São reações de Fase II são oxidação redução e hidrólise?

Perguntado por: Victória Leonor Gomes Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

Essas reações catalisadas pelas enzimas biotransformadoras de xenobióticos são classificadas em reações de fase I (ou pré-sintéticas) e reações de fase II (sintéticas ou de conjugação). A fase I compreende um conjunto de reações de oxidação, redução e hidrólise que preparam os toxicantes para as reações da fase II.

Quais são as reações de fase 2?

Segunda fase (conjugação): é uma fase imprescindível para a excreção do fármaco, pois o torna lipossolúvel. As reações de conjugação são: glucação (conjugação do fármaco a uma molécula de ácido glicurônico, que é mais comum), sulfatação e acetilação.

Quais os metabólitos obtidos nas reações de fase II?

Entre as reações de fase II, estão: oxidação, hidroxilação, desalquilação, desaminação e hidrólise. D Os metabólitos obtidos nas reações de fase II são mais hidrossolúveis que seu precursor, sendo eliminados na urina ou bile.

Quais as 4 etapas da farmacocinética?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Qual das seguintes reações metabólicas de fase II torna um metabólito de fase I facilmente Excretável pela urina?

Qual das seguintes reações metabólicas de fase II torna um metabólito de fase I facilmente excretável pela urina? Oxidação.

O que é Oxidação e Redução? Aprenda com o Prof. Gabriel Cabral!

34 questões relacionadas encontradas

São reações de fase II que fazem parte do processo de biotransformação dos fármacos?

As reações de biotransformação de fase II, também chamadas de reações de conjugação, incluem glicuronidação, sulfonação (mais conhecida como sulfatação), acetilação, metilação, conjugação com glutationa e conjugação com aminoácidos.

São reações de fase II Glicuronidação e acetilação?

São reações de fase II: glicuronidação e acetilação. c. Glicuronidação é a reação de conjugação mais comum da fase II e produz metabólito mais hidrossolúvel facilitando a eliminação.

Quais os 4 processos envolvidos na farmacocinética explique como cada um funciona de forma breve?

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento.

Quais as quatro propriedades farmacocinéticas?

Uma vez administrado por uma das várias vias disponíveis, quatro propriedades farmacocinéticas (absorção, distribuição, biotransformação e excreção) determinam a velocidade do início da ação, a intensidade do efeito e a duração da ação do fármaco.

O que é absorção distribuição metabolização e excreção?

A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.

O que é metabolismo de fase 2?

As reações na fase II englobam a conjugação com alguma substância endógena (p. ex., ácido glucurônico, sulfato, glicina); essas reações são sintéticas.

Quais são os principais órgãos Metabolizadores?

O principal é o figado. Porém outros órgãos têm a capacidade metabólica importante que são o trato digestivo, os rins e os pulmões. Os rins são os principais órgãos envolvidos na excreção. Metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontece no corpo.

O que é um metabólitos?

É o produto do metabolismo das mais diversas substâncias em organismos vivos. Em resumo, seria o resíduo que sobra depois que o organismo aproveita a parte útil do alimento. Por exemplo, você ingere proteína. Por sua vez, o organismo transforma a proteína em aminoácidos.

Qual a importância da fase 2?

Já as enzimas de fase II (conjugação) facilitam a eliminação dos fármacos e a inativação dos metabólitos eletrofílicos potencialmente tóxicos produzidos pela oxidação. Estas reações produzem metabólitos mais hidrossolúveis com pesos moleculares maiores, o que facilita sua eliminação.

Quando dois medicamentos são administrados ao mesmo tempo a um paciente?

Quando dois medicamentos são administrados, concomitantemente, a um paciente, eles podem agir de forma independente ou interagirem entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico de um ou de outro.

Quais as consequências possíveis dos processos de indução e inibição enzimática do CYP 450?

A inclusão de indutores do CYP450 no regime terapêutico do paciente pode ter como principal consequência clínica a redução da efetividade de um dos medicamentos.

Quais as propriedades farmacocinéticas?

Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.

O que são propriedades farmacocinéticas?

A farmacocinética, às vezes descrita como o que o corpo faz com o fármaco, refere-se ao movimento do fármaco dentro, através e fora do corpo — o tempo de evolução de sua absorção. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções)...

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Como são divididas as fases de ação dos fármacos?

A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.

Quais são as divisões da farmacologia?

Divisões da farmacologia
  • Farmacodinâmica: mecanismo de ação;
  • Farmacocinética: destino do fármaco;
  • Farmacologia pré-clínica: eficácia e RAM do fármaco nos animais (mamíferos);
  • Farmacologia clínica: eficácia e RAM do fármaco no homem (voluntário sadio; voluntário doente);

Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

O que é Glicuronidação?

A glicuronidação, a conversão de compostos químicos em glicuronídeos, é um método que os organismos usam para auxiliar na excreção de substâncias que não podem ser utilizadas como uma fonte de energia.

O que significa acetilação?

Significado de Acetilação

substantivo feminino [Química] Ação ou processo de acetilar. Etimologia (origem da palavra acetilação). Acetilar + ção.

Qual o significado de Bioativação e Bioativação de fármacos?

Fármacos e toxinas

A biotransformação é nesse caso uma fase da excreção. ... Quando esse processo resulta em drogas ou toxinas menos ativos e menos tóxicos é também chamado de desintoxicação, porém algumas vezes o produto se torna mais tóxico e ativo e o processo é chamado de bioativação.

Artigo anterior
Como gerar o das do MEI 2021?
Artigo seguinte
Como saber se o capacete é classe A ou B?