Quais as consequências de fissuras excessivas na argamassa de revestimento?
Perguntado por: Mário David de Amaral | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)
Como a expansão da argamassa de assentamento ocorre predominantemente no sentido vertical, as fissuras no revestimento resultam horizontais. Podem inclusive resultar em descolamento do revestimento em placas (CINCOTTO, 1988).
O que pode provocar fissuras em revestimentos?
O aparecimento de fissuras no revestimento não tem causa única. Pode estar atrelado a diferentes situações. O problema resulta, por exemplo, da movimentação e/ou deformação da base sobre a qual está aplicada a mistura.
Quais as principais patologias que pode ocorrer nas argamassas utilizadas como revestimentos?
Fissuras, vesículas, empolamentos e descolamentos em placas são algumas das patologias mais comuns em revestimentos argamassados – seja em alvenaria estrutural ou de vedação. Essas anomalias, no entanto, vão além dos incômodos estéticos.
Como evitar fissuras na argamassa?
- Para evitar fissuras nos revestimentos, sempre molhar a superfície antes de aplicar a argamassa e após o acabamento molhar o revestimento.
- Ao preparar a argamassa, utilizar pouca água e apenas a quantidade necessária de cimento.
Qual a função da argamassa de revestimento?
O revestimento de argamassa deve cumprir importantes funções: 1. Proteger os elementos de vedação da edificação da ação direta dos agentes agressivos. 2. Auxiliar das vedações nas suas funções de isolamento térmico e acústico, estanqueidade à água e gases.
Fissura, Trinca ou Rachadura? Entenda a diferença!
Qual a diferença de cimento e argamassa?
Diferenças Gerais
O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.
Qual a diferença de concreto e argamassa?
Agregado de miúdo (areia), cimento e água são os três componentes básicos da argamassa. Já para o concreto, os elementos básicos são agregado graúdo, miúdo, cimento e água. Sem falar nos aditivos ou algumas outras adições.
O que colocar na massa de cimento para não rachar?
O tratamento com resinas acrílicas, por exemplo, ajuda a manter o aspecto fosco e diminuir a porosidade, além de evitar a absorção de fungos e sujeira. Outra opção mais econômica é a aplicação de verniz, ou até mesmo cera, semanalmente, a fim de manter o aspecto vivo e brilhante.
O que fazer para o piso não rachar?
Como evitar rachaduras
Um dos mais importantes é posicionar juntas de dilatação no mínimo a cada 2 metros. Isso significa que o piso terá alguns pequenos cortes de 2 a 3 milímetros com finas junções de material plástico. Retardar o tempo de secagem também é fundamental para evitar rachaduras e fissuras no chão.
Para que serve o açúcar na massa de cimento?
"A adição de uma pequena quantidade de açúcar à massa impedirá a total hidratação ou formação de cristais de cimento. A argamassa resultante terá melhor módulo de deformação e maior capacidade de absorver deformações de origens térmicas, como no caso das churrasqueiras, lareiras e fornos", diz.
Quais as manifestações patológicas relacionadas com essa propriedade das argamassas?
2.3.2 Principais Manifestações Patológicas
Bauer (1997) faz uma análise e relaciona as principais manifestações patológicas em argamassa de revestimento, são elas: fissuras, vesículas, descolamentos, eflorescência, falhas por umidade, contaminações atmosféricas e contaminações ambientais por substancias agressivas.
Quais as patologias mais comuns nas estruturas de concreto armado?
Corrosões de armadura, carbonatação, fissuras e lixiviação são algumas das patologias mais comuns encontradas em concreto que exigem análise criteriosa antes da escolha do tratamento ideal.
O que pode ser feito em termos de sistema de revestimento de argamassa para minimizar a retração das argamassas de revestimento?
Usualmente, através do uso de aditivos, procura- se diminuir a retração na secagem (para diminuir fissuração), aumentar o tempo de pega e manter a plasticidade (para facilitar a trabalhabilidade), aumentar a retenção de água e por fim, aumentar a aderência da argamassa ao substrato.
Quais as principais causas de fissuras em revestimentos argamassados?
As fissuras predominantemente horizontais nas argamassas de revestimentos são decorrentes da expansão da argamassa de assentamento por hidratação retardada do óxido de magnésio da cal, ou da expansão da argamassa de assentamento por ataque de sulfatos (reação cimento- Page 16 Gustavo Tramontina Segat -Trabalho de ...
O que causa rachaduras nas paredes?
O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.
Porque a cerâmica racha?
As principais causas de rachaduras em qualquer tipo de piso são contrapiso irregular, pouca aderência ao contrapiso e excesso de umidade, ou a falta dela.
Quando o piso trinca?
A principal causa é a falta de projeto de fundações adequado às características do local. Em lajes, fissuras nos cantos podem indicar um problema estrutural, como falta de armadura; e, em pisos, as fissuras térmicas podem atravessar toda a largura, indicando falta de juntas de dilatação.
Como fazer uma massa de cimento resistente?
Para tanto utilize a seguinte fórmula: 1 porção de cimento, 2 porções de cal e 7 porções de areia fina, para assentar tijolos e também porcelanato. Para assentar blocos de concreto adicione 1 porção de cimento e 1 porção de areia a mais.
Porque o cimento trinca?
Devido ao calor gerado pela hidratação do concreto, a água começa a ser consumida pelo meio, causando uma rápida redução de volume, ocasionando assim esforços de tração ao longo do elemento de concreto. Como o concreto não é eficiente para resistir a estes esforços, surgem as chamadas fissuras por retração.
O que colocar no cimento queimado para não trincar?
Para dar proteção adicional à superfície do piso de cimento queimado, Alessandra, do IPT, recomenda a aplicação de camada de resina acrílica à base de solvente e impermeabilizante para proteger o piso da ação da água. “Para a manutenção, o ideal é aplicar cera incolor regularmente”, indica Paulo.
O que é mais resistente argamassa ou cimento?
Por ser uma massa de cimento, areia e cal, a argamassa é bastante resistente e oferece mais durabilidade para a construção. Essa massa tem a capacidade de formar uma camada uniforme e sólida que suporta a ação da água e protege contra infiltrações.
O que é argamassa de concreto?
Argamassa | Portal do Concreto. Argamassa é uma mistura composta basicamente por cimento, areia, cal hidratada e água, mas conforme a influência de características regionais, outros materiais têm sido utilizados na sua composição, como o saibro, o barro e o caulim, entre outros.
O que é o concreto?
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composto por uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia), água, aditivos e adições (sílica ativa).
Pode misturar cimento e argamassa?
A adição de excesso de cimento, realizada geralmente com o intuito de melhorar o comportamento mecânico, acaba por ter um efeito nocivo sobre a argamassa.
Para que serve venlafaxina emagrece?
O que é um produto OEM?