O que é um adjuvante de calda utilizado na aplicação de defensivos?

Perguntado por: Joana Pereira  |  Última atualização: 22. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

Tipos de adjuvantes Os adjuvantes são substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas.

O que é um adjuvante e qual a sua função?

Os adjuvantes são substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida. Seu objetivo é potencializar o efeito do produto ou modificar determinadas propriedades da solução para facilitar a aplicação e evitar danos.

Como funciona o adjuvante?

Os adjuvantes espalhantes agem na deposição de gotas. São substâncias que diminuem a tensão superficial das gotículas reduzindo o ângulo de contato destas com a superfície da folha. Ao diminuir a resistência das gotículas de água, aumenta o contato dos produtos com as partes da planta.

O que é uma substância adjuvante?

São todas as substâncias adicionadas ao produto com a finalidade de melhorar a sua estabilidade ou sua aceitação como forma farmacêutica. Possuem a função de estabilizar e preservar o aspecto e as características físico-químicas da fórmula.

Que adjuvante?

O que é adjuvante? A palavra adjuvante vem do latim adjuvare, que significa ajudar. Essa palavra é muito comum na área agrícola quanto na área da medicina, sendo considerada grande ferramenta auxiliar de fármacos e vacinas.

Uso de adjuvantes em soja

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os adjuvantes?

Os tipos de adjuvantes são divididos em dois grandes grupos, os surfactantes e os aditivos. Os surfactantes são responsáveis por alterar as propriedades relacionadas a superfície do líquido, por exemplo, reduzir a tensão superficial. Os aditivos, por sua vez, podem aumentar a absorção do defensivo.

Qual o melhor adjuvante do mercado?

Rizospray Siliconado é o melhor adjuvante siliconado do mercado, com excelente custo/benefício para aumentar a segurança e eficiência das aplicações de defensivos no campo.

Para que serve o adjuvante agrícola?

Adjuvante agrícola é uma substância ou composto sem propriedades fitossanitárias. Ele é adicionado durante a preparação de caldas com defensivos, mudando suas propriedades e aumentando a eficácia no combate a daninhas, pragas e doenças. Ainda, ele facilita a aplicação de produtos e reduz perdas.

Quais são os adjuvantes não iônicos?

Não-iônicos: Álcoóis alifáticos ou nonil-fenóis e/ou ácidos graxos. Reduzem a tensão superficial e melhoram a dispersão, adesão e absorção. Óleos concentrados: Mistura de óleos parafínicos de petróleo e surfactantes. Reduzem a tensão superficial e melhoram a absorção e dispersão sobre a folha.

O que é adjuvante iônico?

É qualquer composto que adicionado a uma formulação de herbicida, ou misturado ao tanque de pulverização facilita a mistura, aplicação e/ou eficácia daquele herbicida.

Quais são os tipos de defensivos agrícolas?

Entre os defensivos agrícolas ou agrotóxicos são encontrados produtos que controlam plantas invasoras (herbicidas), insetos (inseticidas), fungos (fun- gicidas), bactérias (bactericidas), ácaros (acaricidas) e ratos (rodenticidas).

Para que serve o óleo mineral adjuvante?

A adição de adjuvante à calda de herbicidas, inseticidas e fungicidas ajuda a melhorar a eficiência da aplicação de defensivos agrícolas, equilibrar o pH da calda e reduzir a formação de espuma.

O que é um adjuvante tensoativo?

Também chamados de espalhantes ou tensoativos, os Surfactantes são agentes químicos que interagem com a superfície dos materiais melhorando o desempenho desses produtos e tem como principais características, no que se refere à tecnologia de aplicação, o fato de aumentarem a área de contato das gotas com os alvos, ...

O que é surfactante agrícola?

Os adjuvantes agrícolas do tipo surfactantes são substâncias que influenciam diretamente as propriedades de superfície dos líquidos, como comentamos anteriormente. Assim, eles proporcionam um ajuste mais fino entre duas substâncias diferentes.

O que é um adjuvante farmacotécnico?

Os excipientes, também chamados de insumos farmacêuticos não ativos ou adjuvantes farmacotécnicos, são produtos químicos que, embora sem ação farmacológica, são usados para a elaboração de formas farmacêuticas que carreiam os farmoquímicos para os organismos a que se destinam humano ou veterinário (FARMACOPÉIA ...

Qual adjuvante usar com fungicida?

Atplus PFA é um adjuvante líquido que auxilia e intensifica a ação de fungicidas especialmente contra a ferrugem asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi).

Qual a diferença entre adjuvante e Espalhante?

O espalhante adesivo é recomendado para aumentar a dispersão das gotas na superfície das folhas e, com isso, diminui os desperdícios de fertilizantes ou defensivos. Entre os adjuvantes, existem algumas subcategorias, que estão dentro dos dois grandes grupos, os surfactantes e aditivos.

O que é princípio ativo de um herbicida?

O princípio ativo é o ingrediente principal do agrotóxico: a partir dele são feitos os produtos que chegarão para os agricultores. Veja abaixo a lista* das substâncias mais vendidas e como são usadas.

Qual a diferença entre adjuvante é coadjuvante?

É importante saber que um adjuvante pode tanto ser adicionado à calca como também à formulação herbicida. Não confunda adjuvante com coadjuvante, esse segundo descreve geralmente um personagem secundário num filme, peça de teatro ou série, por exemplo, aquele que dá suporte para o personagem principal.

Para que serve Fixer?

FIXER® AP é um Óleo Vegetal Premium capaz de potencializar o efeito dos produtos a serem utilizados no processo de pulverização agrícola. Promove maior eficácia na aplicação dos defensivos agrícolas pulverizados (herbicidas, inseticidas e fungicidas).

O que é um Espalhante adesivo não iônico?

Espalhante adesivo, não iônico. Atua na quebra da tensão superficial da água (gota), promovendo o espalhamento e a distribuição da calda de aplicação sobre a superfície das folhas.

Para que serve o óleo vegetal na agricultura?

Os óleos de sementes de algodão e de soja, por exemplo, pos- suem grande poder inseticida e acaricida, e proporcionam controle eficiente de pragas, assim como os óleos de dendê, coco, canola, babaçu, milho, girassol, dentre outros.

O que é um adjuvante siliconado?

É um adjuvante siliconado, espalhante adesivo, antideriva, emulsificante, antiespumante e redutor de pH. O equilíbrio dessas características conferem a calda maior eficiência e homogeneidade.

Para que serve o produto Adesil?

Adesil é um espalhante adesivo agrícola não iônico, a ser adicionado à calda de pulverização de inseticidas, fungicidas, herbicidas e fertilizantes folhares. Promove maior aderência e cobertura.

O que é um condicionador de calda?

São adicionados à formulação herbicida ou calda para aumentar a eficiência com nutrientes essenciais, além de reduzir perdas por deriva, escorrimento e complexação.

Artigo anterior
Quanto tempo demora um mestrado?
Artigo seguinte
O que significa leite ninho?