Qual região brasileira atrai mais imigrantes em 1950 a 1970?

Perguntado por: Benjamim Lisandro Sousa Fernandes Teixeira  |  Última atualização: 24. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Com o auge da industrialização do Brasil, entre as décadas de 1950 e 1970, a migração nordestina para a região Sudeste, em especial para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, foi intensa, tornando as capitais destes estados (São Paulo e Rio de Janeiro) grandes polos de atração para essas populações.

Qual região do Brasil atraiu mais migrantes no período de 1950 a 1970?

A partir dos anos 1950, o Brasil vivenciou um intenso fluxo migratório da região Nordeste para o Sudeste, uma vez que a segunda vivia o período da industrialização e, como consequência, atraía muita mão de obra.

Quais são as duas regiões de onde mais saíram migrantes no ano de 1950 a 1970?

O que ocorreu nos três períodos? Resposta pessoal. 1 Quais são as duas regiões de onde mais saíram migrantes: a) de 1950 a 1970? Nordeste e Sul.

Qual era o grande movimento migratório nas décadas de 1950 e 1970?

Esta década foi marcada por um intenso êxodo rural e por fluxos migratórios de longas distâncias e de grande volume, sobretudo do Nordeste para os grandes centros de desenvolvimento econômico do país, na região Sudeste - destacadamente as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Qual é a região brasileira que atrai mais imigrantes?

O Sudeste continua captando boa parte dos migrantes brasileiros. A região recebe muito mais gente do que perde. O Centro-Oeste também recebe mais migrantes do que perde, sendo, atualmente, o principal destino dos fluxos migratórios no Brasil.

Migração no Brasil

32 questões relacionadas encontradas

Quais são as regiões que vem atraindo mais imigrantes?

O fluxo migratório no Brasil está mudando. Enquanto durante décadas o Sudeste foi o principal destino dos imigrantes, atualmente é o Centro-Oeste a região que mais os recebe.

Quais cidades brasileiras mais receberam nordestinos entre as décadas de 1950 e 1980?

No período supracitado - entre as décadas de 1950 e 1980, as cidades que receberam maior quantidade de migrantes nordestinos foram Rio de Janeiro, São Paulo e algumas regiões localizadas ao sul do Brasil.

Qual o fato da grande migração em 1950?

Já no século XX, em especial após 1950, a intensa industrialização e o processo de urbanização em algumas regiões provocaram grandes fluxos migratórios.

Por que a região Centro-oeste atrai tantos imigrantes?

Atualmente, Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste, assim como Amazonas, no Norte, apresentam níveis atraentes de crescimento econômico e, com isso, elevaram seu poder de atração de migrantes, principalmente nordestinos, que partem para essas regiões em busca de melhores empregos e condições de vida.

Quais foram as características das migrações internas no Brasil nas décadas de 1950 e 1960?

Resposta verificada por especialistas

A migração predominante no então período citado foi marcada pela presença de nordestinos em meio ao território do centro oeste e sudeste. Rio de Janeiro e São Paulo foram importantes focos de atração de tais imigrações.

Qual foi o principal movimento migratório entre 1970 1980?

Décadas de 1970 e 1980 – Fronteiras agropecuárias: fazendeiros da região Sul em direção ao Brasil Central. O Centro-Oeste tornou-se o novo celeiro agrícola do país, destacando-se a pecuária e a produção de grãos.

O que atraiu os nordestinos para o Sudeste na década de 1950?

Posteriormente, esclareça que a região Sudeste alcançou rápida industrialização durante a década de 1950, fato que atraiu pessoas de várias partes do Brasil em busca de emprego, em especial do Nordeste. Durante os anos seguintes, cidades do Sudeste passaram a ter imigrantes de praticamente todos os estados nordestinos.

O que pode explicar o aumento do fluxo para Região Norte entre 1970 e 1990?

A migração para a Região Norte, na década de 70, ainda teve fortes influências das políticas que foram desenvolvidas pelo Governo Federal com o intuito de permitira integração da Região ao resto do País, e que vinha se delineando, progressivamente, desde a década de 50.

Qual era o grande movimento migratório nas décadas de 1950 1960?

As migrações em direção ao sul-sudeste, principalmente das regiões norte-nordeste, ganhou muito volume como um meio daquelas pessoas de conseguirem novas oportunidades de emprego e renda. Esse fluxo vai se somar a outros constantes de fuga da seca dos sertões nordestinos.

O que levou o Nordeste a atrair novamente os moradores?

Oferta de emprego atrai nordestinos que deixaram terra natal para sobreviver. Estudo do IBGE revela que, desde 2001, o Nordeste é a região com mais migrantes que voltam à cidade de origem, intensificando fluxos de retorno iniciados na década de 1990.

Qual foi o período de maior imigração no Brasil?

Os fluxos imigratórios que envolveram o Brasil na Primeira República foram os mais expressivos do período que se estende do século XIX ao XX: entre 1889 e 1930 ingressaram no país mais de 3,5 milhões de estrangeiros, o que corresponde a 65% do total de imigrados entre 1822 e 1960.

O que atraiu nordestinos e sulistas para as regiões Norte e Centro-Oeste?

A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino.

Qual foi a região que mais enviou imigrantes para o Centro-Oeste?

Os fluxos mais altos procedem do Sudeste e do Nordeste. Atualmente cerca de 30% da população residente no Centro-Oeste é composta por imigrantes.

Qual grande região brasileira recebeu menos imigrantes?

A região Nordeste é a que apresenta menor número de migrantes, com 7,6% da população originária de outras unidades da federação.

Como está o êxodo rural e a migração Inter-regional a partir de 1950?

Entre 1950 e 1980, as áreas rurais das regiões Sudeste e Sul forneceram um volume expressivo de migrantes para as áreas urbanas. Nos fluxos de origem rural predominaram as mulheres, com exceção dos anos 60. A magnitude da sobremigração feminina foi diferenciada temporal e regional- mente.

Quais são os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil?

Os imigrantes contribuíram significativamente para o enriquecimento de nossas origens e na formação de nossa população. Os principais grupos de imigrantes em nosso país são: alemães, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses e os africanos (que fizeram uma imigração forçada, pois vieram como escravos).

Quais são os principais fluxos migratórios para o Brasil?

O Brasil recebeu diversas correntes migratórias de distintas nações, com destaque para as imigrações de portugueses, italianos, espanhóis, japoneses, alemães e eslavos.

Quais as duas regiões de onde saíram mais pessoas entre 1970 e 1990?

b) de 1970 a 1990? Nordeste e Sul. 2 Que estado recebeu mais migrantes nesses dois períodos? O estado de São Paulo.

Qual foi a principal região de saída dos migrantes?

O principal vetor das migrações do Brasil nos últimos tempos foi do Nordeste do país e do Norte de Minas Gerais para as regiões Sudeste e Sul, notadamente as grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

Qual foi a região brasileira que recebeu mais pessoas de outras regiões no período de 2005 a 2010?

Mas a Tabela 1 mostra que a maior parte das trocas migratórias ocorreu na própria região amazônica. Em termos dos imigrantes, Pará, Mato Grosso e Maranhão foram os Estados que mais receberam pessoas no período 2005-2010 (acima de 100 mil), sobretudo regionais.

Artigo anterior
O que é o princípio da inexigibilidade?
Artigo seguinte
O que precisa para fazer etiquetas personalizadas?