O que é o leucócitos no exame de urina?

Perguntado por: Yara Bárbara Araújo  |  Última atualização: 16. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

Leucócitos na urina: Os leucócitos são células de defesa no nosso sangue. Quando se visualiza um número aumentado de leucócitos e/ou um teste positivo para esterase leucocitária pode indicar uma infecção ou inflamação em algum lugar do trato urinário.

Quando leucócitos na urina é grave?

Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia.

Qual o valor normal de leucócitos no exame de urina?

Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro. Dessa forma, podem representar apenas variação individual.

O que é leucócitos alto no exame de urina?

A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.

Qual valor de leucócitos é preocupante?

Quando os níveis de leucócitos estão altos, com valores acima de 11.500 por milímetro cubico de sangue, é um quadro denominado de leucocitose. As causas desse aumento variam conforme as características da leucocitose e o tipo de leucócito que está alto.

Leucócitos na urina (leucocitúria) sem infecção: o que pode ser? | Exame de Urina Tipo 1 (EAS)

20 questões relacionadas encontradas

Quando leucócitos é grave?

A contagem normal de leucócitos em adultos varia de aproximadamente 4.000 a 10.000 células / mm3. Consequentemente, uma contagem total de leucócitos acima dessa faixa constitui a presença de leucocitose.

O que fazer para baixar leucócitos na urina?

No caso da infecção ser devido à presença de fungos, pode ser indicado o uso de Fluconazol ou Miconazol, enquanto que quando a infecção é causada pelo parasita Trichomonas sp., pode ser indicado o uso de Metronidazol usado de acordo com orientação do médico.

Qual o número de leucócitos para leucemia?

Sendo diagnosticado com LLA, pode-se notar que ele entra no quadro clínico de 60% de casos com número superior a 10.000/mm³ de leucócitos.

Como saber se estou com infecção urinária no exame de urina?

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

O que pode causar o aumento dos leucócitos?

Os vegetais verdes-escuros (como brócolis, couve, rúcula, nabo e espinafre) são ricos em ferro e ácido fólico — um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo: os leucócitos, que se formam na medula óssea.

Quais os sintomas de leucócitos altos?

Geralmente, os leucócitos na urina altos geram sinais e sintomas, como urina com espuma, febre, calafrios ou sangue na urina, por exemplo. Nestes casos deve-se consultar o clínico geral ou um nefrologista para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O que significa leucócitos 2 por campo?

Semelhante ao hemograma, leucócitos na urina são indicativos de infecção, inflamação ou, nesse caso, contaminação da amostra. Podem ser encontradas fisiologicamente até 2 a 5 unidades por campo e acima disso irão caracterizar leucocitúria ou piúria.

O que aparece no exame de sangue quando está com leucemia?

Por meio do hemograma (exame de sangue), é possível identificar alterações como escassez de glóbulos vermelhos, alteração na contagem dos glóbulos brancos e menor número de plaquetas, que podem ser o primeiro indício para a doença.

Quando é que uma infecção urinária é considerada grave?

“A forma mais grave da doença ocorre quando não há o tratamento correto da cistite e as bactérias atingem os rins. Nesse estágio da infecção, pode ocorrer complicações mais graves como a pedra nos rins e a sepse, infecção generalizada que pode ser fatal.

O que significa leucócitos 1000?

É mais grave? Não, o exame com contagem de leucócitos superior 1.000.000 (um milhão) não define gravidade, apenas sugere mais fortemente o quadro de infecção. Vale lembrar que somente o resultado do exame de urocultura é que determina se a criança tem ou não infecção de urina.

Qual o valor é considerado infecção urinária?

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Qual a diferença entre infecção urinária e infecção nos rins?

Uma simples infecção urinária pode levar a uma infecção generalizada (septicemia), caso não seja diagnosticada e tratada adequadamente. Já a cólica renal, se não tratada, pode acarretar até a perda da função de um rim.

Qual o exame para saber se tem problema nos rins?

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Quais são os 7 primeiros sintomas de leucemia?

Principais sintomas
  • Cansaço excessivo;
  • Ínguas no pescoço, axilas ou virilha;
  • Febre acima de 38º C;
  • Manchas roxas ou pontinhos vermelhos na pele;
  • Dor nos ossos e nas articulações;
  • Aumento da frequência de infecções, principalmente urinária;
  • Perda de peso sem causa aparente.

É possível detectar o câncer pelo hemograma completo?

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Quais taxas indicam leucemia?

Um hemograma com níveis baixos de hemoglobina (<12g/dl), baixa contagem de plaquetas (< 100.000/uL) e presença de blastos é sugestivo de leucemia aguda. O diagnóstico de LMA é determinado pela presença de pelo menos 20% de células doentes e imaturas (blastos mieloides) na medula óssea ou no sangue periférico.

O que é bom para limpar a urina?

Entre elas estão: Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.

Qual é o melhor antibiótico para infecção urinária?

Os antibióticos só devem ser utilizados quando recomendados por um médico e os mais comuns indicados para tratar este tipo de infecção incluem:
  • Fosfomicina;
  • Ciprofloxacino;
  • Levofloxacino;
  • Cefalexina;
  • Amoxicilina;
  • Ceftriaxona;
  • Azitromicina;
  • Doxiciclina.

O que quer dizer leucócitos 8 por campo?

Considera-se leucocitúria estéril a presença de mais de cinco a oito leucócitos por campo, em aumento de 400 vezes, ou mais de 20.000 a 30.000 leucócitos/mL, na ausência de culturas positivas. A história clínica é fundamental nesses casos, servindo de alerta a disúria e a hematúria.

Quais leucócitos são aumentados?

O aumento geral do número de leucócitos é chamado de leucocitose e pode estar relacionado a uma infecção bacteriana, inflamação, leucemia, traumatismo, exercícios intensos ou estresse.

Artigo anterior
Qual é o cheiro de âmbar?
Artigo seguinte
O que é dedução é indução exemplos?