O que são substratos e quais os tipos de substrato que existem?

Perguntado por: Igor Nunes de Morais  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

Quando falamos de jardinagem, é impossível deixar de pensar no substrato. ... Os substratos podem ser divididos em dois grupos: substrato inerte e substrato orgânico. Substrato orgânico é o substrato rico em macronutrientes e pode ser composto de vários materiais orgânicos e adubo.

Quais são os tipos de substratos?

Tipos de substrato
  1. Terra vegetal. Esse é um dos tipos de substratos orgânicos que se adapta à maioria das plantas. ...
  2. Areia. Pode parecer estranho pensar na areia como um tipo de substrato, não é mesmo? ...
  3. Casca de pinus. ...
  4. Fibra de coco. ...
  5. Turfa. ...
  6. Argila expandida. ...
  7. Substratos prontos.

O que é substrato e para que serve?

O substrato serve como suporte onde as plantas fixarão suas raízes; o mesmo retém o líquido que disponibilizará os nutrientes às plantas.

Qual o substrato?

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual a planta cresce, que não mata ninguém.

Qual a diferença entre terra e substrato?

A terra vegetal é basicamente a primeira camada do solo misturada com restos de matéria orgânica, como folhas, caules e cascas. Já o substrato confere sustentação à planta, retém água e ajuda na síntese de nutrientes.

A melhor TERRA pra sua PLANTA

30 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre substrato e terra preta?

A terra comum de jardim é aquela que você tira do seu terreno cada vez que vai abrir um buraco. Já a terra vegetal, ou terra preta, é uma terra rica em matéria orgânica, vendida em sacos. A areia de construção é mesmo a mais indicada quando há necessidade de que o substrato seja mais solto e aerado para drenar a água.

Qual a diferença de substrato e terra adubada?

Para começar, vamos esclarecer qual a função de cada um. O substrato - ou, se preferir, a terra preparada - serve de suporte para fixar as plantas e suas raízes. Enquanto que o adubo fornece os nutrientes necessários para manter as plantas e flores saudáveis.

Como fazer o próprio substrato?

Para isso, siga a seguinte receita:
  1. No fundo do vaso, crie um sistema de drenagem. ...
  2. Após a argila, coloque uma rede especial para plantas. ...
  3. Depois, vem o substrato: mistura de terra e outros elementos perfeita para o plantio!
  4. Abaixo, separamos receitas de substrato para algumas das plantas mais populares.

Como escolher o substrato ideal?

Além das necessidades específicas de cada espécie, na hora de escolher um substrato é necessário levar em consideração a disponibilidade de aquisição na região, facilidade no transporte, baixo custo, ausência de patógenos, riqueza de nutrientes e condições adequadas ao crescimento da planta.

O que contém no substrato?

Composição dos substratos
  • Turfa. ...
  • Cascas de árvores. ...
  • Serradura. ...
  • Fibra de coco. ...
  • Casca de arroz. ...
  • Vermiculite. ...
  • Perlite. ...
  • Pedra-pomes e lã de vidro.

Quando usar substrato?

Nos vasos que levamos para casa, o substrato faz o papel do solo na natureza, fixando as raízes da planta. No entanto, seu uso deve ser apenas temporário, sendo recomendado fazer sua substituição, geralmente por terra vegetal.

Quais são os melhores substratos para horta?

O substrato ideal tem algumas característica importantes:
  • Baixa densidade (ser leve)
  • Boa aeração.
  • Elevada capacidade de retenção de água.
  • Boa drenagem.
  • Isenção de fitopatógenos.
  • PH neutro (nem alcalino e nem ácido)
  • Uniformidade.
  • Passível de armazenamento.

O que é substrato inorgânico?

O substrato inorgânico contém níveis mínimos (ou nenhum) de nutrientes. Auxiliam no aumento da drenagem do solo. São exemplos a perlite, vermiculite e argila expandida.

Qual é a característica que um bom substrato deverá ter?

O Substrato deve estar higienizado e limpo de forma a não inocular pragas e doenças às plantas. O substrato deve ser suficientemente poroso para facilitar a drenagem do excesso de água evitando o encharcamento, facilitando a respiração do sistema radicular.

Qual a diferença entre substrato é composto orgânico?

Como já mencionei anteriormente, o substrato pode ser misturado e conter nutrientes. ... A maioria dos vasos de plantas comercializados são desenvolvidos em substratos. Já o composto orgânico é originado a partir da decomposição natural de fontes de matéria orgânica.

Como fazer substrato Embrapa?

A proporção dos ingredientes segue as seguintes medidas: 84-85% de húmus de minhoca, obtido da vermicompostagem do esterco de curral, 15% de fino de carvão e 1-2% de torta-de-manona.

Como fazer um bom substrato para mudas?

Caso queira fazer alguma modificação, poderá usar esterco curtido, não excedendo 50%, ou cama de aviário 30% e de peru 15%. Pode também adicionar à mistura casca de arroz carbonizada (50% do total). Não é recomendado o uso de areia ou terra, pois pode alterar as qualidades físicas, químicas e biológicas do substrato.

O que é uma terra adubada?

A terra aduba se faz essencial para o plantio e manutenção de plantas ornamentais, frutíferas, hortaliças e gramados. Em sua composição ela possui terra vegetal adicionada ao esterco, além disso, é esterilizada atóxica e sem cheiro.

Para que serve terra vegetal adubada?

Terra Vegetal Adubada - Bioplanthion

A terra vegetal é um composto especial e extremamente fértil, rico em matéria orgânica e macro nutrientes. É pronta e ideal para uso em vasos, floreiras, hortas e gramados. Utilizando a terra vegetal a chance de germinação das suas plantas é muito maior!

O que significa a palavra adubada?

Significado de Adubado

[Por Extensão] Que foi enfeitado; adornado. [Antigo] Marinha. Diz-se da embarcação que se conseguiu arrumar; adobado. Etimologia (origem da palavra adubado).

Qual a diferença da terra vegetal para terra preta?

Terra vegetal: é o material resultante da decomposição vegetal de galhos, folhas, frutos, sementes e caules. Em uma floresta, quando tira-se a serrapilheira o que resta abaixo é a camada de terra vegetal. Esta terra é geralmente chamada de terra preta também.

Artigo anterior
Quem tem arritmia tosse?
Artigo seguinte
Qual a importância da fundição de metais?