar o desenvolvimento de ações de educação em saúde e mobilização social; Coordenar o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água (SISAGUA).

Quais as ações do Vigiágua?

O Vigiagua tem realizado o monitoramento da qualidade da água das soluções alternativas coletivas e individuais, em especial dos carros-pipa e das cisternas; além de atuar em parceria com a Atenção Básica no desenvolvimento de ações de educação em saúde, visando orientar a população a realizar o tratamento da água no ...

Qual a importância da Vigilância sanitária de controlar a qualidade da água para o consumo humano?

Podemos citar a água contaminada por esgotos, que pode servir de habitat para o parasita que causa a esquistossomose, a água limpa empoçada também pode servir de habitat para vetores de doenças como o Aedes aegypti, transmissor de várias doenças como a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Quais são as formas de intoxicação por agrotóxicos?

Formas de intoxicação:

Contato direto: no preparo, aplicação ou qualquer tipo de manuseio com o produto. Contato indireto: contaminação de água e alimentos ingeridos. Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão.

Quais são as formas de exposição aos agrotóxicos?

Formas de exposição

Através da inalação, contato dérmico ou oral durante a manipulação, aplicação e preparo do aditivo químico (CDC, 2009).

Em que consiste a vigilância em saúde de trabalhadores expostos a agrotóxicos?

A Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) visa à execução de ações de saúde integradas, compreendendo a promoção à saúde, a vigilância, a prevenção e o controle dos agravos e das doenças decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos.

Quais são as esferas de atuação da vigilância em saúde?

O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não- transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.

Qual o cenário de segurança de aplicador de agrotóxicos no Brasil?

Concluiu-se que o trabalhador tem dificuldade de compreender todas as informações contidas nos rótulos e/ou bulas, portanto verifica-se a necessidade de capacitá-lo, obedecendo à carga horária e ao conteúdo mínimo previstos na Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho e Emprego.

Quais os princípios da epidemiologia?

São as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, devendo-se constituir em espaço de articulação de conhecimentos e técnicas.

O que podemos fazer para evitar o uso de agrotóxicos?

Então como diminuir o uso do agrotóxico no Brasil?
  1. Não desperdice alimentos. A maior justificativa para liberação dos agrotóxicos é a demanda por alimento no mercado. ...
  2. Compre produtos da estação. ...
  3. Compre de pessoas da sua região. ...
  4. Evite alimentos ultraprocessados. ...
  5. Fale sobre o uso de agrotóxicos.

Artigo anterior
O que causa dor no talus do pé?
Artigo seguinte
Qual o melhor remédio caseiro para dor nas pernas?