O que é a tecnologia CMOS?

Perguntado por: Benedita Leticia Oliveira de Ferreira  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

CMOS significa "Complementary Metal-Oxide Semiconductor", sigla que corresponde a um tipo de tecnologia que utiliza transistores de efeito de campo, ou "field effect transistor" (FET), em lugar dos transistores bipolares comuns (como nos circuitos TTL), para elaboração dos circuitos integrados digitais.

O que são TTL e CMOS?

Componentes digitais do tipo TTL (Transistor-Transistor Logic) são formados em sua lógica por transistores e resistores, o que os tornam consumidores de energia maiores que os CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor), porém mais rápidos.

Como são feitos os circuitos CMOS?

CMOS é uma tecnologia de construção de circuitos integrados como processadores, memórias RAM, Flip-Flops e portas lógicas. É uma tecnologia baseada em oxidação em metal semicondutor. No caso dos circuitos citados, o semicondutor é o silício.

Qual a principal vantagem dos circuitos construídos com a tecnologia CMOS?

As principais vantagens apresentadas pelas tecnologias CMOS são o baixo consumo de potência, alta imunidade a ruído, alto nível de integração, simplicidade de projeto e operação confiável em ampla faixa de valores de tensão.

Quais são os dois circuitos independente do CMOS?

No CMOS existem dois circuitos independentes:
  • Um relógio permanente.
  • Uma pequena quantidade de memória RAM.

Microeletrônica – Aula 07 - Tecnologia CMOS

29 questões relacionadas encontradas

Quais as principais aplicações da tecnologia CMOS?

O CMOS é uma tecnologia muito usada em microprocessadores, microcontroladores, memórias RAM, entre outros circuitos digitais, em circuitos analógicos são usados como sensores de imagem, conversores de dados e transceptores para muitos tipos de comunicação, a única desvantagem dos componentes CMOS são pelo fato de ...

Quantos transistores são utilizados para uma porta AND e OR de 2 entradas na tecnologia CMOS?

O comportamento da porta OR, onde somente será igual a zero se caso as duas entradas será igual a zero, com um total de 6 transistores, onde no CMOS os drenos são conectados pelo metal e o PMOS um da fonte para o dreno, e uma ligação para o metal com o poli silício.

Quais as vantagens e desvantagens em utilizar TTL ou CMOS?

CMOS: O consumo elétrico de dispositivos CMOS é muito mais baixo do que o dos dispositivos TTL, por serem baseados em tecnologia FET, estando na faixa de 1 a 2 microampères (1 a 2 uA)!.

O que são famílias de CI's?

Produto Velocidade-Potência: Historicamente, as famílias de circuitos integrados têm como características marcantes a sua velocidade de operação e a potência consumida. Em geral, o projeto de tais circuitos busca um retardo de propagação baixo (alta velocidade de operação) e valores baixos de potência dissipada.

Quanto à família TTL podemos afirmar que?

Esta família é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial. Assim, podemos rapidamente associar qualquer componente que comece pelo número "74" à família TTL.

Que tipo de transistor é usado em circuitos CMOS?

CMOS significa "Complementary Metal-Oxide Semiconductor", sigla que corresponde a um tipo de tecnologia que utiliza transistores de efeito de campo, ou "field effect transistor" (FET), em lugar dos transistores bipolares comuns (como nos circuitos TTL), para elaboração dos circuitos integrados digitais.

Qual é a função de um circuito integrado?

O circuito integrado tem como função principal realizar ações complexas que não poderiam ser executadas por apenas um componente. Dessa forma, ele é capaz de servir como temporizador, oscilador, amplificador, controlador e muito mais.

Como funciona o transístor de efeito de campo?

O transistor de efeito de campo (FET – Field Effect Transistor) funciona através de um campo elétrico em sua junção. Ele é bastante utilizado em amplificadores, como chave ou controle de corrente em uma carga, assim como o TBJ já apresentado aqui. O FET é encontrado em 2 tipos básicos, canal N e canal P.

O que é um sinal TTL?

Lógica transistor-transistor (em inglês, Transistor-Transistor Logic ou simplesmente TTL) é uma classe de circuitos digitais montados a partir de transistores de junção bipolar (BJT) e resistores. ... Manufaturadores de TTL ofereceram uma ampla gama de portas lógicas, flip-flops, contadores, e outros circuitos.

Qual a diferença entre o TTL 74xx e 54xx?

A família TTL foi originalmente desenvolvida pela TEXAS Instruments, mas hoje, muitos fabricantes de semicondutores produzem seus componentes. Esta família é principalmente reconhecida pelo fato de ter duas séries que começam pelos números 54 para os componentes de uso militar e 74 para os componentes de uso comercial.

Quais são os tipos de reguladores de tensão?

Quais são os tipos de reguladores de tensão? Regulador de Tensão por meio de Circuitos Integrados (CI) Reguladores de tensão CIs da série 78XX. Reguladores Eletromecânicos. Regulador Automático de Tensão.

Quais os tipos de famílias lógicas?

Principais Famílias Lógicas
  • RTL – Lógica resistor-transistor.
  • DTL – Lógica diodo-transistor.
  • DCTL – Lógica transistor de acoplamento direto.
  • TTL – Lógica transistor-transistor.
  • ECL – Lógica emissor-acoplado.
  • MOS – Metal Oxide Semicondutor.
  • PMOS – Lógica MOSFETs de canal p.
  • NMOS – Lógica MOSFETs de canal n.

Quais são as principais famílias lógicas de circuitos integrados?

Duas principais famílias de circuitos integrados emergem neste contexto: A família TTL (Transistor-Transistor Logic) e a família CMOS (Complemetary Metal-Oxid Semiconductor). As famílias TTL e CMOS não esgotam o universo de famílias lógicas, mas, seguramente são as mais utilizadas.

Quais as principais diferenças entre as famílias CMOS e TTL?

O CMOS comparado ao TTL:

Circuitos CMOS não consomem tanta energia quanto os circuitos TTL quando em repouso. Contudo, o consumo de energia do CMOS aumenta rapidamente com freqüências altas em comparação ao TTL.

Qual é a tensão de alimentação dos circuitos integrados da família TTL?

A tensão de alimentação típica para circuitos integrados da família TTL é de 5V. A figura abaixo mostra as características de operação de uma porta lógica pertencente à família TTL.

Qual o valor padronizado de tempo de atraso de propagação para a família TTL?

Os valores fan-in = 1 e fan-out = 10, são típicos para a família TTL. TEMPO DE PROPAGAÇÃO: É o tempo de retardo entre a mudança de nível na entrada e a correspondente mudança de nível na saída, que de um modo geral, situa-se entre 1ns a 50ns (nano-segundo).

Quantas portas NAND 74ALS00 podem ser acionadas pela saída de uma porta NAND 74ALS00?

A corrente da carga já acionada e 7,6 mA (soma das IIL). A porta 74ALS00 pode fornecer ate 8 mA ( IOL(max) ), portanto, ha uma 'sobra' de 0,4 mA. Como cada entrada da 74ALS demanda IIL de 0,1 mA, podemos conectar mais 4 portas 74ALS a saída da porta 74ALS00 sem causar sobrecarga.

O que é fan in Fan out?

Fan-In (leque de entrada) é o número de entradas que uma porta lógica possui. Fan-Out (leque de saída) é o número máximo de portas similares que uma porta pode acionar permanecendo dentro das especificações.

Quais são os limites da tensão de alimentação do CI 7400?

O CI 7400: Este CI cujo código é 7400 tem um encapsulamento DUAL IN LINE de 14 pinos. ... O CI necessita de tensão de alimentação entre os pinos 14 (VCC) e 7 (GND).

Quais os tipos de transistor de efeito de campo?

Existem basicamente dois tipos de transistor efeito de campo: MOSFET (metal oxidesemiconductor FET), também chamado de IGMOS (insulated gate MOS) ou transistor MOS, e JFET (junction FET). Os MOSFETs são mais usados, principalmente em circuitos integrados e como dispositivos de potência.

Artigo anterior
Qual o tamanho de um tijolo de 6 furos?
Artigo seguinte
O que é o Profa?