O que é o Matriciamento em saúde mental?

Perguntado por: Isaac Manuel Anjos Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Saúde Mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília: MS; 2003. p. 77-84., o matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.

O que é Matriciamento em saúde mental?

Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

Como funciona o Matriciamento?

De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.

O que é o Matriciamento e sua finalidade?

O apoio matricial, ou matriciamento, é uma estratégia e arranjo de gestão do trabalho que visa ampliar a oferta de ações em saúde a partir da articulação e do compartilhamento de saberes e práticas entre duas ou mais equipes, promovendo a interdisciplinaridade, o trabalho em rede, a ampliação da clínica e da capacidade ...

O que é Matriciamento ou apoio matricial?

O Ministério da Saúde conceitua: “O matriciamento ou apoio matricial é um modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica” (MS, 2011).

Aula 2 - Matriciamento na Saúde Mental

15 questões relacionadas encontradas

São exemplos de ações de apoio matricial?

Principais atividades de apoio matricial para todas as áreas (temas e tarefas iniciais dos encontros entre os profissionais) Definição de responsabilidades, papéis e limites de cada profissional (inclusive gestores locais) Definição conjunta da agenda de reuniões e atividades colaborativas Definição conjunta de formas ...

Como acontece o apoio matricial?

O apoio matricial pretende oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico-pedagógico às equipes de referência. Depende da construção compartilhada de diretrizes clínicas e sanitárias entre os componentes de uma equipe de referência e os especialistas que oferecem apoio matricial.

Qual a importância do Matriciamento?

O matriciamento insere-se, nesse contexto, oferecendo um suporte especializado de referência às equipes de Estratégia Saúde da Família no acolhimento e assistência ao atendimento dos casos de saúde mental nos pressupostos da atenção psicossocial preconizados pela Reforma Psiquiátrica Brasileira (FIGUEIREDO; ONOCKO- ...

Quando o Matriciamento deve ser solicitado?

D O matriciamento deve ser solicitado nos casos em que a equipe de referência sente necessidade de apoio da saúde mental para abordar e conduzir um caso que exige esclarecimento diagnóstico, estruturação de um projeto terapêutico e abordagem da família.

Por que o Matriciamento é uma ferramenta de uso frequente na saúde mental?

O matriciamento favorece a corresponsabilização pelo usuá- rio, por meio da interlocução entre a saúde mental e as equipes de ESF, atuando como uma retaguarda especializada de assistên- cia, evitando, dessa forma, os encaminhamentos desnecessários a outros níveis de atendimento e aumentando a capacidade resolutiva de ...

Qual nível de atenção à saúde recebe apoio das ações de Matriciamento?

Assim, o matriciamento se afirma como recurso de construção de novas práticas em saúde mental também junto às comunidades, no território onde as pessoas vivem e circulam, pela sua proposta de encontros produtivos, sistemáticos e interativos entre equipes da Atenção Básica e equipes de saúde mental.

Como funciona o apoio matricial no NASF?

O apoio matricial do Nasf para ESF se materializa por meio do compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os profissionais, bem como da articulação pactuada de intervenções, levando em conta a clareza das responsabilizações comuns e as específicas da equipe de APS.

Quais são as duas dimensões do apoio matricial e exemplifique cada uma delas?

O Apoio tem duas dimensões: Dimensão assistencial: é aquela que vai originar uma ação clínica direta com os usuários; Dimensão técnico-pedagógica: é aquela que vai gerar uma ação e apoio educativo com e para a equipe.

Quais são as contribuições da psicologia para o Matriciamento em saúde mental?

São várias as concepções trazidas sobre o matriciamento em saúde mental: prática exclusiva da Psicologia; estratégia envolta a hierarquias e cobranças; proposta favorável ao compartilhamento entre equipes.

O que é apoio matricial e equipe de referência?

O apoio matricial é um arranjo na organização dos serviços que complementa as equipes de referência. Já que a equipe de referência é A responsável pelos SEUS pacientes, ela geralmente não os encaminha, ela pede apoio.

Como surgiu o Matriciamento?

Descrito pela primeira vez de modo mais sistemático por Campos (1999) a partir, principalmente, de um conjunto de experiências inovadoras realizadas na cidade de Campinas no início dos anos 1990, o matriciamento resultou de esforços envidados a fim de viabilizar uma reordenação do trabalho no SUS mediante o incentivo a ...

Qual a diferença entre Matriciamento e intersetorialidade?

O matriciamento não deve ser confundido com ações intersetoriais, uma vez que o apoio matricial conforme Campos e Domitti (2007), trata de uma proposta interventiva, um arranjo organizacional em que equipes de apoio trabalham com uma equipe de referência de modo que venha concretizar proposições como integralidade, ...

O que é reunião de Matriciamento?

Reuniões de matriciamento: reuniões periódicas, no mínimo realizadas mensalmente, entre cada um dos profissionais do NASF com cada equipe de SF vinculada, com o objetivo de discutir casos e temas, pactuar ações, avaliar seus resultados e repactuar novas estratégias para a produção do cuidado3.

Quais as ações específicas do Farmacêutico no Apoio Matricial do NASF?

Por que o NASF utiliza o APOIO MATRICIAL como ferramenta? Orientada pelos princípios da Atenção Básica, a ESF é a principal porta de entrada dos usuários, assim como a ordenadora do cuidado e o centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. acesso e o uso racional de medicamentos.

Qual a importância da atenção básica na rede de atenção psicossocial?

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é acolhimento na saúde?

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

O que é coordenação de cuidados?

Coordenação do cuidado significa estabelecer conexões de modo a alcançar o objetivo maior de prover/atender às necessidades e preferências dos usuários na oferta de cuidados em saúde, com elevado valor, qualidade e continuidade.

Quais são os quatro passos fundamentais para a construção do PTS?

Para realizar a análise dos PTS optou-se por utilizar como referência conceitual as etapas (momentos) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para elaboração de um PTS: Etapa 1 - Diagnóstico e análise; Etapa 2 - Definição de ações e metas; Etapa 3 - Divisão de responsabilidades e Etapa 4 - Reavaliação.

Porque o NASF acabou?

O já agonizante NASF, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, sofreu um golpe de misericórdia do governo federal. Por meio de uma nota técnica divulgada na última semana, o Ministério da Saúde aboliu a criação de novas equipes multissetoriais que ampliavam e qualificavam o atendimento da Saúde da Família.

Quando surgiu o apoio matricial?

A metodologia do Apoio Matricial foi desenvolvida na rede de saúde em Campinas/SP a partir do final da década de 80. Objetivava-se tanto democratizar as relações de trabalho quanto qualificar o atendimento em saúde.

Artigo anterior
O que são sinônimos e antônimos?
Artigo seguinte
Qual o melhor operadora TIM ou Claro?