O que é o super ego?

Perguntado por: Débora Bianca Barros  |  Última atualização: 14. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

O superego ou sobre-eu designa, na teoria psicanalítica, uma das três instâncias dinâmicas do aparelho psíquico. É a parte moral da psique e representa os valores da sociedade.

Qual é a definição do superego?

O superego é a última instância do aparelho psíquico mental a organizar-se e tem como função censurar os impulsos que vêm do id, sobre as atividades e pensamentos do ego. Essa censura é detetada pelo ego, por um pequeno sinal de angústia.

Qual a diferença entre o ego e superego?

O superego é contrário à satisfação da natureza animal enquanto que o Id procura satisfazê-la. Essa luta entre o Id e Superego na maioria das vezes não é percebida por nós, é inconsciente. Ego – é quem procura manter o equilíbrio entre essas forças opostas, é nossa razão, a nossa inteligência.

Qual a função do superego na mente humana?

O Superego, denominado repressor do Id, atua influenciado por regras, crenças, leis morais, ética e outros métodos que nos são ensinadas no decorrer da vida e limitam as ações e reações, fazendo com que pensemos nas conseqüências.

Qual é o princípio do superego?

Freud elabora a teoria do superego a partir de observações clínicas. Essa teorização ocorre quando ele se depara com um ego coagido por algo que o faz agir como se estivesse sendo censurado, observado, criticado e, algumas vezes, mortificado.

PSICANÁLISE - Uma Explicação Simples e Rápida Sobre ID, EGO e SUPEREGO

30 questões relacionadas encontradas

O que é superego e exemplo?

Por exemplo, se você ceder aos impulsos do ID, o superego é o que fará com que você sinta culpa ou até vergonha por suas ações. O superego pode ajudá-lo a se sentir bem com seu comportamento quando reprime seus impulsos mais primitivos.

O que Freud fala sobre o superego?

A ideia de superego se origina em Freud nos idos de 1910 confundindo-se com o de consciência, melhor, ele é considerado uma consciência especial que nasce a partir do recalcamento de ideias sexuais que são consideradas inconciliáveis para a consciência.

Quando o superego é dominante?

Quando o superego é dominante? Já um superego dominante gera um indivíduo moralista, paralisado pelos impedimentos que sua mente impõe a vida toda.

Onde se encontra o superego?

O Superego é uma parte da nossa mente que se desenvolve na infância, influenciado pelos ensinamentos de pais, escola e sociedade. Ele funciona tanto consciente quanto inconscientemente, representando os aspectos sociais e culturais de nossa personalidade.

Quais são os três aparelho psíquico?

O aparelho psíquico se divide em três: id, ego, superego.

Como o id, ego e superego trabalham juntos?

O id, ego e superego trabalham juntos na criação de um comportamento. O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade e o superego acrescenta a moral à ação que é tomada.

Quais são as 3 estruturas de personalidade para a psicanálise?

Essa concepção estruturalista ficou cristalizada em "O ego e o id", de 1923, e consiste em uma divisão da mente em três instâncias psíquicas: o id, o ego e o superego2.

Como curar o superego?

Não há cura psicanalítica para as perversões (psicopatia na linguagem psiquiátrica e jurídica), e sim um apelo educativo ou uma nova postura social. Como não existe um Superego funcionante, não existe o controle tão necessário que a Neurosa oferece como saída para o homem.

Porque o superego é considerado o herdeiro do complexo de Édipo?

Segundo Freud em sua famosa frase, “o superego é o herdeiro do complexo de Édipo”. Ou seja, a criança sente-se ameaçada de castração e/ou perda do amor dos pais se persistir em seus desejos incestuosos.

Quais são as funções do ego?

Assim, o ego é a parte consciente, responsável por interpretar a realidade, memória, emoções e percepção – relação do indivíduo com o meio – e mediador ente o Id e o superego. O ego, como afirmam os psicólogos, faz parte da natureza do ser humano.

Como o ego é formado?

Assim, o Ego é formado pela leitura que a criança faz da expectativa dos pais sobre ela, buscando, obviamente, se sentir amada. Isto inclui, em grande medida também, as expectativas inconscientes, pois ainda não possuímos um Ego formado. Nesse sentido, a criança está com o seu Self exposto ao inconsciente familiar.

Quem criou a teoria do ego e superego?

Entre 1920 e 1923, depois que Freud distinguiu os conceitos de consciente e inconsciente, esse introduziu os conceitos de id, ego, superego.

Qual é o nível psíquico do ego?

O ego traz em si algumas funções essenciais atribuídas ao consciente, além de conter certos elementos inconscientes, como angústias e estratégias de defesa, por exemplo, o que nos mostra sua existência conectada a uma parte consciente e também a uma parte inconsciente.

Qual das alternativas apresenta melhor o conceito de superego?

Qual das alternativas apresenta melhor o conceito de superego? Ele controla o acesso à razão.

O que é o Id na psicanálise?

O id ou isso (em alemão es, "ele, isso") designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do aparelho psíquico. O id seria a fonte da energia psíquica (libido). É formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes.

O que acontece se houver um desequilíbrio Id ego e superego?

O Superego: a consciência moral que nos guia para padrões de comportamento aceitáveis. Como os três componentes da personalidade interagem: um equilíbrio delicado entre nossas necessidades e valores. Os efeitos do desequilíbrio entre o Id, o Ego e o Superego: problemas psicológicos e emocionais.

O que caracteriza o superego em Lacan?

Para Lacan, o supereu se dá tão somente pela exigência da satisfação da pulsão como um imperativo de gozo: “[...] a palavra fundamental do supereu, como Lacan entende, é: goza!” (MILLER, 1997, p. 169).

Em qual idade surge o ego?

O ego surge por volta dos dois anos de idade. Ele é mais focado para o exterior, e é a partir da formação do ego que começamos a pensar sobre as consequências práticas daquilo que fazemos e os problemas que podem ser gerados através de nossas condutas.

Em que idade surge o ego?

5 a 10 anos

A insegurança é comum nessa fase, medo do desconhecido gera timidez e cria certos bloqueios sociais. Freud diz que a criança começa a moldar o ego e o superego.

Artigo anterior
O que o duodeno absorve?
Artigo seguinte
Quanto que é uma quinzena?