Quais as possibilidades da não concessão da extradição?

Perguntado por: Duarte Salvador de Andrade  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

É proibida ainda a extradição por crimes políticos ou de opinião. A Constituição Federal prevê esta possibilidade no artigo 5º, inciso LII: “[...] LII - não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;” (BRASIL, 2015:8).

Em que situações a extradição não será concedida?

No artigo 5º LI da Constituição Federal diz: é absolutamente vedada a extradição de um brasileiro nato e dos brasileiros naturalizados. Há, entretanto, exceção no caso de brasileiros naturalizados em caso da acusação do crime comum e que foi cometido antes da naturalização.

Quais os crimes que não admitem a extradição?

a) puramente militar; b) contra a religião; c) crime político ou de opinião. § 1º A alegação do fim ou motivo político não impedirá a extradição, quando o fato constituir, principalmente, uma infração comum da lei penal ou quando o crime comum, conexo dos referidos no inciso VII, constituir o fato principal.

Quais as condições para a concessão da extradição?

São condições para concessão da extradição: I - ter sido o crime cometido no território do Estado requerente ou serem aplicáveis ao extraditando as leis penais desse Estado; e II - estar o extraditando respondendo a processo investigatório ou a processo penal ou ter sido condenado pelas autoridades judiciárias do ...

Quem não pode ser extraditado?

Assim dispõe o art. 5º , LI da Constituição Federal : "LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;".

Saiba Mais - Extradição

41 questões relacionadas encontradas

Quais são os crimes que admitem extradição?

1. Será considerado crime que autoriza a extradição aquele que constitua infração punível, segundo as legislações de ambas as Partes, com pena privativa de liberdade, cuja duração seja de um ano ou com pena mais severa.

É vedada a extradição?

é absolutamente vedada pela Constituição quanto ao brasileiro nato. ... A Constituição Federal traça limites à possibilidade de extradição quanto à pessoa acusada e quanto a natureza do delito. Assim dispõe o art.

Quais os requisitos para a concessão de extradição e onde estão previstas no direito brasileiro?

Podem ser extraditados todos os estrangeiros e brasileiros naturalizados com comprovado envolvimento em tráfico de drogas ou que sejam acusados de crimes comuns (nos naturalizados, o crime deve ter ocorrido antes da naturalização). Brasileiros natos não podem ser extraditados.

Quais as fases do processo de extradição?

Elas são dividas em 3 etapas: exame dos pressupostos básicos, análise jurídica e fase administrativa.

Quem decide a extradição?

De acordo com ela, a lei não se interpreta por tiras, nem o tratado. Portanto, resumiu que ao Judiciário cabe decidir se o pedido de extradição está apto e ao presidente da República cabe executá-lo.

Quando o Brasil pode pedir extradição?

Art 75. A extradição poderá ser concedida quando o governo requerente se fundamentar em convenção, tratado ou quando prometer ao Brasil a reciprocidade. VIII - o extraditando houver de responder, no Estado requerente, perante Tribunal ou Juízo de exceção.

Qual a diferença entre extradição expulsão e deportação?

A extradição é a saída compulsória do estrangeiro, em virtude de crime cometido em outro país, que pede para receber de volta o cidadão foragido. ... A deportação acontece quando o estrangeiro entra ilegalmente no país, ou sua permanência torna-se ilegal.

Qual tipo de extradição o Brasil adota?

Resumo: A Constituição Federal veda a extradição de brasileiros natos. Não obstante, o Brasil é signatário do Estatuto de Roma que prevê a possibilidade de entrega de indivíduos que tenham cometido crimes contra a humanidade, independentemente de sua nacionalidade.

Não deve ser concedida a extradição do estrangeiro quando o fato que motivar o pedido de extradição constituir crime político?

Deve ser concedida a extradição do estrangeiro quando o fato que motivar o pedido de extradição não for considerado crime no Brasil ou no Estado requerente. Deve ser concedida a extradição do estrangeiro quando o fato que motivar o pedido de extradição constituir crime político.

Não será extraditado na hipótese de cometimento de crime político ou de opinião?

não será extraditado na hipótese de cometimento de crime político ou de opinião. será extraditado apenas na hipótese de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

Qual o cargo que não é privativo de brasileiro nato?

§ 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

I – de Presidente e Vice-Presidente da República; II – de Presidente da Câmara dos Deputados; III – de Presidente do Senado Federal; ... Os cargos acima não podem ser preenchidos por brasileiros naturalizados ou estrangeiros.

Quais são os tipos de extradição?

Extradição Ativa e Passiva:

a extradição ativa, quando o Governo brasileiro requer a extradição de um foragido da Justiça brasileira a outro país, e. a extradição passiva, quando um determinado país solicita a extradição de um indivíduo foragido que se encontra em território brasileiro.

O que é extradição ativa e passiva?

A extradição ativa acontece quando o Governo brasileiro solicita que o processo ocorra para uma pessoa que está foragida da justiça brasileira. No caso da extradição passiva ocorre o inverso, ou seja, o Estado pede a extradição de um indivíduo foragido em território brasileiro.

O que é acordo de extradição?

Extradição é o ato de entrega que um Estado faz de um indivíduo procurado pela Justiça para ser processado ou para a execução da pena, por crime cometido fora de seu território, a outro Estado que o reclama e que é competente para promover o julgamento e aplicar a punição.

O que é extradição direito?

A extradição é o ato pelo qual um Estado entrega um indivíduo, acusado de um delito ou já condenado como criminoso, à justiça de outro, que o reclama, e que é competente para julgá-lo e puni-lo. A Constituição Federal traça limites à possibilidade de extradição quanto à pessoa acusada e quanto à natureza do delito.

Qual o órgão competente para processar e julgar o pedido de extradição?

Como determinado pela Constituição Federal de 1988, é o Supremo Tribunal Federal o seu Guardião Maior, o órgão do Poder Judiciário competente para, originariamente, processar e julgar a extradição solicitada por Estado estrangeiro.

Qual a natureza jurídica da extradição?

Segundo Cezar Roberto Bittencourt, a ação de extradição é de natureza constitutiva, objetivando a formalização de um título que autoriza o Poder Executivo a entregar um estrangeiro a outro país soberano para responsabilizá-lo pela prática de crime.

O que quer dizer a palavra extraditado?

Que ou quem foi alvo de processo de extradição (ex.: pessoas extraditadas; os extraditados são suspeitos de vários crimes).

O que é extradição exemplo?

Extradição – Espécies ou classificações

a) a extradição ativa – hipótese em que o Estado Brasileiro solicita a outro país a entrega de um indivíduo, a fim de julgá-lo ou puni-lo pela prática de um crime praticado no Brasil. (exemplo: Brasil solicita à Itália a extradição de Henrique Pizzolato)

O que acontece se um estrangeiro cometer um crime no Brasil?

Estrangeiro que cometer crime no Brasil será simplesmente expulso.

Artigo anterior
Quais empresas fizeram fusão?
Artigo seguinte
Quem está cumprindo aviso tem direito a folga semanal?