Qual a consequência imposta pela Consolidação das Leis do Trabalho para a ausência da reclamada em audiência?

Perguntado por: Sebastião Vicente de Domingues  |  Última atualização: 17. Juni 2024
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

Como dito anteriormente, o caput do art. 844 da CLT estabelece que o não comparecimento do réu à audiência importa revelia, ressaltando que o seu mais devastador efeito será aplicado, qual seja, a confissão ficta quanto a matéria de fato.

Quais as consequências em razão da ausência do reclamado nas audiências?

Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.

O que acontece se não comparecer à audiência trabalhista?

Já o não comparecimento do réu significará o julgamento à revelia, e ele será considerado culpado, ou seja, tudo aquilo que estiver na lista de pedidos da ação trabalhista será concedido ao reclamante, sem qualquer averiguação de provas.

Qual a consequência da ausência do reclamante em audiência ele poderá ajuizar nova ação?

Com isso, a ausência injustificada do reclamante gera o arquivamento da ação, nos termos no artigo 844 da CLT, como decidido pelo juízo de primeiro grau.

Quais são as consequências da revelia no processo trabalhista?

A primeira consequência da revelia é de ordem material (presunção de veracidade das alegações do autor em relação aos fatos), entretanto, também repercute processualmente, podendo o juiz promover o julgamento antecipado do processo (art.

A PARTE NÃO PODE IR À AUDIÊNCIA, O QUE ACONTECE?

34 questões relacionadas encontradas

Quais as consequências em razão da ausência do advogado nas audiências trabalhistas?

O art. 844 dispõe sobre os efeitos do não comparecimento das partes à audiência, a saber: (a) ausência do requerente implica no arquivamento da ação, que equivale à extinção do processo sem resolução do mérito; e (b) ausência do recte. importa revelia, além da confissão quanto à matéria de fato.

Quais são os efeitos da revelia?

Os efeitos da revelia não abrangem as questões de direito, tampouco implicam renúncia a direito ou a automática procedência do pedido da parte adversa. Acarretam simplesmente a presunção relativa de veracidade dos fatos alegados pelo autor.

Qual a consequência da ausência do reclamante?

Conforme dispõe o artigo 844 da CLT [1], o não comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.

O que diz o artigo 844 da CLT?

844 – o não comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato. Parágrafo único. Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poderá o presidente suspender o julgamento, designando nova audiência”.

O que diz o artigo 789 da CLT?

"Art. 789-B. Os emolumentos serão suportados pelo Requerente, nos valores fixados na seguinte tabela: I – autenticação de traslado de peças mediante cópia reprográfica apresentada pelas partes – por folha: R$ 0,55 (cinqüenta e cinco centavos de real);

O que diz o artigo 847 da CLT?

847. Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes. Art.

O que fazer após a revelia?

Se a sentença foi proferida sem que o réu tenha sido citado ou num caso em que a citação foi inválida (hipóteses em que, rigorosamente, a revelia reconhecida no processo não teria sequer acontecido), pode o réu propor uma demanda autônoma, por meio da qual impugnará a sentença.

O que diz a Súmula 122 TST?

121, de 28/10/2003): Súmula 122 - Para ilidir a revelia, o atestado médico deve declarar expressamente a impossibilidade de locomoção do empregador ou de seu preposto no dia da audiência.

Qual o prazo para justificar ausência em audiência trabalhista?

844 da CLT, no entanto, o mesmo artigo atribui a possibilidade de não pagamento das custas ante a ausência do reclamante: a disposição está no parágrafo segundo do dispositivo legal, que faculta ao autor ausente a possibilidade de justificar a ausência em 15 dias.

O que diz o artigo 841 da CLT?

841 - Recebida e protocolada a reclamação, o escrivão ou secretário, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, remeterá a segunda via da petição, ou do termo, ao reclamado, notificando-o ao mesmo tempo, para comparecer à audiência do julgamento, que será a primeira desimpedida, depois de 5 (cinco) dias.

O que ocorre quando uma das partes seja reclamante ou reclamado não comparece na audiência fixada pelo juiz do Trabalho?

Fala-se em "acordo" na prática processual trabalhista. O não-comparecimento do reclamante à audiência importa, segun- do a linguagem da Consolidação das Leis do Trabalho, o arquivamento da reclamação, e "o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão, quanto à matéria de fato" (art. 844).

O que diz o artigo 882 da CLT?

882 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dispõe que “o executado que não pagar a importância reclamada poderá garantir a execução mediante depósito da quantia correspondente, atualizada e acrescida das despesas processuais, apresentação de seguro-garantia judicial ou nomeação de bens à penhora, observada a ordem ...

O que diz o artigo 899 da CLT?

“Art. 899-A. Os recursos serão interpostos por simples petição e terão efeito meramente devolutivo, salvo as exceções previstas neste Título, permitida a execução provisória até a penhora.

O que diz o artigo 855 A CLT?

855-A da CLT, ao remeter o intérprete ao Código de Processo Civil, lembra a redação do art. 889 da CLT, que prevê a aplicação subsidiária do processo executivo fiscal ao processo do trabalho. Nos dois dispositivos, a lei fala em serem aplicáveis ao processo do trabalho normas e regras encontra- das no Direito comum.

Qual a consequência da ausência injustificada do autor na audiência de instrução?

Ausência injustificada do autor à audiência de instrução e julgamento, com a consequente extinção da ação sem resolução do mérito. Incidência do art. 51 , I , da Lei nº 9.099 /95. Pedido contraposto, que não se caracteriza como ação autônoma e, portanto, deve seguir o mesmo destino da ação.

O que acontece se o réu faltar à audiência de conciliação?

A ausência do autor perante a audiência de conciliação (ou qualquer outra designada no curso do processo), acarretará a extinção do feito e o pagamento das custas processuais (despesas com o processo).

O que é a revelia no processo do trabalho?

Revelia: quando o réu é comunicado oficialmente do processo e não se defende. O artigo 344 do Código de Processo Civil, descreve a revelia como o ato de o réu deixar de se defender, mesmo tendo sido citado, ou oficialmente informado, por ato da justiça, da existência de um processo judicial contra ele.

Qual a diferença entre revelia e os efeitos da revelia?

Por outro lado temos uma regra processual civil que diz que se os fatos não forem contestados no prazo legal ocorrerá revelia. E revelia nada mais é do que a falta de contestação. Mas, os efeitos da revelia só se apresentam em relação à matéria fática e nunca quanto à matéria de direito.

O que diz o artigo 341 do CPC?

341, parágrafo único, do CPC, se a defesa é apresentada pelo Curador Especial, dispensa-se o ônus da impugnação específica, pois a lei lhe autoriza a responder genericamente ao pedido, justamente porque o órgão que exerce a curatela especial não conhece os aspectos fáticos da causa.

O que diz o artigo 355 do CPC?

Artigo 355

355. O juiz julgará antecipadamente o pedido, proferindo sentença com resolução de mérito, quando: I - não houver necessidade de produção de outras provas; II - o réu for revel, ocorrer o efeito previsto no art.

Artigo anterior
Como achar contatos do WhatsApp?
Artigo seguinte
O que é o prazo decadencial?