O que é o princípio da inexigibilidade?
Perguntado por: Camila Nascimento Sá | Última atualização: 24. April 2025Pontuação: 4.1/5 (52 avaliações)
A inexigibilidade diz respeito às situações em que a competição, o princípio básico das licitações, não é viável. Geralmente, essa impossibilidade de competição ocorre pela exclusividade do objeto ou pela falta de empresas concorrentes. São algumas situações possíveis.
O que é a inexigibilidade?
A inexigibilidade é regulamentada pela Lei 8.666/93 e se dá quando não é viável ou necessário um processo licitatório. Ou seja, em casos em que a licitação por concorrência não poderia ocorrer normalmente e a contratação feita pela Administração Pública é direta.
Quando ocorre inexigibilidade de licitação?
Licitação inexigível: ocorre quando a competição é inviável, seja em razão da natureza do serviço ou da qualidade do profissional.
Quais são os casos de inexigibilidade de licitação?
A inexigibilidade de licitação normalmente acontece quando não existem concorrentes o suficiente no mercado ou quando o objeto que o poder público quer comprar ou contratar só pode ser executado por uma empresa ou fornecedor.
Quais os 06 casos exemplificativos de inexigibilidade?
- #1 Rol exemplificativo.
- #2 Comprovação da exclusividade no fornecimento.
- #3 Empresário exclusivo.
- #4 Serviços técnicos especializados de natureza intelectual.
- #5 Credenciamento.
- #6 Aquisição ou locação de imóvel.
Dispensa e inexigibilidade de licitação
Como funciona a inexigibilidade de licitação na nova Lei?
74 da Lei nº 14.133/2021, a inexigibilidade de licitação deriva da inviabilidade de competição, ou seja, são aquelas situações em que não é possível se escolher a proposta mais vantajosa, pois a estrutura legal do procedimento licitatório não é adequada para a obtenção do resultado pretendido.
O que é inexigibilidade de licitação Lei 14133?
Inexigibilidade de licitação na Lei 14.133/21 para o CNU: credenciamento. Em resumo, o credenciamento consiste em um procedimento auxiliar da Nova Lei de Licitações e Contratos. Por meio deste procedimento realiza-se o credenciamento de diversos fornecedores que poderão ser contratados em um dado momento.
Qual o valor máximo de uma inexigibilidade?
O limite do valor de dispensa de licitação em 2022 foi de R$ 54.020,41 (cinquenta e quatro mil vinte reais e quarenta e um centavos) para compras e serviços e de R$ 108.040,82 (cento e oito mil quarenta reais e oitenta e dois centavos) para obras e serviços de engenharia.
Qual o limite de inexigibilidade de licitação?
Consoante Decreto nº 11.317, de 29 de dezembro de 2022, o valor atualizado constante do artigo 75, II, da Lei nº 14.133/21 é de R$ 57.208,33.
Qual a Lei da inexigibilidade de licitação?
L8666consol. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Como provar inexigibilidade de licitação?
através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local onde se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes.”
Qual a diferença entre dispensa de licitação e inexigibilidade de licitação?
Na dispensa de licitação a lei desobriga o administrador de fazer o procedimento licitatório, mesmo quando a competição mostrar-se possível, enquanto na inexigibilidade, a licitação é impossível pela inviabilidade de competição ou desnecessária.
Qual o artigo da inexigibilidade?
inexigibilidade (art. 74, II, da Lei Federal n'' 14.133/2021).
Pode usar as duas leis de licitação?
Durante o período de transição – até dezembro de 2023 – o gestor público pode optar por utilizar o regramento de qualquer uma das duas leis, mas não pode combiná-las em um mesmo certame, ou seja, ao realizar um processo licitatório, deverá aplicar ou uma norma ou a outra.
Quais são as hipóteses de inexigibilidade e de dispensa de licitação pública?
Há de se elucidar que “dispensa” e “inexigibilidade de licitação” não são a mesma coisa. A dispensa constitui-se de hipóteses em que a licitação seria viável, mas a Administração Pública optar por não realizar o processo licitatório. Já a inexigibilidade ocorre quando a competição for impossível.
É necessário termo de referência para inexigibilidade de licitação?
inexigibilidade e adesão a ata de registro de preços
Portanto, em todos esses casos é obrigatória a elaboração de Termo de Referência, pois este é o documento final do Planejamento da Contratação, no qual deve-se justi- ficar, inclusive, a opção pela licitação ou outra modalidade de contratação.
O que diz o artigo 75 da Lei 14133?
75 da Lei nº 14.133, de 2021. § 4º Os valores referidos nos incisos I e II do caput serão duplicados para compras, obras e serviços contratados por consórcio público ou por autarquia ou fundação qualificadas como agências executivas na forma da lei.
Quando o ETP é dispensado?
Diante disso, seguindo o previsto na IN 40, o ETP será dispensado nos casos em que a licitação não é obrigatória em razão do valor, bem como para os casos de guerra ou grave perturbação da ordem ou de emergência e calamidade pública.
Qual o valor limite para dispensa de licitação 2024?
A Seplag destaca que, em comparação com o regime anterior, a Lei nº 14.133/21 elevou substancialmente os limites das dispensas de licitação a que se referem os incisos I e II do artigo 75, cujos valores para o exercício de 2024 devem ser inferiores a R$ 119.812,02 e R$ 59.906,02, respectivamente.
Como justificar o preço na inexigibilidade?
Segundo a jurisprudência do Tribunal de Contas, a justificativa do preço em contratações diretas no caso de inexigibilidade de licitação deve ser realizada, preferencialmente, mediante a comparação com os preços praticados pelo próprio fornecedor junto a outras instituições públicas ou privadas.
Qual é a diferença entre dispensa e inexigibilidade?
Veja quais são elas: dispensa de licitação: ocorre por conta de situações excepcionais pré-estabelecidas na Lei; inexigibilidade: ocorre quando é totalmente inviável a execução da competição — condições também mencionadas na Lei.
O que vem primeiro DFD ou ETP?
A partir do DFD, será elaborado o ETP, o qual será materializado no sistema do Gover- no Federal ETP Digital.
O que é contratação direta por dispensa e inexigibilidade?
São os casos em que a licitação é legalmente dispensada, dispensável ou inexigível, prevista no comando de licitações, Lei nº 8.666, de 1993. No caso de dispensa, a licitação é possível, por haver possibilidade de competição, mas não é obrigatória, enquanto na inexigiblidade não é possível a concorrência.
Qual a diferença entre a Lei 8666 e 14133?
Modalidades de licitação: A Lei n.º 8.666/93 prevê cinco modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. Já a Lei n.º 14.133/21 extingue a Tomada de Preços e o Convite, e inclui o Pregão (previsto na Lei nº 10.520) e o Diálogo Competitivo como novas modalidades.
O que muda com a nova Lei de licitações?
O novo regramento sobre Licitações e Contratos Administrativos foi instituído pela Lei nº 14.133/2021 e trouxe uma série de inovações, tais como a exclusão das modalidades de carta-convite e tomada de preços e a inclusão de uma nova modalidade: o diálogo competitivo.
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