O que é o vício no direito?

Perguntado por: Lia Luísa Macedo Azevedo Mota  |  Última atualização: 2. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)

Você sabe o que significa "vício" na linguagem jurídica? Significa "defeito".

O que é um vício no direito?

Vício ou defeito é tudo o que macula o negócio jurídico, o que acarreta na sua anulação. De acordo com a extensão deste vício, sua nulidade pode ser absoluta ou relativa. Em se tratando de vício, existem duas modalidades: a) Vícios da vontade (ou vícios de consentimento): erro, dolo, coação, estado de perigo e lesão.

Quais são os vícios jurídicos?

Os defeitos são vícios que afetam o plano da validade do negócio jurídico. Podem ser de consentimento (erro, dolo, coação, lesão e estado de perigo) ou sociais (fraude contra credores e simulação).

O que são vícios de contrato?

De acordo com o Código Civil Brasileiro, os vícios de consentimento são: erro ou ignorância, dolo, coação, estado de perigo e lesão, os quais passarão a ser explanados a seguir. O erro está definido no art. 138 do Código Civil, que diz: Art.

O que é vício social direito Civil?

b) Vícios Sociais: são aqueles em que a vontade manifestada não tem, na realidade, a intenção pura e de boa-fé que enuncia, sendo eles: Fraude contra Credores e Simulação.

AULA 14 - DOS VÍCIOS REDIBITÓRIOS

31 questões relacionadas encontradas

O que é vício formal CPC?

O vício formal, portando, diz respeito a uma má aplicação das normas procedimentais do lançamento. Já o vício material decorre de um equívoco na aplicação das normas referentes ao direito material, ou seja, um erro na aplicação da regra de incidência do tributo lançado.

O que significa vício processual?

Termo : “Vício processual”

Falha ou irregularidade ocorrida durante o processo judicial, podendo resultar em nulidade ou anulação de atos processuais.

Quais são os vícios processuais?

Os vícios que podem atingir o ato processual podem classificar-se em três categorias: as meras irregularidades; as nulidades – que podem ser relativas ou absolutas; e a inexistência. Vale apontar aqui que as nulidades processuais, de forma ampla, surgem quando o ato é realizado sem seguir um requisito de validade.

São tipos de vícios?

Existem 2 tipos de vícios: aparente e oculto.

O que são vícios da posse?

Os três vícios possessórios são: violenta (força física ou moral), clandestinidade (apossamento escondido e fraudulento) e precariedade (abuso da confiança). Segundo Gustavo Tepedino et al. (2020, p.

O que diz o artigo 166 do Código Civil?

É nulo o negócio jurídico quando: I - celebrado por pessoa absolutamente incapaz; II - for ilícito, impossível ou indeterminável seu objeto; III - o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; IV - não revestir a forma prescrita em lei; V - for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial ...

O que diz o artigo 178 do Código Civil?

Conforme o texto do artigo 178, II do Código Civil, o negócio jurídico celebrado sob estado de perigo pode ser anulado. Código Civil - LEI No 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002.

O que diz o artigo 104 do Código Civil?

104. A validade do negócio jurídico requer: I – agente capaz; II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III – forma prescrita ou não defesa em lei.

O que é vício exemplos?

Já o termo “vício” se refere à situação em que o produto não atende ao fim o qual ele se destina, referindo-se à qualidade ou sua quantidade, como, por exemplo, o celular que não liga, a televisão que não tem som ou o liquidificador que não funciona.

Quando é considerado vício?

O vício é um comportamento compulsivo que leva a pessoa a consumir uma substância com frequência e em doses cada vez maiores, mesmo que isso cause problemas em sua vida. Assim, é uma doença mental que afeta a saúde física e psíquica da pessoa.

Qual a diferença entre fato e vício?

Portanto, a diferença principal entre o fato do produto (defeito) e o vício, é que este está ligado ao produto em si, enquanto o fato está diretamente relacionado ao defeito do produto, que se torna o causador do dano.

Como caracterizar um vício?

A palavra vício é associada ao abuso de substâncias e dependências comportamentais, como em jogos, compras ou sexo, por exemplo. De modo geral, toda atividade que uma pessoa é incapaz de se abster consistentemente, seja um comportamento ou substância, pode ser considerada um transtorno aditivo.

Quais as características do vício?

O conceito de vício pode ser caracterizado como hábito ou costume persistente de fazer ou consumir algo, levando à dependência e fazendo com que seu consumo seja irresistível. O que diferencia o hábito do vício é que esse sempre oferece efeitos de risco, além de tornar-se recorrente e excessivo.

O que é vício na sentença?

Os vícios que determinam a nulidade da sentença correspondem a casos de irregularidades que afetam formalmente a sentença e inutilizam o julgado na parte afetada. Tratam-se, portanto, de defeitos no ato jurisdicional que atentam à sua própria estruturação, conteúdo ou limites.

O que é vício de nulidade?

Ou, em outras palavras, nulidade é o estado viciado em que se encontra um ato, que o torna passível de deixar de produzir seus efeitos próprios e, em alguns casos, destrói os já produzidos.

Quais são os vícios que podem ocorrer na sentença?

Existem vícios que fazem da sentença ato jurídico inexistente. São sentenças inexistentes: sentença prolatada por um não juiz, sentença não redigida (art. 164 do CPC), sentença não assinada (art. 164 do CPC), sentença não publicada (art.

Quais são os vícios processuais insanáveis?

São insanáveis os vícios relacionados a atos inexistentes e nulidade absoluta. A inexistência do ato processual, é identificada através da ausência dos requisitos essenciais à constituição do referido ato.

Quais são os tipos de nulidade?

Há pelo menos duas hipóteses de nulidades: a absoluta e a relativa e, em qualquer uma delas, carece a decretação por decisão do juiz após a oitiva das partes, de acordo com a previsão do art.

Quando cabe nulidade?

Quando houver inobservância dos requisitos indispensáveis da denúncia ou da queixa, e dessa inobservância resultar prejuízo a defesa do réu, impossibilitando-a, será decretada a nulidade absoluta.

Artigo anterior
Qual a função do milho para galinha?
Artigo seguinte
Qual a fruta que o tucano gosta?