O que é o Profa?
Perguntado por: Bernardo Artur de Domingues | Última atualização: 21. April 2022Pontuação: 5/5 (38 avaliações)
O Programa de Formação de Professores Alfabetizadores é um curso anual de formação destinado especialmente a professores que ensinam a ler e escrever na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, tanto crianças como jovens e adultos.
O que foi o Profa?
Programa lançado em dezembro de 2000 pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação (SEF/MEC) com o objetivo de oferecer novas técnicas de alfabetização, originadas em estudos realizados por uma rede de educadores de vários países.
Quem criou o Profa?
O PROFA foi produzido pelo MEC no ano 2000 e posto em prática no início do ano de 2001 tendo a parceria das secretarias e diretorias de ensino até o final de 2002, após esse período o MEC finalizou seu apoio e o programa persiste pelos investimentos e comprometimento das prefeituras, governos estaduais e Universidades.
Qual a formação do professor alfabetizador?
O alfabetizador é um profissional do ensino de línguas e, como tal, além do domínio e das técnicas pedagógicas deve possuir sólidos conhecimentos lingüísticos tanto da língua, enquanto meio de comunicação, quanto sobre a língua, enquanto objeto de análise.
É possível ler na escola de Delia Lerner?
Em Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário (128 págs., Ed. Artmed, tels. 51/3027-7000 , para Porto Alegre e região, e 0800-703-3444, para outras localidades, 36 reais), Delia Lerner discute as tensões envolvidas nessa questão e propõe soluções para transformar o cenário.
O que é o PROFA
Quais são as condições necessárias para que a leitura seja possível na escola segundo a concepção de Delia Lerner?
DELIA Quando está produzindo, por exemplo, o resumo de um texto, o aluno é obrigado a compreendê-lo mais do que quando apenas o lê. Precisa explicitar aquilo a que se refere e usa a escrita para organizar o que entendeu.
Quais os pontos apresentados por Lerner 2002 que tornam difícil o ensino da leitura e da escrita?
Lerner (2002) relata que é necessário à escola possibilitar aos alunos a apropriação da escrita e de suas práticas sociais para assim, poder incorporá-los a comunidade de leitores e escritores. A escrita não é um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade.
O que é preciso para ser uma professora alfabetizadora?
Quais são as características de um bom alfabetizador? Há algumas características que eu considero fundamentais ao alfabetizador, como ser um constante pesquisador; ter clareza do currículo, compreendendo o que os alunos devem aprender; compreender a avaliação como processo essencial na aprendizagem dos alunos, etc.
Como se tornar um alfabetizador?
Mas qualquer cidadão, com nível médio completo, pode se tornar um alfabetizador do programa. Ele deve cadastrar-se junto à prefeitura ou secretaria estadual de educação onde receberá formação adequada.
Qual é o perfil do alfabetizador?
O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.
O que é o Pnaic na educação infantil?
O PNAIC constitui um conjunto articulado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas, objetivando assegurar à todas as crianças o direito de serem alfabetizadas até os oito anos de idade.
Como se aprende a ler e escrever ou prontidão um problema mal colocado * Telma Weisz?
Ainda antes de supor a escrita como representação da fala, a criança faz várias tentativas de construir um sistema que se assemelhe formalmente à escrita adulta buscando registrar as diferenças entre as palavras através de diferenças na quantidade, na posição e na variação dos caracteres empregados para escrevê-las.
Quais influências a formação de professores no Brasil recebeu?
O positivismo na formação de professores
Na época da Proclamação da República, sobretudo na Reforma Benjamin Constant, de 1890, e na de Rivadávia Correia, de 1991, foi presente a influência dos princípios de orientação positivista.
O que significa ser alfabetizador?
Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
Qual o maior desafio para alfabetizar?
Hoje o desafio maior é "Como alfabetizar letrando". Os processos de alfabetização e letramento são complexos, mas fundamentais para a inclusão social. O ensino de Letramento rompe barreiras tradicionais que considera a alfabetização como pré-requisito para o domínio da leitura e escrita.
Quais são os desafios do professor alfabetizador?
Desse modo, o professor- alfabetizador necessita estar em constante formação, fundamentando e aperfeiçoando suas aulas. O processo de alfabetização é desafiador, tanto para o discente, que está sendo alfabetizado, quanto para o docente, a quem incube a responsabilidade de alfabetizar.
Por que muitas professoras consideram difícil ensinar a ler?
Por que muitas professoras consideram difícil ensinar a ler? Tenho algumas hipóteses. Alfabetizar uma turma de 28, 30 ou mais alunos é muito diferente de alfabetizar uma única pessoa, em particular. Os ritmos de aprendizagem variam, as experiências anteriores dos alunos com a leitura e a escrita também.
Qual a tese central apresentada no livro de Lerner?
De acordo com Márcia Fernandes a tese central nesse livro é que a leitura e a escrita devem ser vistas como práticas sociais.
Quais os principais desafios para que o professor alfabetizador promova práticas que contemplem uma alfabetização na perspectiva do letramento?
- Promover práticas diárias de leitura, de livros, de jornais, revistas em sala de aula.
- Transformar a sala de aula em um ambiente alfabetizador no qual o aluno tenha contato direto com leitura e escrita.
É preciso dar sentido à leitura?
Segundo a educadora argentina Delia Lerner, o conhecimento acumulado desde os anos 1970 permite ao professor reformular conceitos e práticas para formar leitores de verdade.
Qual a implicação social das escolhas que os educadores fazem ao abordar a linguagem na escola?
Com base nos estudos realizados, concluímos que o meio social influencia o processo de aquisição da linguagem e a fala influencia sobremaneira a escrita. Ao analisarmos as relações entre linguagem, sociedade e escrita, esta pesquisa contribuiu para a explicação do fracasso escolar na aprendizagem.
Por que se afirma que a didática e o eixo da formação profissional do professor?
A didática é o eixo da formação profissional do professor, uma vez que por meio dela o professor pode gerar o ensino e aprendizagem com qualidade, a fim de garantir a educação inclusiva.
Qual a importância da formação de professores?
Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nas palavras do educador Moacir Gadotti, “a educação é um lugar onde toda a nossa sociedade se interroga a respeito dela mesma – ela se debate e se busca”.
Quais os modelos de formação docente que prevalecem nos programas de formação de professores no Brasil segundo Saviani 2009 ):?
Nessa perspectiva, Saviani (2009) defende que, no caso brasileiro, a formação de professores oscilou entre dois modelos: o modelo dos conteúdos cognitivo-culturais, que centraliza a formação do professor nos conteúdos da área que irá lecionar, e o modelo pedagógico-didático, que, em contraposição ao anterior, centra a ...
Como se deu a formação de professores?
A profissionalização docente ocorreu inicialmente no século XVII, onde os registros históricos apontam a criação do primeiro curso de formação para professores, sendo este curso “instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres” (DUARTE apud SAVIANI, 2009, p. 143).
O que é a tecnologia CMOS?
O que são estrias roxas?