Quanto tempo tenho para desistir de um curso?

Perguntado por: Ana Andreia Morais  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (73 avaliações)

Saiba que consumidor tem até sete dias, a partir da assinatura do contrato, o direito de desistir do curso.

O que acontece se eu desistir de um curso?

Se você desistir do curso antes do período letivo, a instituição de ensino é obrigada a devolver o que foi pago a título de matrícula. ... Porém, se aulas aula já tiverem iniciado, o estudante não tem direito a reembolso, nem da matrícula, nem das mensalidades do período letivo que já foi cursado.

Como cancelar um contrato de um curso?

Todo cancelamento do contrato deve ser feito por escrito e o consumidor deve exigir que no documento seja mencionado que não deve qualquer valor ou ainda, se for o caso, toda a tratativa referente a eventuais pagamentos a serem realizados, além da assinatura da escola, como no contrato original.

Como faço para desistir de um curso sem pagar multa?

De acordo com o Código, o contratante pode desistir a qualquer momento do serviço, neste caso, da matrícula, desde que faça a comunicação, preferencialmente por escrito, para o estabelecimento de ensino. Para garantir também alguma proteção aos negócios, a cobrança de multa não está vetada por lei.

Qual o prazo para o consumidor desistir do contrato?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

TRÊS PASSOS PARA CANCELAR O CURSO SEM PAGAR MULTA - SEM PERDER DINHEIRO DE MATRÍCULA (COMPLETO)

44 questões relacionadas encontradas

Tem como cancelar um contrato já assinado?

Formas de como cancelar um contrato assinado
  1. Quebra de contrato de prestação de serviço. ...
  2. Fim do prazo de contrato. ...
  3. Acordo mútuo entre as partes. ...
  4. Caso uma das partes exerça o direito de rescisão nos termos da lei. ...
  5. Caso uma das partes exerça o direito de rescisão de acordo com as cláusulas contratuais.

É permitido cobrar multa por cancelamento de contrato?

A multa por fidelização é permitida por lei. Em regra geral, academias, clubes, serviços de assinatura, entre outros, podem adotar regras próprias para aplicar multa ao consumidor que desiste do serviço prestado, desde que o critério não implique em cobrança maior do que 10%.

Como cancelar um curso antes de começar?

Para garantir os seus direitos, o consumidor deve solicitar a rescisão contratual e a devolução dos valores pagos por escrito, e protocolar esse pedido na secretaria da faculdade ou escola.

Quanto custa para cancelar um curso?

Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) estabelece como parâmetro que o fornecedor retenha até 10% do valor da matrícula, caso haja desistência antes das aulas; caso elas já tenham iniciado, esse percentual pode ser descontado das mensalidades subsequentes[1].

Pode cobrar multa por quebra de contrato de curso?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a academia está autorizada a cobrar uma multa se o aluno quiser cancelar seu plano contratual. A multa não pode exceder 10% do valor proporcional aos meses restantes até o fim do contrato. ... O aluno deve comunicar por escrito a intenção de cancelar o contrato.

Pode desistir de um curso?

A necessidade do cancelamento por parte do aluno pode ocorrer antes de começar o curso, ou mesmo durante. Quando solicita o cancelamento, a instituição decide aplicar uma multa ou retenção de valores pagos, com base em algum contrato de adesão ou Política de Cancelamento estabelecida unilateralmente.

Tem que pagar para cancelar matrícula?

Os entendimentos Jurisprudenciais são no sentido de que se o contratante cancelar a matrícula ANTES do início das aulas pagará multa pela desistência no valor de 10 ou 20 % do valor da parcela da mensalidade. Esta multa rescisória, não é considerada abusiva.

Pode cobrar multa por quebra de contrato na pandemia 2021?

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a cobrança de multa por quebra de fidelidade contratual junto a prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, TV e internet durante períodos de pandemia.

Quando o contrato não prevê multa?

CONTRATO QUE NÃO PREVÊ CLÁUSULA PENAL NO CASO DE RESOLUÇÃO DO AJUSTE. MULTA ARBITRADA APLICÁVEL APENAS NA HIPÓTESE DE CUMPRIMENTO FORÇADO DO CONTRATO. CASO EM QUE NÃO SE ENQUADRA A PRESENTE DEMANDA, QUE VISA à RESCISÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO.

Qual o limite da multa contratual?

Pela lei não há limites para estabelecer o valor da multa contratual. No entanto, é preciso ser razoável na hora de estabelecer a porcentagem em relação ao valor total.

O que fazer para cancelar um contrato?

São anuláveis os contratos em que a) há incapacidade relativa de um ou ambos os contratantes e b) houver erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores (art. 171 do CC).

Como acabar com um contrato já assinado?

Se o contrato foi assinado, mas houve algum destes fatos, o erro, o dolo, a coação, o estado de perigo ou a lesão, não se preocupe, nem tudo está perdido. Cabe propor ao Juízo a Ação de Anulação de Negócio Jurídico.

Tem como quebrar um contrato?

Em relação à lei, a quebra de contrato ocorre por meio de demissão por justa causa ou rescisão indireta. Na justa causa a quebra de contrato é resultante de algum ato grave do colaborador.

Pode cobrar multa por quebra de contrato escolar na pandemia?

Escolas não podem cobrar multa por rescisão de contrato na pandemia.

É legal cobrar multa por quebra de fidelidade na pandemia?

Pela lei, o consumidor não ficará mais amarrado ao contrato, independente das cláusulas de fidelização, e não haverá multa no ato da rescisão.

Como funciona a quebra de contrato na pandemia?

O consumidor não pode ser penalizado pelos contratos cancelados decorrentes de caso fortuito ou força maior. ... Ela afirma que a pandemia e o Estado de Calamidade Pública inviabilizaram a realização do evento e, por isso, solicitou a rescisão do contrato com a devolução do valor pago.

Como solicitar cancelamento de matrícula?

pelo aluno (nome do aluno)___________________________________________________ Matriculado no Curso ________________________________________________________ Número de matrícula: ______________ Turma (ano)_______________, cursando o _____ ano/semestre. Venho, por meio deste, requerer CANCELAMENTO DE MATRÍCULA.

É possível cancelar uma matrícula na faculdade?

O estudante pode solicitar o cancelamento de matrícula a qualquer momento e, ao contrário do trancamento, o cancelamento efetivamente cancela o vínculo com a faculdade. ... Claro, como nos relacionamentos, existe a possibilidade de o ex-estudante voltar à mesma universidade em outro momento.

Como desistir de um curso superior?

Leia este post ao pensar em desistir da faculdade
  1. Pense no retorno sobre o investimento.
  2. Estabeleça metas de curto prazo.
  3. Crie uma rotina motivadora de estudos.
  4. Converse com pessoas da área.
  5. Aproveite as oportunidades da faculdade.
  6. Vislumbre a satisfação da conclusão.
  7. Evite superestimar o desânimo.

Quanto tempo posso desistir de um curso online?

Em seu artigo 49, o Código diz que o consumidor tem o prazo de 7 dias para desistir do contrato quando a contratação ocorrer fora de estabelecimento comercial, como nas vendas online. Aqui não é preciso ter um motivo, basta se arrepender, e os valores pagos serão devolvidos imediatamente, com correção monetária.

Artigo anterior
O que é um imóvel indivisível?
Artigo seguinte
Qual o vingador mais forte da Marvel?