O que é o feudalismo resumo?
Perguntado por: Salvador Isaac Branco Lima | Última atualização: 15. November 2024Pontuação: 5/5 (21 avaliações)
Feudalismo compreende o sistema político, económico e social que predominou na Europa Ocidental entre o início da Idade Média até a afirmação dos Estados modernos, tendo seu apogeu entre os séculos XI e XIII.
O que é feudalismo resumo pequeno?
Feudalismo foi a forma de organização social e econômica, predominante no período medieval, baseada na agricultura, na mão de obra servil e no domínio dos senhores feudais. Os feudos eram grandes propriedades de terra onde se baseavam as relações sociais e econômicas durante a Idade Média.
Como explicar feudalismo?
O feudalismo é entendido como o sistema político, econômico e social que regeu a sociedade da Europa Ocidental durante a Idade Média, em especial na Baixa Idade Média. Esse sistema também se relacionou com a ideologia vigorante nesse período e teve uma forte ligação com as relações de vassalagem e com o feudo.
O que é importante no feudalismo?
O principal elemento do feudalismo é o feudo, grande espaço de terras cercadas, onde se desenvolviam as principais atividades de subsistência. O dono do feudo, o senhor feudal, era uma figura de importância política, enquanto os servos eram utilizados para a mão de obra (agrícola, principalmente).
O que deu origem ao feudalismo?
O início do Feudalismo está relacionado à queda do Império Romano, quando muitas invasões ocorreram na região, fazendo com que as pessoas (tanto os nobres quanto indivíduos de camadas mais baixas da sociedade) se mudassem para o campo.
IDADE MÉDIA E FEUDALISMO - Resumo Desenhado
Como é formado o feudo?
Um feudo medieval (território), geralmente era constituído pelas seguintes instalações: castelo fortificado (residência do nobre e sua família), vila camponesa (residência dos servos), área de plantio, igreja ou capela, moinho, estábulo, celeiro, etc.
Quem desenvolveu o feudalismo?
O feudalismo se desenvolveu na Europa Ocidental a partir da mistura de aspectos da sociedade romana com características dos reinos germânicos. Insere-se no contexto da Idade Média, período que se estendeu entre os séculos V e XV.
Quais são as três ordens da sociedade feudal?
Nesta aula, o professor Fábio Carvalho apresenta o feudalismo e as três principais ordens que formaram a sociedade europeia durante a Idade Média: o clero, a nobreza e os camponeses.
Em que se baseia a economia feudal?
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.
Quem era o senhor feudal?
Além disso, como dito, o senhor feudal, em geral, era membro da nobreza, o que lhe garantia plenos poderes para governar o feudo da maneira que lhe fosse conveniente, garantindo assim a exploração. Ainda que o senhor concedesse terras aos servos para a subsistência, o preço era altíssimo.
Quais são as 4 principais características do feudalismo?
Economia feudal
A economia dos feudos era moldada pelas seguintes características: autossuficiência (tudo que era produzido era utilizado para a sobrevivência do feudo); • subsistência; • agricultura com baixa tecnologia. O comércio estava presente no período, mas de maneira extremamente sutil.
Quais as vantagens no período do feudalismo?
existência de legislação específica a reger a vida de cada feudo. atribuição do poder executivo à igreja. relação direta entre posse e soberania dos feudos, fragmentando assim o poder central. absoluta descentralização administrativa.
Em que ano ocorreu a crise do feudalismo?
Entre 1346 e 1353, uma grande epidemia de peste bubônica (peste negra) liquidou aproximadamente um terço da população européia. Com isso, a disponibilidade de servos diminuiu e os salários dos trabalhadores elevaram-se significativamente.
Como era a divisão social do feudalismo?
A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.
Quais os povos que formaram o feudalismo?
O feudalismo se originou no fim do Império Romano, em 476 d.C., quando, após terem suas terras invadidas pelos bárbaros visigodos e ostrogodos (os godos eram povos germânicos oriundos da região da Escandinávia que se dividiram entre godos do oeste — visigodos — e godos do leste – ostrogodos), os romanos fugiram para o ...
Qual a diferença do feudalismo para o capitalismo?
Feudalismo: Economia baseada, principalmente, em trocas de mercadorias. Pouco uso de moedas. Capitalismo: Economia baseada na compra e venda de produtos com ampla utilização de moedas. Feudalismo: Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores feudais.
Onde ocorreu o feudalismo?
Feudalismo compreende o sistema político, económico e social que predominou na Europa Ocidental entre o início da Idade Média até a afirmação dos Estados modernos, tendo seu apogeu entre os séculos XI e XIII.
Qual era o papel dos vassalos?
Assim, um vassalo é uma pessoa que tem uma obrigação mútua a um senhor ou soberano, no contexto do sistema feudal da Europa medieval. A obrigação frequentemente incluía suporte militar por cavaleiros em troca de certos privilégios, usualmente incluindo posse de terras como feudo.
Como eram chamados os pobres na Idade Média?
A pobreza abraçou largamente a população medieval e fez dos pobres a esmagadora maioria, ao longo do período. A palavra pobre (pauper), por sua vez, sofreu uma alteração significativa.
O que causou o enfraquecimento do sistema feudal?
- Novos acordos comerciais impulsionados pelas Cruzadas. ...
- Desenvolvimento dos centros urbanos. ...
- A crise do feudalismo também foi causada pela emancipação dos servos, que compraram sua liberdade ou fugiam para trabalhar nas cidades.
Quantos gramas de carne por pessoa?
Como colocar legenda no word?