O que acontece quando a pessoa está em coma?

Perguntado por: Luísa Costa  |  Última atualização: 17. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Segundo o médico, acredita-se que o cérebro em estado de coma não tenha atividade no córtex cerebral, que é a parte relacionada à consciência. “Então, o paciente não tem percepção do meio ambiente, não tem nível de consciência, não sente dor, não tem percepção sobre si mesmo.

Qual o tempo máximo que uma pessoa pode ficar em coma?

A recuperação de uma pessoa no estado de coma varia conforme a gravidade da lesão sofrida. Alguns casos não duram mais do que duas a quatro semanas, outros são irreversíveis. Alguns pacientes, quando saem do coma, entram no chamado estado vegetativo.

O que acontece com a mente de uma pessoa em coma?

A maioria dos neurologistas afirma que os pacientes em coma não sentem nada e não demonstram percepção nenhuma. Mas é uma opinão que varia: apesar de não ter sido comprovado cientificamente, muitos médicos acham que os pacientes que vivem esse estado podem, sim, ouvir e perceber minimamente o mundo ao seu redor.

O que acontece com a alma de quem está em coma?

podemos dizer que a pessoa em estado de coma está viva. mas não consegue pensar e nem falar. apesar disso suas funções vitais. como a respiração e a circulação dos sangue.

Quais os riscos de uma pessoa em coma?

Podem ocorrer parada respiratória e cardíaca súbitas. Mas pode ocorrer hipotensão se a causa da consciência prejudicada for uma infecção grave, desidratação grave, perda de sangue significativa ou parada cardíaca.

O que acontece com a mente de uma pessoa em coma? - FATOS RESPONDE

21 questões relacionadas encontradas

Como fica a pessoa que entra em coma?

O coma é um estado de sono profundo do qual a pessoa não pode ser despertada, mesmo com estímulos dolorosos, sonoros ou visuais. Ela fica de olhos fechados e não tem nenhuma interação com o ambiente. Mas atenção: é preciso diferenciar o coma de um quadro de síncope. A diferença está no tempo.

Qual é a sensação de estar em coma?

Olhos fechados, ausência de resposta motora ou verbal, e estado de profunda inconsciência da qual não se desperta, mesmo diante de estímulos vigorosos. Estas são as características do coma, que não é doença, mas um sintoma que revela a presença de danos temporários ou permanentes das funções cerebrais.

Quais as chances de uma pessoa em coma voltar?

Muitas vezes, o coma é reversível e, por isso, a pessoa pode voltar a acordar, no entanto, o tempo até que o estado de coma passe é muito variável, de acordo com a idade, estado de saúde geral e a causa.

É possível voltar à vida normal depois de um coma?

Infelizmente, não há um tratamento específico para fazer com que alguém retorne do coma. "O tratamento é resolver o que causou o coma, se for o AVC, desentupir a artéria. Mas tratamento para o coma não existe, cuidamos da saúde de forma geral e aguardamos as evoluções", explica Sampaio.

Porque a pessoa não volta do coma?

O estado vegetativo costuma ser constatado quando o paciente sai do coma, mas não é capaz de recuperar sua vida voluntária. Seu hipotálamo e tronco encefálico se mantêm ativos, regulando funções vitais como o ritmo cardíaco, temperatura, pressão e respiração – ou seja, mantendo a pessoa viva.

Quais são os tipos de estado de coma?

Coma estrutural: devido a alterações na estrutura anatômica do cérebro , como ocorre nos traumatismos ou nos acidentes vasculares encefálicos, por exemplo. Coma não estrutural: quando há distúrbios metabólicos do cérebro , como no diabetes mellitus , intoxicações e asfixias, por exemplo.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com morte cerebral?

Isso porque as funções vitais controladas pelo cérebro deixam de ser realizadas espontaneamente, provocando o colapso de todos os órgãos em poucos minutos. Com a intervenção de aparelhos, os órgãos continuam ativos por alguns dias, no máximo até uma semana.

Quanto tempo leva para uma pessoa acorda do coma induzido?

Quando a pessoa está em coma induzido, pode acordar após horas ou dias, quando o paciente estiver se recuperando ou o médico achar aconselhável. Desta forma, o coma induzido é diferente do coma provocado por doenças, pois este não pode ser previsível e não depende do controle do médico.

É possível sair do coma?

A maioria dessas causas possui tratamento específico, e dependendo da evolução do quadro clínico do paciente, o coma pode ser sim reversível. Já o coma induzido se dá, geralmente, em situações que exista uma lesão no cérebro que esteja agredindo muito seriamente o órgão, causando uma pressão intracraniana, por exemplo.

É possível acordar de um coma?

A causa do coma é pergunta mais importante a ser feita, pois a sua resposta é o caminho do tratamento. É impossível curar o coma, mas é possível tratar a causa dele. Uma pessoa pode ficar dias, semanas, meses e até anos em coma.

Qual a diferença entre estado de coma e morte encefálica?

Diferente do estado de coma – onde o paciente não se comunica mais, mas mantém a capacidade de permanecer com os batimentos cardíacos e com sua respiração funcionando – na morte encefálica esses órgãos só continuam funcionando porque há aparelhos dando este suporte, até que o diagnóstico de ME seja confirmado e se ...

Qual o maior tempo que uma pessoa ficou em coma e voltou?

Uma mulher dos Emirados Árabes que ficou gravemente ferida num acidente de carro em 1991 acordou do coma após 27 anos.

Qual a diferença entre coma e coma induzido?

Existe uma grande diferença: o coma é um estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da responsividade aos estímulos externos, enquanto o “coma induzido” não passa de sedação farmacológica profunda, uma inconsciência provocada por medicamentos controlados.

Quando tira a sedação e a pessoa não acorda?

"Quando se retira pouco a pouco a sedação e a pressão volta ao normal, o paciente sai do coma induzido, voltando ao seu estado clínico base. Pode acontecer de ele continuar em coma, ou acordar progressivamente", explica o médico. Ao sair do coma, os pacientes continuam sendo acompanhados com atenção pelos médicos.

Quando o paciente está entubado ele ouve?

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.

Quando o cérebro não responde?

Estado vegetativo ocorre quando o cérebro (a parte do cérebro que controla o pensamento e o comportamento) não funciona mais, mas o hipotálamo e o tronco cerebral (as partes do cérebro que controlam as funções vitais, tais como ciclos de sono, temperatura corporal, respiração, pressão arterial, frequência cardíaca e ...

Qual o risco do coma induzido?

Portanto, é também perigoso manter durante muito tempo o coma artificial já que aumenta assim o risco de o corpo se habituar a não ter de ser ele próprio encarregado das funções vitais. Só após estar terminado este processo é possível determinar os danos provocados nas funções cerebrais.

Porque o paciente entubado fica agitado?

“Essa agitação é natural e acontece de forma mecânica. Rodrigo Mussi foi e segue sedado e intubado para que o corpo pudesse resistir aos processos cirúrgicos, cateteres intracranianos e à intubação.

Qual a necessidade de entubar um paciente?

Ele age como uma passagem segura para o oxigênio e outros gases necessários para a respiração enquanto você está sob os efeitos da anestesia geral. A intubação é fundamental pois, durante a anestesia geral, os reflexos normais, como a capacidade de tossir ou engolir, são suprimidos.

Qual o primeiro sinal da morte?

A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

Artigo anterior
Como escrever uma carta reclamação de um produto?
Artigo seguinte
Por que as árvores são importantes para nós?