O que é o transtorno delirante persistente?

Perguntado por: Alexandra Isabel Cunha Gomes Matias  |  Última atualização: 13. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

O transtorno delirante caracteriza-se por convicções falsas firmemente mantidas (delírios) que persistem por no mínimo 1 mês, sem outros sintomas da psicose.

O que causa transtorno delirante persistente?

Os fatores de risco associados são sexo feminino, de- ficiência auditiva, deficiência visual, isolamento soci- al, doenças cerebrais, ser solteiro e história familiar (principalmente de transtornos esquizofreniformes e transtorno delirante) (Almeida et al 1995a).

Quanto tempo dura o transtorno delirante persistente?

O transtorno delirante persistente é uma condição na qual o paciente experimenta ao menos um delírio por pelo menos 1 mês de duração. Além desse sintoma fundamental, o transtorno delirante persistente deve ocasionar prejuízos para a qualidade de vida da pessoa e/ou de terceiros.

Qual a diferença entre esquizofrenia e transtorno delirante persistente?

Ele é menos comum que a esquizofrenia. A diferença entre o transtorno delirante e a esquizofrenia é a presença de delírios sem nenhum dos outros sintomas de psicose (por exemplo, alucinações, fala desorganizada ou comportamento desorganizado).

Quais os sintomas do transtorno delirante?

Sintomas
  1. Delírios não bizarros, o sintoma mais óbvio.
  2. Alucinações (que consistem em ver, ouvir e sentir coisas que não são reais) relacionadas com o delírio.
  3. Mau humor, irritabilidade e raiva.
  4. Suspeita e falta de confiança que, por sua vez, podem levar ao surgimento de sentimentos como medo, raiva e traição.

TRANSTORNO DELIRANTE PERSISTENTE CID F22 | Dr Eduardo Adnet | Psiquiatra | Vídeo #1

35 questões relacionadas encontradas

São características do transtorno delirante persistente?

Transtorno delirante persistente: sintomas

A presença de um delírio (ou mais) com duração de pelo menos 1 mês. Não há preenchimento dos critérios para diagnóstico da esquizofrenia. Não há necessidade, como versava o DSM-IV, dos delírios serem esquisitos e totalmente impossíveis (por exemplo grandes aventuras heróicas)

Como lidar com uma pessoa que tem transtorno delirante?

Para ajudar uma pessoa com transtorno persistente delirante, é fundamental encaminhá-la para um profissional da área de saúde mental. Talvez esse seja o principal desafio, já que o paciente é fiel às suas convicções e pode não acreditar que está doente e que precisa de ajuda médica.

Qual o remédio para transtorno delirante?

Esses medicamentos incluem a tioridazina, o haloperidol, a olanzapina, a risperidona e a ziprasidona.

Quais doenças causam delírios?

Outras situações: As pessoas idosas também são mais propensas a terem outros quadros clínicos que as tornam mais suscetíveis ao delirium, como:
  • Acidente vascular cerebral.
  • Demência.
  • Doença de Parkinson.
  • Outras doenças que causam a degeneração dos nervos.
  • Uso de três ou mais medicamentos.
  • Desidratação.
  • Desnutrição.
  • Imobilidade.

O que são crenças delirantes?

A crença delirante, na qualidade de um elemento que constitui um quadro psicótico, é freqüentemente definida como uma falsa crença que é sustentada a despeito de evidência contrária.

Qual o CID do transtorno delirante?

F22.0 Transtorno delirante

Transtorno caracterizado pela ocorrência de uma idéia delirante única ou de um conjunto de idéias delirantes aparentadas, em geral persistentes e que por vezes permanecem durante o resto da vida. O conteúdo da idéia ou das idéias delirantes é muito variável.

Qual doença faz a pessoa ver coisas?

A esquizofrenia é uma doença psiquiatrica conhecida pelos sintomas de ouvir e ver coisas que, na verdade, não existem. No entanto, estes não são os únicos sintomas da condição. De acordo com o psiquiatra Filipe Doutel, “a doença vai restringindo a vida pessoal.

Qual é a diferença entre delírio e alucinação?

Segundo a psiquiatra Erika Mendonça, delírios são crenças exageradas, irrefutáveis. O paciente tem certeza de algo, mesmo sem nenhuma evidência real disso. Já a alucinação é uma percepção de coisas que não estão lá, sejam elas imagens e/ou sons, mas que o paciente acredita com convicção de que são reais.

O que é depressão delirante?

A depressão psicótica ou delirante é uma forma especial de episódio depressivo. A psicose envolve a visão ou a audição de coisas irreais (alucinações) e/ou o desenvolvimento de ideias ou crenças falsas (delírios).

Como saber se estou em delírio?

Alguns dos sinais de indicam delírio são acreditar ter super-poderes, que se está sendo perseguido por inimigos, que se foi envenenado ou que se foi traído pelo cônjuge, por exemplo, sendo difícil distinguir a imaginação da realidade.

O que causa delírio mental?

O delírio acontece quando os sinais enviados e recebidos pelo cérebro se tornam comprometidos ou confusos. O mais provável é que seja ocasionado por uma combinação de fatores. Além disso, a falta de sono, o uso de certos medicamentos ou drogas, infecções e febre alta podem estar relacionados ao quadro.

O que é crise de delírio?

O delírio é um estado de alteração mental que faz com que um indivíduo apresente uma visão distorcida da realidade, sendo que isso pode ser demonstrado de diferentes formas, por meio de uma confusão mental, de uma redução da consciência e até mesmo de alucinações.

Quais transtornos mentais causam alucinações?

No entanto, a alucinação é um sintoma importante de condições como a esquizofrenia, a depressão psicótica e a epilepsia. Pacientes com demência, delírio e tumores no cérebro também podem apresentar alucinações como um sinal da condição.

Qual é o antipsicótico mais forte?

Clozapina é a melhor droga antipsicótica para o tratamento da esquizofrenia. Pesquisadores realizaram uma pesquisa para avaliar como a clozapina se compara a outros antipsicóticos de segunda geração (ASGs).

Qual é a diferença entre delírio e delirium?

O psiquiatra e consultor do Bem Estar Daniel Barros explica a diferença entre delírio e delirium. Delírio é quando a pessoa acredita em algo que não é verdade. O delirium é uma confusão mental que acontece por causa de problemas clínicos.

O que é ser uma pessoa psicótica?

Trata-se de um estado mental de perda de ligação com a realidade, o que pode resultar em alucinações, mudanças de personalidade, desordem nos pensamentos, além de delírios, problemas sociais e claras dificuldades para realizar tarefas cotidianas.

Quais os tipos de delírios mais comuns?

Tipos de delírios
  • Delírio persecutório ou de perseguição. ...
  • Delírio de referência (de alusão ou autorreferência) ...
  • Delírio de relação. ...
  • Delírio de influência ou controle. ...
  • Delírio de grandeza. ...
  • Delírio místico ou religioso. ...
  • Delírio de ciúmes e delírio de infidelidade. ...
  • Delírio erótico (erotomania)

É possível que alguém durante um quadro delirante consiga perceber que está fora da realidade?

Sim, é possível.

O que acontece quando a pessoa não fala coisa com coisa?

Uma alucinação ocorre quando a percepção do indivíduo identifica alguma coisa que não existe como sendo parte da realidade, como se fosse uma impressão subjetiva.

Artigo anterior
O que é um transmissor instrumentação?
Artigo seguinte
Qual o peso de uma pessoa de 70 kg na Lua considere que a gravidade na Lua é de 1 6 m por segundo?