O que acontece se a testemunha não comparecer na audiência trabalhista?

Perguntado por: Benedita Erica Garcia de Moura  |  Última atualização: 4. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Caso se ausentem, serão intimadas, e se ainda assim faltarem à audiência em prosseguimento, serão conduzidas coercitivamente, além de sofrerem sanção de multa. Assim, uma vez demonstrado pela parte que sua testemunha foi convidada a comparecer à audiência e não o fez, cabe ao juízo determinar sua intimação.

O que fazer quando a testemunha não compareceu à audiência?

Se a testemunha sem motivo justificado não comparecer na audiência, para a qual foi intimada, será conduzida coercitivamente e responderá pelas despesas do adiamento do ato. A condução coercitiva é uma forma de levar a testemunha à presença do juiz independente de sua vontade e desde que haja prévia intimação.

É obrigatório testemunha em audiência trabalhista?

Independentemente de ser um meio inseguro, a prova testemunhal é indispensável ao processo do trabalho, sendo por diversas vezes o único meio probatório possível.

Sou obrigado a ser testemunha em processo trabalhista?

Não há qualquer obrigação de comparecer ao fórum, ou seja, cabe ao convidado decidir se vai ou não ser testemunha naquele processo.

Quanto é a multa por não comparecimento em audiência testemunha?

I - O não comparecimento da testemunha em audiência, sem justa causa, é conduta passível de multa, conforme a dicção do art. 219 do Código de Processo Penal . II - No tocante ao quantum da penalidade, poderá se arbitrar multa que varia entre 1 e 10 salários-mínimos, conforme aplicação conjunta dos arts.

Consequências do não comparecimento em uma audiência como Autor, Réu e testemunha

17 questões relacionadas encontradas

Sou obrigado a testemunhar a favor da empresa?

Mas, é importante consignar que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer a não ser em virtude de lei, e até então não há uma lei que obrigue funcionário a ser testemunha em favor da empresa ou do trabalhador, deve ser algo espontâneo.

Quais as consequências do não comparecimento em audiência?

O não comparecimento à audiência judicial de conciliação ou mediação não gera nulidade, extinguindo o processo, contudo, quando não justificado por alguma das partes, é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e deve ser sancionado com multa de até dois por cento do valor da causa.

Como recusar ser testemunha trabalhista?

O convidado a testemunhar só poderá recusar comparecer quando esse convite for feito de maneira informal, isto é, verbalmente e sem documentação comprobatória. Contudo, caso ele seja convocado por uma carta formal, com informações sobre o processo, ele será obrigado a comparecer.

Pode se recusar a testemunhar?

Se você for constrangido a depor e testemunhar sem querer, isso configura crime de abuso de autoridade. Entretanto, se você foi intimado/convocado/notificado na qualidade de testemunha para prestar esclarecimentos, em qualquer procedimento criminal, você tem o dever de prestar depoimento.

O que acontece se eu não levar testemunha?

Após a intimação, a testemunha obrigatoriamente deverá comparecer à próxima audiência, pois a pessoa que for convocada para atuar como testemunha e se recusar a depor sem justo motivo para tanto poderá ser condenada a pagar uma multa no processo movido pelo colega, como determina o art. 730 da CLT.

Quais as chances de ganhar um processo trabalhista sem testemunha?

Sim. Considerando o art. 825 da CLT – aplicável ao rito ordinário do processo do trabalho – estabelece que as testemunhas comparecerão à audiência independentemente de notificação ou intimação. Caso não compareçam serão intimadas, de ofício ou a requerimento da parte.

Quem fala primeiro na audiência trabalhista?

Quem fala primeiro na audiência trabalhista? A primeira pessoa a falar em uma audiência trabalhista é o juiz.

Quantas audiências tem uma ação trabalhista?

Ao ingressar com uma ação na justiça do trabalho, muitos trabalhadores se perguntam quantas audiências terão que enfrentar até a resolução de seu caso. A resposta, em geral, é que o processo trabalhista é dividido em duas audiências principais: a inicial e a de instrução.

O que acontece na primeira audiência trabalhista?

A primeira audiência trabalhista é geralmente conhecida por sessão inicial, antecedendo a audiência de instrução trabalhista e a de julgamento. Neste primeiro momento, o objetivo é aproximar as partes envolvidas a fim de que elas cheguem a um acordo favorável para os dois lados.

Quantas vezes a audiência pode ser remarcada?

Quantas vezes uma audiência trabalhista pode ser remarcada? A aplicação dessa multa somente poderá ocorrer uma vez, segundo a proposta.

Qual o prejuízo para a parte que não comparece à audiência de instrução e julgamento na qual deveria depor?

O não comparecimento injustificado do reclamante à audiência na qual deveria depor implica em confissão ficta quanto à matéria fática, nos termos da Súmula nº 74 do TST. Inexistindo nos autos elementos de convicção aptos a alterar o julgado de piso, nega-se provimento ao recurso.

Quem não é obrigado a ser testemunha?

447. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.

Sou obrigado a ir a uma audiência?

Quando não encontra a pessoa para intimar? Ao fazê-lo, você poderá responder por desobediência e, em casos extremos, ser preso. Se não há justificativa para o não-comparecimento, a Justiça pode responder de forma coercitiva, levando-lhe à força para cumprir o seu dever, no caso, de depor.

É obrigatório ir em audiência?

“O não comparecimento injustificado da parte ou de seu representante legal à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com a multa de que trata o artigo 334, § 8º, do Código de Processo Civil de 2015.

É possível perder uma causa trabalhista?

Caso o processo ainda não chegue a uma conclusão, ele será encaminhado para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Por fim, o último órgão no qual esse processo pode ser julgado é o Supremo Tribunal Federal.

Quais são as perguntas que o juiz faz para testemunha trabalhista?

Você acredita que a empresa forneceu um ambiente de trabalho seguro? Você acredita que a empresa forneceu treinamento adequado para o reclamante? Você viu o reclamante seguindo as regras de segurança da empresa? Você viu algum outro funcionário cometendo uma ação que poderia ter causado o acidente?

Pode substituir testemunha no processo trabalhista?

A substituição de testemunhas

Depois de apresentado o rol, a parte só pode substituir a testemunha: que falecer; que, por enfermidade, não estiver em condições de depor; e que, tendo mudado de residência ou de local de trabalho, não for encontrada.

Qual o prazo para justificar ausência em audiência trabalhista?

789 desta Consolidação, ainda que beneficiário da justiça gratuita, salvo se comprovar, no prazo de quinze dias, que a ausência ocorreu por motivo legalmente justificável.

Qual o prazo para justificar ausência na audiência?

O prazo será de 10 dias do art. 277 do CPC somente será aplicável na hipótese de audiência una de conciliação e instrução, nos termos do art. 27 da Lei n. 9099 /95.Ao contrário do disposto no art.

Pode ir só o advogado na audiência de conciliação?

Assim sendo, a sua presença à audiência de conciliação se torna obrigatória, não sendo admitida a representação por outra pessoa ou, até mesmo, advogado, ainda que munidos de procuração.

Artigo anterior
Quantos níveis tem a ansiedade?
Artigo seguinte
Porque nasce carne esponjosa na unha?