O que é o discurso no texto?

Perguntado por: Dinis Tomé Nascimento Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (49 avaliações)

O discurso apresenta-se como um pensamento coletivo, ou seja, um conjunto de ideias comuns, partilhadas por um grupo. O texto é a manifestação concreta do discurso através de uma forma de linguagem, que pode ser verbal ou não verbal: literatura, pintura, música, fotografia,...

Quais são os tipos de discurso no texto?

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto.

Como diferenciar texto de discurso?

Texto: unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que possui um sentido e apresenta uma intenção comunicativa. ... Discurso: atividade comunicativa, constituída de texto e com texto discursivo (interlocutores, finalidade, contexto, etc.).

O que é discurso no texto narrativo?

Tipos de discurso narrativo

O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. A depender do uso do discurso, a narrativa pode ser mais dinâmica ou mais estática, mais natural ou mais forçada, mais interessante ou mais desinteressante e mais objetiva ou mais subjetiva.

Qual a importância do discurso para o texto?

A Análise do Discurso nos fornece métodos teóricos eficientes para a análise de todo tipo de discurso, como também nos auxilia a ultrapassar a superficialidade da primeira leitura de um texto.

O que é texto? O que é discurso?

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo de discurso?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.

O que é um discurso indireto?

Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos. Vamos transpor o exemplo acima para o discurso indireto: Antônio disse a eles que estavam julgando a moça sem saber da história toda.

O que é texto indireto?

No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.

Qual o objetivo do discurso?

O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado específico nem poderá existir sem esses enunciados.

Para que serve o discurso?

Trata-se do ato verbal e oral de se dirigir a um público, com o objetivo de comunicar ou expor algo, mas também de persuadir. Para a linguística e as ciências sociais, o discurso é uma forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Quais as características do texto discursivo?

Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.

Quais são os três tipos de discurso narrativo?

Tipos de Discurso Narrativo
  • Discurso Direto - no discurso direto, a própria personagem fala.
  • Discurso Indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. ...
  • Discurso Indireto Livre - no discurso indireto livre há intervenções do narrador e das falas dos personagens.

O que é discurso do personagem?

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.

Qual a diferença entre discurso e narrativa?

Narrativa é uma análise maior sobre determinado problema, que aponta diagnóstico e tratamento. É construída em textos maiores, com argumentações, citações, referências históricas. Discurso é a apresentação curta dessa narrativa em determinado momento.

Como diferenciar um texto?

Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.

Quais são os elementos de um discurso?

São esses elementos que fazem do discurso um objeto de análise e estudo, ou seja, são os elementos constitutivos do discurso, como a ideologia, os efeitos de sentido, a memória discursiva, as condições de produção, o sujeito etc.

Como fazer um texto discurso?

4 passos para escrever um discurso profissional – Por Mario Porto
  1. Passo 1. O Planejamento.
  2. Passo 2. A Introdução.
  3. Apresentação pessoal.
  4. Apresentação do Tema.
  5. Passo 3. O Corpo do texto.
  6. Determine a quantidade de tópicos.
  7. Estruturação de um PROBLEMA ou Apontamento.
  8. Apontamentos.

O que é discurso direto e indireto e exemplos?

Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.

O que é discurso direto indireto ou indireto livre?

Discurso indireto livre

É a junção do discurso direto e do discurso indireto, ou seja, há uma proximidade entre o narrador e o personagem sem que haja uma separação das falas de ambos.

O que é o objetivo de um texto?

Diferenças entre texto objetivo e subjetivo

Seu objetivo é descrevê-lo, explicá-lo ou comentá-lo de forma que qualquer leitor, por mais diferente que seja, possa tomar o referido texto como verdadeiro, ou pelo menos como uma descrição fiel.

O que é discurso para a filosofia?

DISCURSO. Na Filosofia clássica : "operaçäo intelectual que se efectua por uma sequência de operaçöes elementares e sucessivas". Um conhecimento discursivo opöe-se a um conhecimento intuitivo ou imediato. Pode-se assim assemelhar discursivo a racional, e discurso a razäo.

O que é discurso exemplos?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

O que é discurso indireto livre exemplo?

No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho. Apenas tinha vontade de se deitar no sofá. Eu vou para a faculdade depois do almoço.

O que significa fazer um discurso?

substantivo masculino Exposição de ideias, proferida em público, feita de improviso ou antecipadamente escrita com esse propósito; oração, fala.

Como identificar a fala de um personagem no texto?

O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos.

Artigo anterior
O que é ramal predial de água?
Artigo seguinte
Qual a frase mais famosa de Maquiavel?