O que é o prazo decadencial?

Perguntado por: Luísa Rita Maia de Lopes  |  Última atualização: 17. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)

O prazo decadencial é o período de tempo em que a pessoa possui para requerer os seus direitos por meio de ações judiciais. Após este período de tempo, ocorre a decadência, ou seja, a perda efetiva do direito que não foi requerido dentro do prazo legal estipulado.

Quais são os prazos decadenciais?

No Art. 975 do Código de Processo Civil o prazo decadencial é de 02 (dois) a 05 (cinco) anos para ajuizamento da ação rescisória. No Art. 26 do Código de Defesa do Consumidor o prazo decadencial é de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias para reclamações envolvendo relação de consumo.

Quando começa a contar o prazo de decadência?

O prazo decadencial para o consumidor reclamar de vício oculto em produtos duráveis - que apresentam problemas não perceptíveis à primeira vista - inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito, e não na data da aquisição do produto.

O que significa decadencial em direito?

A decadência refere-se à perda do direito em si, pela falta de atitude do titular, durante o prazo, previsto em lei.

O que é decadência exemplos?

A decadência é a perda do direito potestativo porque a pessoa (titular do direito) não exerceu o seu direito no prazo fixado na lei ou fixado em um negócio jurídico, sendo assim a pessoa perdeu o Direito de sujeitar alguém a algo, por exemplo, sujeitar alguém a anulação de um contrato.

PRESCRIÇÃO e DECADÊNCIA - Conceito, Diferenças, Prazos e Exemplos (Direito Civil)

45 questões relacionadas encontradas

Como é feita a contagem do prazo decadencial?

Início da contagem do prazo decadencial

Assim, percebam que o prazo de 10 anos não é contado a partir da Data de Entrada do Requerimento (DER) ou da Data de Início do Benefício (DIB). No entanto, o termo inicial do prazo decadencial é sempre o dia primeiro do mês subsequente ao do recebimento da primeira prestação.

Como identificar decadência?

Logo vemos que se for um prazo de dias, meses é DECADÊNCIA, ou então quando for de ano e dia; ano e mês ou ainda ano, mês e dia, tudo junto, trata-se de prazo decadencial. Como se vê o prazo decadencial não passa de dois anos. Agora, quando vier expresso em anos, poderá ser tanto prescricional ou decadencial.

O que interrompe o prazo decadencial?

O prazo decadencial não se suspende, não se interrompe nem pode ter seu curso impedido de prosseguimento, consoante orientação jurisprudencial e doutrinária já anteriores ao Código Civil atual, que consolidou essa orientação no artigo 207 .

Qual o prazo para caducar um processo?

Após o prazo de prescrição, o processo perde a validade e é considerado “caducado”. O prazo de prescrição varia de acordo com a pena máxima prevista para cada crime e, em geral, pode ser de 2 a 20 anos.

Quais são os efeitos da decadência?

A decadência leva à extinção do direito, da pretensão e da ação. A prescrição não extingue o direito, pois apenas prescrevem a pretensão e a ação, que ficam impedidas de ser exercidas.

Qual o efeito imediato da decadência?

Já a decadência faz desaparecer o próprio direito, igualmente não tendo sido exercido pelo prazo determinado. A prescrição pode ser aquisitiva e extintiva. Preclusão é um instituto de direito processual, não repercutindo fora do processo.

Quais revisões não tem decadência?

871/2019 (Lei n. 13.846/2019), a decadência não atinge as revisões que não envolvem decisões administrativas, em que as questões não foram apreciadas pelo INSS no momento da concessão (ex.: reconhecimento de tempo rural e especial/insalubre) ou o pedido de alteração da DER.

O que é prazo decadencial de seis meses?

Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum. Destaca-se que o prazo de 6(seis) meses é contado do dia em que o ofendido vem a saber quem é o autor do crime(CP, art. 103). Nota-se que o prazo não é contado da data do crime, mas sim da data do conhecimento da autoria por parte do ofendido.

O que prescreve em 2 anos?

Ressarcimento de dívida trabalhista prescreve em 2 anos.

Quais são os prazos prescricionais do Código Civil?

A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Já os prazos especiais são aqueles que a lei determina um prazo menor para que sejam exercidos outros direitos.

Quais são os prazos prescricionais?

Os prazos prescricionais estão definidos no Código Civil, no qual há uma regra geral e outra específica de acordo com a situação apontada. Pelo artigo 206, há prescrição de 1 a 5 anos, conforme a pretensão prevista no texto legal.

Como contar o prazo decadencial de 6 meses?

O verdadeiro marco inicial do prazo decadencial é a data em que o ofendido veio a saber quem é o autor do crime. Em suma, o ofendido tem 6 meses. Na ação penal privada, esse prazo tem início na data em que se descobre quem é o autor do delito.

O que pode substituir a palavra decadência?

1 decaída, caimento, atraso, abismo, derrocada, abatimento, declinação, declínio, depauperamento, descida, desmoronamento, destruição, empobrecimento, enfraquecimento, esfacelamento, eversão, fim, involução, ocaso, outono, perecimento, queda, ruína.

Quanto à decadência é incorreto afirmar que?

o prazo de decadência não corre contra os absolutamente incapazes. o juiz deve, de ofício, conhecer da decadência, quando estabelecida por lei. a renúncia à decadência fixada em lei é nula.

Como contar o prazo prescricional de 5 anos?

Em regra, os 5 anos contados na prescrição são contados mês a mês e a partir da data do ajuizamento das ações judiciais. Nos casos de extinção do contrato de trabalho, vale ressaltar que o prazo de aviso prévio também deve ser levado em conta, mesmo que indenizado.

Como afastar a decadência da revisão da vida toda?

5.2) Como afastar a decadência na revisão da vida toda? Uma das hipóteses de afastar a decadência da Revisão da Vida Toda seria ingressar com um pedido administrativo de revisão dentro do prazo prescricional original de 10 anos.

Quem tem mais de 10 anos de aposentadoria têm direito à revisão da vida toda?

Em regra, não existe a possibilidade de solicitar a revisão de aposentadoria depois desses 10 anos (contudo, existem exceções). Nos dois casos, o prazo decadencial é o mesmo: dez anos (conforme os artigos 103 e 103-A da Lei 8.213/91). O que modifica é o modo de como é elaborada a contagem do prazo em cada situação!

O que quer dizer é de 10 anos o prazo para revisão do ato de concessão?

— Esse prazo decadencial de dez anos seria o prazo que começa a contar para que a pessoa possa pedir revisão. Ele conta a partir de quanto é encerrada a ação trabalhista. Isso é muito importante.

O que significa é de 10 anos o prazo para revisão do ato de concessão conforme lei 8213 91 artigo 103?

O prazo decadencial de 10 anos (art. 103 da Lei 8.213/91) aplica-se para o requerimento de benefício previdenciário mais vantajoso, cujo direito fora adquirido em data anterior à implementação do benefício previdenciário ora em manutenção.

Artigo anterior
Qual a consequência imposta pela Consolidação das Leis do Trabalho para a ausência da reclamada em audiência?
Artigo seguinte
É possível desarquivar um inquérito policial?