O que é o processo de referenciação?

Perguntado por: Leonardo Rodrigues de Santos  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

- a referenciação, tal como a tratam Mondada e Dubois (1995), é um processo realizado negociadamente no discurso e que resulta na construção de referentes, de tal modo que a expressão referência passa a ter um uso completamente diverso do que se atribui na literatura semântica em geral.

O que é processo de referenciação?

Chamamos de referenciação as diversas formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes. ... Um dos fatores que podem nos auxiliar no momento da construção de um texto é a referenciação.

O que são elementos de referenciação?

Os elementos de referenciação tem como objetivo evitar esta repetição de termos que já foram ditos no texto. Anáfora: expressão que retoma uma ideia anteriormente expressa (retrospectivo). É quando um termo que já foi dito é recuperado. A indústria automobilística não cresceu em 2019.

O que é referenciação exemplo?

Exemplo. A referenciação é um elemento que contribui para a organização estrutural dos textos. Ela ocorre por meio de dois processos, conhecidos como movimento retrospectivo e progressivo (anáfora e catáfora).

Quais são os elementos de referenciação?

Os elementos de referenciação, também são denominados de anáfora, catáfora e dêixis. A anáfora constitui o elemento linguístico por meio do qual se aponta ou remete para elementos presentes no texto, já ditos, ou cujos referentes possam ser recuperados, inferidos a partir de pistas expressas no texto.

REFERENCIAÇÃO

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de referenciação?

A referenciação ocorre, basicamente, por meio de dois movimentos, chamados de movimentos retrospectivo e progressivo, respectivamente anáfora e catáfora. Tomando como objeto de análise o mesmo exemplo, vamos observar agora as anáforas e catáforas presentes no texto.

Quais são as 3 estratégias de referenciação?

1.1.ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO

Retomada (manutenção): É um “objeto” já presente no texto, é reativado por meio de uma forma referencial de modo que o objeto de discurso permaneça em foco. Desfocalização: Quando um novo objeto de discurso é introduzido, passando a ocupar a posição focal.

O que é referenciação e progressão referencial?

Referenciação e progressão referencial Referenciação é a maneira que introduzimos os textos, inserindo palavra. E progressão referencial é objeto de discurso, quando ocorre repetição mais adiante das palavras citadas na referenciação.

O que é coesão textual exemplos?

Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.

Quais as Metarregras da coerência?

Charolles (1978) propõe quatro meta-regras de coerência: repetição, progressão, não-contradição e relação. Segundo a meta-regra de repetição, um texto, para ser coerente, deve conter, em seu desenvolvimento linear, elementos de recorrência estrita.

Quais são os elementos de coesão de um texto?

Os elementos da coesão — preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais — deixam claro qual é a relação lógica entre cada ideia, dando ao leitor uma indicação do rumo que a frase vai tomar.

O que é anáfora e catáfora?

Resposta: As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora).

Qual o papel dos elementos de referência em um texto?

Esta é responsável pela progressão do texto através da retomada de referentes, utilizando vários mecanismos, como a repetição de expressões, o uso de pronomes, a elipse, etc.

O que é referenciação pronominal?

A referência pronominal é um dos recursos que dão coesão a um texto, pois faz com que as orações estejam interligadas. Assim, os elementos de referência (os pronomes) fazem o leitor voltar a algo que já foi mencionado previamente, tornando o texto menos repetitivo.

Quais são os fatores de textualidade?

Entende-se por textualidade um conjunto de características que nos possibilita conhecer um texto. Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância.

O que é uma referência textual?

Trata-se de um recurso coesivo que ocorre quando um termo ou expressão que já foi citado no texto é retomado por meio de outro termo que o substitui. O que foi mencionado anteriormente é chamado de referente textual, enquanto o termo que o remete é denominado de correferente.

O que é coesão e coerência textual exemplos?

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

Como identificar elementos de coesão?

Os elementos de coesão são aqueles os que ligam as frases ou palavras dentro de um texto.
...
Com relação às conjunções, temos as coordenativas, que são:
  1. Adição: e, nem, mas também. ...
  2. Adversidade (oposição): entretanto, mas, porém, contudo, todavia. ...
  3. Alternância: ora...

O que é coesão social e exemplos?

Coesão social é um termo da Sociologia que representa política de cooperação adotada pela União Europeia, por exemplo, que reúne e analisa ações nas áreas social, econômica e territorial impostas sob regulamento comum para todos.

Como se realiza a progressão referencial?

A progressão referencial é apresentada a partir de discussões que a tomam como um dos recursos cujo objetivo é assegurar a organização de um texto sob uma perspectiva contínua.

O que é a progressão textual?

Progressão Textual = ligada aos recursos utilizados para a articulação das informações no texto. Progressão Temática = aliada ao assunto; à capacidade de sequenciar ideias, amarradas a uma mesma rede de sentidos.

O que é referente Na linguística?

Significado de Referente

substantivo masculino [Linguística] Elemento do contexto extralinguístico, real ou abstrato, ao qual o signo linguístico faz referência, num contexto sociocultural ou discursivo. Etimologia (origem da palavra referente). Refer + ente.

O que é a coesão sequencial?

A coesão sequencial é responsável por criar as condições para a progressão textual. De maneira geral, as flexões de tempo e de modo dos verbos e as conjunções são os mecanismos responsáveis pela coesão sequencial nos textos.

O que é progressão referencial Catafórica?

Um catafórico faz uma referência a um termo posterior, que será enunciado mais à frente na oração. Madalena viu-a e saiu correndo. A cobra estava perto da árvore. O pronome oblíquo a é um pronome catafórico porque faz referência ao termo cobra, posteriormente apresentado.

São gêneros textuais?

Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence.

Artigo anterior
Qual a diferença entre compilação e interpretação?
Artigo seguinte
O que significa PAT na folha de pagamento?